terça-feira, 9 de setembro de 2008

Pão de espinafre e queijo feta

Por Luciana Betenson

Meus queridos cunhados Caroline e Cláudio me emprestaram um livro de pães (The Bread Book da Sara Lewis) que é de dar água na boca. Tem cada receita... e todas acompanhadas da explicação de como fazer o pão à mão ou usando a máquina de pão. Peguei do livro esta receita de pão de espinafre e queijo feta, dois ingredientes que adoro. O queijo feta estava na geladeira há duas semanas pronto para ir para uma salada grega e no fim virou pão. Não me arrependi, ficou muito gostoso. A receita original era Feta and Spinach Twist, mas resolvemos fazer pãezinhos individuais recheados ao invés do “torcido” (tipo 'rocambole') da receita original. Dá para fazer como quiser: 'rocambole', filão grande recheado, o recheio misturado à massa... tudo fica bom.

Não preciso nem dizer que já encomendei um livro destes para mim...

Pão de espinafre e queijo feta

275 ml de água fria – 2 col (sopa) de azeite – 475 g de farinha de trigo – 2 col (chá) de açúcar – 1 ½ col (chá) de sal – 1 ½ col (chá) de fermento biológico – 1 maço de espinafre – 200 g de queijo feta – sal, pimenta e noz moscada

Colocar na máquina de pão no ciclo “massa” os seguintes ingredientes, nesta ordem: água, azeite, farinha de trigo, açúcar, sal e fermento biológico. Deixar a máquina trabalhar a massa. Retirar a massa da máquina e abri-la em uma superfície enfarinhada. Para fazer o recheio: juntar o espinafre cozido e batidinho, o queijo feta em cubinhos, uma pitada de sal, outra de pimenta do reino e outra de noz moscada. Ao invés de fazer o “twist”, filão com o recheio enrolado tipo rocambole, abri a massa em pequenos círculos, coloquei o recheio e fechei-os. Passqi as bolas de massa na farinha e coloquei-as em forminhas de suflê. Deixei crescer por meia hora e assei em forno médio por 20 minutos.

Experimentem! O queijo feta com o espinafre combina muito bem.

4 comentários:

Renata Barreto disse...

Um luxo esse pão!
bjs

Unknown disse...

Nossa, arrasou!
Pena que em casa não vai agradar marido...
Gregos e Troianos.
kkk
Bjs

Luciana B. disse...

Nana, é assim mesmo...! O Meu não come nada doce + salgado (agridoce)... nem temperos orientais, tipo curry, etc. E eu adoro. Fazer o que não?

ameixa seca disse...

Ai minha mãe... eu sou uma adoradora de feta, este pão deve ser o máximo!