quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Tagliatelle al pesto deconstrutto ou… minha primeira pasta fresca!


Por Luciana Betenson

O blog Quattro Ragazze nella Cucina Italiana, do qual também faço parte, lançou novo desafio: La Pasta. Eis a minha participação!!


Tagliatelle al pesto deconstrutto ou… minha primeira pasta fresca!




Depois de ler tanta coisa legal no blog Quattro Ragazze sobre a pasta fresca, me animei em fazê-la!

Primeiro, a idéia. Como fazer algo gostoso e criativo? Como eu adoro pesto, resolvi fazer algo nesta linha. Mas quis inovar: porque não um pesto “desconstruído”? Isto é, com todos os ingredientes do pesto, mas sem misturá-los em uma pasta. Legal! Depois “viajei” mais um pouco: porque não colocar NA MASSA os ingredientes do pesto??

A idéia parece ótima, mas para quem nunca fez pasta fresca a mão, incluir outras coisas na massa dá mais trabalho... no fim, coloquei alguns pinolis triturados e algumas folhas de manjericão misturados à massa e ficou bonito e gostoso, apesar de complicar um pouco o processo de abrir a massa com o rolo.

Pois é. Abrir a massa. Acreditem se quiser, fui no You Tube e baixei diversos vídeos do tipo “pasta fatto a mano”, “mia mamma fa la pasta” e outros semelhantes!! Parece tããão fácil... hahahahahahahahaaa! Mas vai fazer para você ver!!

Comecei como manda o figurino: coloquei lá o “vulcãozinho” de farinha e abri os ovos no meio. Mas os ovos “fugiram” da cova de farinha e quase fiz um desastre no chão da cozinha... A tão proporção não funcionou: pus 2 ovos para 250 g de farinha e foi pouco. Coloquei uma colher de azeite. Não ficou bom ainda... Mais um ovo... virou uma meleca!! Mais 50 gramas de farinha... aí deu o ponto! No fim foram 3 ovos e 1 col (sobremesa) de azeite para 300 gramas de farinha. Meu Deus, que massa DURA para amassar!! Tô mais acostumada com as massas de pão, tão levinhas... Deixei descansar por 40 minutos. Depois misturei 2 col (sopa) de pinolis triturados e 2 col (sopa) de folhas de manjericão.

Abri a massa com o rolo, jogando farinha, depois fiz como nos vídeos: enrolei a massa em rocambole e cortei fatias, como a gente faz para fatiar couve, sabe? Deu certo, apesar das fatias ficarem com a espessura maio grossa – acho que mais finas só com a prática ou com a máquina de macarrão mesmo.

Cozinhou muito rápido. Depois fiz o molho: ½ xícara (chá) de azeite, 2 dentes de alho fatiados bem fino, o restante dos pinolis (comprei 50 gramas). Mexer um pouco, desligar e jogar sobre o macarrão. Mexer e por fim colocar folhas de manjericão e lascas de queijo grana padano.

Ficou DIVINO!! Eu matei uma “pratada” dele às 5 horas da tarde... que vergonha... Depois fui caminhar para tirar o peso (da consciência, claro).

Olhem só que lindão ficou...

2 comentários:

dri haddad disse...

luuuuuuuuuuuuuuu
"sono senza parole""
vc é DEMAISSSSSSSSSSSSS!!!!
PARABÉNS!está lindaaaaaaaaa e tenho certeza absoluta que está maravilhosa!!!!
to emocionada gata!!!
linda linda linda
um beijão

Leo Paixão disse...

A máquina ajuda a abrir a massa e ficar bem fininha. E nada como massa feita em casa, né? Ela é meio carinha, mas vale a pena comprar uma. Pura diversão.
www.fuckinggourmet.blogspot.com/