sexta-feira, 1 de maio de 2009

A 'mjadra que virou prato principal

Por Adriana Haddad



No sábado passado fomos jantar na Tetê e eu preparei uma iguaria árabe muito boa, mas não é isso que vou postar hoje, esta vai ficar mais para frente... Aguardem :)

De qualquer maneira, éramos 10 e achei que minha iguaria árabe seria pouca comida e resolvi complementar o jantar com um arroz com lentilhas (‘mjadra), uma guarnição básica da culinária árabe.

A ‘mjadra, ou mujaddara, é um prato originado no Oriente Médio e muito consumido por sírios, libaneses e judeus de origem árabe. Assim como acontece com a nossa feijoada, acredita-se que antigamente a ‘mjadra era um prato consumido pelos pobres – hoje, porém, é considerado um prato balanceado, com alto teor de proteínas e ótimo coadjuvante em uma dieta saudável.

Para meu espanto e alegria, esta ‘mjadra foi degustada mais como prato principal do que como acompanhamento! Embora simples, é um prato super nutritivo e delicioso. Provem!

‘Mjadra (arroz com lentilhas)

1 xícara (chá) de arroz branco
1 xícara (chá) de lentilhas
2 cebolas
½ xícara (chá) de azeite
½ xícara (chá) de óleo de milho ou de girassol
2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 2 litros de água (ou só a água se não quiser usar o caldo)
sal (se não usar o caldo)

Lavar as lentilhas e levar ao fogo em uma panela coberta com água (ou com o caldo de carne dissolvido em 1 litro de água) e deixá-las cozinhar até ficarem “al dente”, mais ou menos 15-20 minutos. Enquanto as lentilhas cozinham, cortar as cebolas no sentido longitudinal, bem fininhas, e levá-las ao fogo em uma frigideira com o óleo e o azeite até dourarem, tomando muito cuidado para que não queimem, a fogo baixíssimo e mexendo sempre. Quando elas estiverem douradas, jogar ¼ das cebolas com o óleo sobre as lentilhas e acrescentar o arroz, misturar bem, colocar o restante da água (ou do caldo) e levar ao fogo baixo por mais 15 minutos ou até que o arroz esteja cozido. Colocar em uma travessa e enfeitar com as cebolas restantes.

13 comentários:

ameixa seca disse...

Essa receita dá para servir 10 pessoas? Queria experimentar fazer com arroz integral mas só para mim :) Será que dá?

Gina disse...

Fiz uma vez arroz com lentilhas e o resultado não me agradou. Mas vou tentar novamente com a sua receita.
Bjs.

dri haddad disse...

essa receita não dá p/ servir 10 pessoas,se voce quiser fazer só para voce,use 1/2 xicara de arroz e 1/2 xicara de lentilhas,mas se for fazer com arroz integral,é melhor fazer separado ,primeiro o arroz e depois a lentilha e quando tanto o arroz como a lentilha estiverem "al dente" voce mistura os dois,o efeito é o mesmo,eu sempre faço!!!um beijo querida!

dri haddad disse...

oi gina!essa receita é simples e muito saborosa!tente!
um beijão
dri

Odete disse...

Eh uma delicia mesmo. Aqui em casa eh prato obrigatorio, quase toda semana faco e vario so os acompanhamentos.

Bjs e bfds

leonor disse...

Olá!!!

Realmente, arroz com lentilhas é uma combinação maravilhosa já que é uma conjugação que nos porporciona proteínas (um prato fantástico para vegetarianos!!)
Fiquei curiosa com este prato árabe...deve ser muitoo bom!:)

Edilia disse...

Quando era estudante morava em Pontal
ia para sertãozinho na casa de uma prima que fazia a mjadra tão bem que eu comia como se fosse a comida dos deuses. Lembro com saudades.
Edilia

BETO disse...

Luciana e Dri, eu adoro esse prato. Com certeza eu seria mais um a atacar a guarnição e deixar o prato principal de lado. bjs.

Anônimo disse...

Nunca experimentei arroz com lentilhas, mas estou aberta a novos sabores...vamos ver se gosto.

Susi disse...

Passei aqui pra procurar alguma receita pq tava sem saber o que fazer pro almoço hj,dei de cara com o arroz/lentilha. Ja coloquei ate o avental,volto pra dizer como ficou
bj

Anônimo disse...

uma delicia, acabei de fazer e de comer tbem, meu marido qdo viu o prato meio que torceu o nariz dizendo: arroz com lentilha nunca comi!! depois da segunda garfada foi logo dizendo hummm que bom, que tempero è esse que vc colocou?
Adoramos!!

Susi

dri haddad disse...

nossaaaaaaa meninas!!!
não imaginei que fosse fazer tanto sucesso no dia desse jantar e nem aqui no BLOG!!!mas realmente é delicioso!!!
obrigada pelos comentarios
um grande beijo a todos
dri

flavia pantoja disse...

eu so vi essa receita hoje!! Eu amo arroz de lentilha!!! acho que em outra encarnaçao nasci com um pé no Oriente Medio !Comi Um maravilhoso em Londres da ultima varez, servido com iogurte (aqui nao temos muita opçao de restaurantes arabes)... É bom demais....eheheh
Vou experimentar logo !!
Bjs