sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Apresentando nosso novo colaborador: o Sommelier Chico Olivi

Um convidado especial chega ao Rosmarino e Prezzemolo neste final de ano. Chico Olivi, que terá uma coluna mensal no blog, vem acrescentar à nossa gastronomia seus conhecimentos de enologia, harmonização e outros temas relacionados ao vinho, bebida que é a parceira insuperável da boa comida.

 Chico Olivi é formado em Administração de Empresas, com ênfase em Hotelaria, pela FAAP/SP. É membro da Associação Brasileira de Sommeliers-SP desde 1999. Trabalhou no Empório Santa Maria/Expand Group e no Restaurante La Tambouille/Giancarlo Bolla, entre outros locais, na cidade de São Paulo. Entre 2008 e 2009, passou um ano e meio na Itália envolvido com os vinhos e a culinária do país de origem de sua família, onde aprimorou seus estudos na Apicius - Internacional Culinary and Culture School. Em Firenze, no coração da Toscana, especializou-se em enologia e vinhos italianos.

Na Itália, teve a oportunidade de visitar e trabalhar em vinícolas em todo o pais, tendo contato com a escolha do solo e microclima, cultivo, poda, colheita, formas de vinificação, engarrafamento do vinho até o consumidor final, envolvendo os custos de toda a produção, valores das garrafas, rotulagem, rolhas, cápsulas e a forma de marketing mais apropriada para a introdução do produto no mercado e a sua importação. Ainda na Itália trabalhou como Sommelier no Ganzo, um restaurante piloto da universidade, e em uma das mais importantes enotecas do centro de Firenze, Enoteca Alessi.


De volta ao Brasil, em São Paulo, Chico Olivi trabalha com Enogastronomia, através de apresentações e eventos de harmonização, aulas sobre vinhos e degustações.


10 comentários:

Rachel disse...

Olá, vim conhecer sua casa, e gostei demais de tudo que tem por aqui. Que chique um sommelier de colaborador...muito bom!
Se desejares venha me conhecer também, ficarei muito feliz!
Bjuss!!!

http://nabiroskinha.blogspot.com/

Gina disse...

Seja bem-vindo, Chico!
Será de grande valia ter um sommelier apresentando suas sugestões de harmonização.

Meninas, não entendo nada de enologia e minhas harmonizações, como vocês sabem, se limitam a combinar pratos com flores...rsrs!
Bjs.

Figos & Funghis disse...

Lú, adorei a novidade! Amo vinhos e será muito bom poder ler a respeito no seu blog.
Bjos

Tati - Panelaterapia disse...

Muito bom!
Eu sempre recorro ao Sr. Google para me ajudar na harmonização! As dicas serão bem vindas!

Mari disse...

Puxa, que legal, Lu!! Seja bem vindo, Chico!! Com certeza, aproveitaremos muito as suas preciosas dicas.
Bjss,

Mari

ameixa seca disse...

O italiano tem boa pinta :) Só faltou um sorrisinho he he
Seja bem vindo :)

Carolina Andrade disse...

Oi Lu. Que chic que tá por aqui heim amiga, a sua altura!! Te desejo também tudo de bom, um natal abençoado e um ano novo cheio de alegria. Beijão da Carol Cerejinha

carmencita disse...

Seja bem vindo Chico.Muito prazer.
Eu vou adorar as dicas como toda enófila, sou ávida por informações a respeito dúm bom vinho, o que acompanha melhor um prato de peixe, carnes, aves, enfim... vai ser ótimo todas as dicas que ele nos der.
E além de charmoso, esse Sommelier tem um curriculum de tirar o fôlego.
Adorei a idéia.Bjss

Chico disse...

Muito obrigado a todos pela atenção e, em especial, para a Luciana B., que me deu o apoio e a oportunidade de participar do Blog, blog este que fala de assuntos muito ligados ao meu trabalho que me dá muito prazer.
Aí esta uma chance de eu conversar diretamente com as pessoas, dar sugestões e receber comentários.

Agora respondendo à Gina... Harmonização, pratos com flores ??? Aí esta uma coisa interessante !!!
Mande sugestões, que eu tento encontrar o vinho compatível... Ok !

Me coloco a disposição para responder quaisquer dúvidas que tenham a respeito de vinhos e comida !

Conto com a colaboração de todos !
Grato !

ChicOlivi...

Maria Pia disse...

Chico é um grande Sommelier e um grande amigo
boa sorte
bjs Maria Pia