sábado, 13 de setembro de 2008

Bolinho para aproveitar restos

Por Luciana Betenson

Abro a geladeira e lá estão eles... fechei os olhos e torci para que sumissem milagrosamente, mas nada. Continuam lá me dando calafrios... são os zilhões de ‘tapoés’ e outros modelitos dos famigerados potinhos de plástico, vidro, etc. Dá até medo de saber o que tem dentro deles... Quem não gosta de jogar comida fora e tem a casa cheia sempre, filhos, funcionária que mora em casa, amigos, cachorro, gato e papagaio sabe bem do que eu estou falando! Mas sexta-feira é dia de faxina na geladeira. No final de semana vamos viajar, ou comer fora ou então fazer churrasco ou outra comidinha especial. E na segunda-feira é dia de quitanda e supermercado. Ou seja, a sexta-feira exige medidas drásticas.

Este é um bolinho ótimo para aproveitar restos. O bolinho fez sucesso com as crianças no almoço. No nosso caso, usamos sobras de arroz pronto e de cenoura refogada que estavam na geladeira. Parece esquisito, mas o bolinho ficou macio, cheiroso e delicioso. Agradou em cheio.



Bolinho para aproveitar restos



1 ovo - 200 g de farinha de trigo - 1 col (chá) de sal - 1 col (chá) de açúcar - 1 col (chá) de fermento químico em pó - leite - 1 xíc (chá) de cenoura refogada que sobrou - 1 ½ xíc (chá) de arroz que sobrou - 1 col (sopa) de cebola ralada - 1 col (café) de orégano - 1 col (café) de sal

Fazer a massa da seguinte forma: colocar em uma vasilha o ovo, a farinha de trigo, o sal, o açúcar e o fermento. Acrescentar leite aos poucos até ficar com consistência de massa de pão. Fazer o recheio: juntar os restos do que tiver em casa. Nós usamos arroz e cenoura refogada que tinham sido servidos no almoço do dia anterior. Acrescentar cebola ralada, sal e orégano. Misturar bem todos os ingredientes do recheio. Fazer círculos com a massa e colocar nela o recheio, fechar bem e colocar as bolinhas em uma assadeira. Levar para assar por 15 minutos em forno pré-aquecido.

5 comentários:

monica disse...

Luciana, esses bolinhos ficaram lindos! Deve ser muito bom, ter uma ajuda preciosa como a da Rose.
Beijinhos

Luciana B. - Ribeirão Preto disse...

Mónica, é verdade! O duro é ter que dizer para ela não fazer nada gostoso nos dias de dieta...rsrsrs!
Um beijo

claudia disse...

Que ideia fantástica!

Luciana B. - Ribeirão Preto disse...

Claudia, faça com o que tiver de "restos", fica delícia... ;)

Anakoelho disse...

Oi Luciana!
Passei p/ conhecer e amei.
Ótimas receitas,voltarei!
Abraço

Ana.