sexta-feira, 8 de maio de 2009

Nhoque de mandioquinha: comida de alma...

Por Luciana Betenson

Hoje estou a fim de uma “comida de alma”...

Esta expressão, muito usada por aí, li pela primeira vez no livro da Nina Horta (Não é Sopa – Crônicas e Receitas de Comida), um dos primeiros da minha gastronoteca :)

Como diz a Nina, comida de alma é “aquela que consola, que escorre garganta abaixo quase sem precisar ser mastigada, na hora de dor, de depressão, de tristeza pequena. Não é, com certeza, um leitão pururuca, nem um menu nouvelle seguido à risca. Dá segurança, enche o estômago, conforta a alma, lembra a infância e o costume. É a canja de mãe judia, panacéia sagrada a resolver os problemas de náusea existencial. O macarrão cabelo-de-anjo cozido mole e passado na manteiga. O caldo de galinha gelatinoso, tomado às colheradas. São as sopas. O leite quente com canela, o arroz-doce, os ovos nevados, a banana cozida na casca, as gelatinas, o pudim de leite”.

Para mim, nhoque não é “pasta”, é “comida de alma”!!

Muita gente gostou do nhoque de ricota e espinafre. Este é outro que fica ótimo e é diferente: nhoque de mandioquinha (ou de batata baroa, se você for carioca).

Saímos um pouco da “alma” na hora de bolar o molho do nosso nhoque de hoje: manteiga, alho frito e folhas de manjericão gigante :) Espero que gostem :))

Nhoque de mandioquinha



8 mandioquinhas médias/grandes (deu 1,3 kg de mandioquinha já cozida e espremida)
1 ½ xíc (chá) de farinha de trigo
1 ovo
1 col (chá) de sal
1 pitada de noz moscada

Descascar as mandioquinhas e cozinhar em água com uma pitada de sal até que fiquem macias. Espremer a mandioquinha ainda quente numa tigela e esperar amornar um pouco para colocar a farinha de trigo, o ovo e o sal. Se quiser, acrescente uma pitada de noz moscada. Misturar bem até a massa começar a soltar das mãos e ficar homogênea. Enfarinhe uma superfície e vá fazendo tiras finas e cortando os nhoques. Cozinhe em água fervente. Quando as bolinhas subirem à superfície, estão prontas.

9 comentários:

Nana disse...

Ai querida, para mim tudo que se coloca na boca tem alma, só não vá ler no outro lado tá bom?!
Bjs

Gina disse...

Acho que é bem melhor o nhoque de mandioquinha e manjericão dá um tchan no sabor.
Bjs.

ameixa seca disse...

Ainda não provei nhoque mas tenho curiosidade :) Parece muito bom!

leonordesousabastos disse...

Só fiz uma vez gnochi cá em casa e em versão doce, mas esses seus de mandioquinha estão mesmo uma tentação!
:)

Valeria disse...

Sempre gostei muito de mandioquinha mas infelizmente por aqui não encontramos nem cheiro delas.Adorei a receita porque tb adoro nhoque!Com certeza uma comida de alma!!
Bjs
Valéria
Papos de Anjo

Luciana B. disse...

Meninas, obrigada!! Valéria, tenho uma amiga americana que faz este nhoque com batata doce, que é vendida nos Eua e no Japão, e dá certo :) Você pode tentar. Beijos!!

Laély disse...

Ai, quase chorei com a descrição de comida da alma! Sabe, quando você está meio deprimida e vai pra cozinha, fazer um tipo de comida assim? Quando fica boa, o humor até melhora! O contrário, também é verdadeiro: comida desandada, é mau humor na certa!
Amo mandioquinha!

dannah5 disse...

Nossa, como eu amo isso, aqui no rio eh batata baroa!! hehehe
Eu ja fiz um nhoque de assadeira misturando inglesa e baroa, ficou uma loucura, eh muito bom!!

Adorei, ainda bem q to comendo agora senao ia penar!Heheh

beijocas

Flavia Pantoja disse...

Não conhecia esse texto sobre "comida da alma" ! Obrigada pela dica!
Bjss