terça-feira, 30 de setembro de 2008

Salada de broto de feijão com cogumelos e tomates


Por Adriana Haddad

Essa semana na aula fizemos um menu muuuuuuuuito light!!!

Eu estava decididíssima a fazer a lasanha de repolho, que por sinal é um escândalo de boa embora pouquíssimo calórica. E para a sobremesa eu tinha uma “na manga”, que é deliciosa, e achei que combinaria bem com a lasanha: banana ao forno com gengibre. Fiquei um pouco em dúvida quanto ao que faria para acompanhar... e a Ana Maria, minha consultora de assuntos urgentes, me aconselhou a fazer uma saladinha... e saiu essa... retirada do restaurante Celeiro, linda e muito boa!

Salada de broto de feijão com cogumelos e tomates

Molho
3 col de sopa de óleo de girassol - 1 col de sopa de óleo de gergelim tostado - 1 col de vinagre de vinho branco - 2 col de suco de limão - 1 col de molho de soja - ½ col de mostarda (preparada) - ½ col de chá de páprica - ½ col de sal

Salada
1 xíc de tomates, sem sementes, cortado em cubos (ou tomates-cereja cortados ao meio) - ¼ de xíc de pimentão verde picado - 250g de broto de feijão ou de alfafa - 100g de cogumelo de paris fresco (ou shimeji) fatiado

Em uma bacia grande, junte os ingredientes do molho. Misture bem com o batedor manual. Junte o tomate, o pimentão e o broto de feijão e misture ao molho (os brotos ficarão embaraçados então mexa bem com um garfo grande). Na hora de servir junte os cogumelos com cuidado para não quebrá-los e sirva imediatamente.

Uma dica para os que não estão acostumados com os cogumelos de paris frescos! Assim que eu me mudei para a Itália eu os desconhecia completamente. Quando comecei a freqüentar a casa de meu amigo Alessandro, me ofereci à mamma Jolanda para ajudar a limpar os cogumelos. Ela aceitou e já simpatizou comigo logo de cara (esse trunfo eu levo sempre com as "mamma" que amam cozinhar!) Mas me dei mal dessa vez pois enfiei um logo de cara embaixo da água corrente e ela quase desmaiou de desilusão, pois teve que jogar fora o pobre coitado! Na verdade não se lava NUNCA um cogumelo de paris fresco (sujo de terra)... e sim se descasca... basta levantar a pelinha dele que ela se solta facilmente e ele estará pronto para o consumo! Se lavarmos, ao contrário, eles absorverão a sujeira pois são porosos... vivendo e aprendendo, se existe uma outra versão para a limpeza dos cogumelos me perdoem por favor mas desde esse dia NUNCA mais fiz de outra maneira! :)

4 comentários:

ameixa seca disse...

Muito boa a salada e a dica ainda é melhor. Já tinha lido que deve limpar-se com papel toalha mas o que é certo é que não limpa nada... melhor tirar a pelinha mesmo :)

Renata Barreto disse...

Meninas,

Pensando em todas as amigas que assim como nós fatalmente ganharam alguns kilinhos extras depois de casar e/ou depois de ter um blog culinário criamos o Rita Palita (http://ritapalita.blogspot.com), um blog de desafios dedicado a receitas saborosas porém SEMPRE leves.

Convidamos vocês a participar do nosso primeiro desafio!

As esperamos por lá.

Bjkas

Glau, Renata e Rita Palita

Renata Barreto disse...

Adri, a saladinha está um escândalo e a dica do cogumelo é preciosa, acho q já comi muita terra em cogulemo então... rs

bjs

Marcio Chris disse...

Tá, mas tenho uma caixa de cogumelos paris, comecei a descascar "tirando a pelinha" e se eu for mesmo continuar com isso, vou ficar aqui até amanhã cedo nesse processo! Que coisa mais complicada!