sexta-feira, 17 de julho de 2009

Creamy ziti... mas o que é isto mesmo?

Por Luciana Betenson

Esta história de Creamy Ziti começou quando a Stephanie me mandou um filme do You Tube no qual uma americana preparava uma receita com este nome.

Confesso minha ignorância: NUNCA tinha ouvido falar nestes tais de ziti... :) Fui pesquisar e descobri o seguinte: ziti são uma massa de grano duro de forma alongada, tubular e oca, com a superfície lisa, só que com diâmetro mais estreito do que os rigatoni. A massa ganhou popularidade nos Estados Unidos por conta do seriado Os Sopranos.

Assistindo ao filme, vi que a receita dos ziti era uma espécie de mac 'n' cheese (vamos lá, para quem não sabe: macaroni and cheese é um prato popular nos Estados Unidos, feito com macarrão cozido misturado a um molho de queijo, depois levado ao forno para gratinar). Deu água na boca, porque um bom mac 'n' cheese caseiro é uma delícia, verdadeira "comida de alma". O único inconveniente deste prato é que é super calórico...

Enfim, a receita do filminho era legal justamente por ser uma versão menos gorda do original. Na falta dos ziti, preparei a receita com penne, que também é uma massa alongada, tubular e oca. Ficou bem gostoso e as crianças (todas nós!!) amaram :) E não tem segredo, é simplérrimo de fazer.

Creamy Ziti da Stephanie à minha moda



300 g de penne
600 g de molho de tomate
300 g de ricota amassada com garfo
2 xíc (chá) de mussarela light ralada

Cozinhe o macarrão por alguns minutos a menos do que mandam as instruções do pacote. Eu deixei 9 minutos ao invés de 11, como mandava o meu. Passe na água fria e reserve. Misture o molho de tomate, a ricota e metade da mussarela. Junte o macarrão a esta mistura, coloque em uma forma refratária, coloque por cima o restante da mussarela e cubra a forma com alumínio. Eu fiz em uma forma com tampa, o que facilitou. Leve ao forno pré-aquecido a 180 º por meia hora.

11 comentários:

® disse...

Luh minha querida...
Se vc não sabia o que era ziti...imagine euzinha...rs
Ainda bem que existem cumadis que nem vc pra nos 'insiná né mess'?!! :D
Amei a receita!!
Um bejim, tá?!
Vinni

amehliadigital.blogspot.com

dri haddad disse...

ameiiiiiiiiiiiii lu!!!!adorei!
to na maior dieta da minha vida...mas vou fazer em agosto,quando estarei livre!
bjs

Eduardo Luz disse...

Eu, que me considero um massista juramentado, também não tinha ouvido falar do tal ziti que aparenta ser um tipo de parafuso!
Portanto, além da receita simples, calórica ( não tem importância !! rs) e com cara de saborosa, só a informação já valeu a pena.
E quer saber de uma coisa? Quando fizermos o IB, vocês terão que me deixar postar uma receita aqui no Rosmarino. Afinal de contas, também sou um leitor !! rs

Abs.

Mari disse...

Lu, minha flor

Eu também nao sabia o q era creamy ziti... e fiquei sabendo graças a você!! Que show... =D
Vou fazer em casa pro Má e pros pimpolhos... mesmo o q tá na barriga, tá comendo bem, né? hahaha
Bjãoo,

Mari

Anônimo disse...

Lu,
descobri num post da Cinara (Cinara´s Place) e adorei a cara da massa! Eu amo macarrão e sempre procuro novas receitas. Adorei essa sua sugestão!
Um beijo grande e ótimo final de semana!

ameixa seca disse...

Adoroooo, massa e queijo com molho de tomate só pode ser bom :)

Gina disse...

Não precisa muita coisa para uma massa ficar gostosa. E se o molho for caseiro então!
Bjs.

Edilia disse...

Lido prato de Creamyziti .gostei do nome.
Edilia

Luciana e Armando disse...

Oi Lu,
sou nova por estas paragens mas já gostei do que vi por aqui! Pelo menos o teste da "água na boca" funciona bem ao ler as receitas!
Enquanto neta de italianos tenho um pouco mais de acesso aos nomes dos formatos de macarrão! As minhas tias chegam a insistir muito em usar o molho adequado para cada formato!! Os ziti (se eu me lembro bem) são um rigatonni mais estreitinhos, e podem ter as ranhuras também - aí se chamam ziti "rigati" ou listrados. Várias outras massas podem ser rigate ou não, como penne.
Obrigada pela receita!

leonor de sousa bastos disse...

Hoje só aprendi por aqui!!... Não fazia a menor ideia do que era isso do Ziti mas agora já ninguém me apanha na ignorância...eheeheh!

Adoro massas e gratinadas ficam uma maravilha!! Faço muitas vezes uma massa parecida com essa e por isso sei bem como desaparece num instante!!:)

Beijo!

dannah5 disse...

tbm nao sabia, mas esse macarrao esta tudo de bom! :D

Adorei a receita, bem light!

beijocas