segunda-feira, 30 de junho de 2008

Desafio da Focaccia

Por Adriana Haddad

Aqui estamos nós, Rosmarino e Prezzemolo, participando do Desafio da Focaccia promovido pelo blog Sabor da Fer Ayer (http://sabor.sampasite.com/blog/Desafio-de-junho.htm). Para participar, escolhi esta focaccia integral, que além de gostosa é muito saudável. Esperamos que todos provem... e aprovem :)

Focaccia integral

Ingredientes para a massa
1 copo de água (240ml)
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
1 dente de alho amassado
2 colheres (sobremesa) de alecrim
1 copo (240 ml) de farinha branca
1 copo (240 ml) de farinha integral
1 copo (240 ml) de mix de grãos (ver receita e explicação do 'mix' na receita de Palitos com sal grosso )
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco

Ingredientes para a cobertura
1 ½ colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
1 colher de sal grosso

Modo de preparo
Preparei a massa na máquina de pão, colocando os ingredientes da massa na ordem escrita acima no ciclo “massa”. Depois de pronta (30 minutos na máquina), retirei a massa da máquina, untei uma forma anti-aderente com azeite e coloquei nela a massa. Cobri e deixei descansar por 20 minutos, senão ela cresce muito. Em seguida, com o cabo de uma colher de madeira, “afundei” a massa a cada 2 cm... depois pincelei o azeite e salpiquei com sal grosso. Assei por 20 minutos e cortei em pedaços :)

sábado, 28 de junho de 2008

Cooking for Dummies: teste 1 – O Mike fez o Bolinho de Chocolate de Microondas

Por Luciana Betenson

Sei que é covardia... mas implorei ao meu marido que testasse uma das receitas do Cooking for Dummies. Ele é totalmente ‘cru’ na cozinha, não faz nem ovo frito ou Miojo, não sabe nada mesmo, mas topou para me agradar :)

Ele não foi tão mal! Fora a sujeira (absurda) que fez na cozinha, com respingos para todos os lados, errou pouco. Me deu aflição ele não ‘raspar’ a lata de leite condensado... simplesmente jogou no liquidificador o que saiu da lata e pôs o resto na pia... eu fiquei só olhando aquele resto (um mooonte...) de leite condensado que sobrou no fundo da lata e que pedia um ‘pão-duro’ para tirá-lo, mas sabe como é... “O quê?? Pão-duro?? O que é isto???” :) O outro erro que ele fez foi encher demais as forminhas, até a boca, o que provocou um vazamento no microondas... Mas no fim deu certo. "Até que cozinhar é legal...” SOCOOOOOOORRO!! Quem vai fazer a faxina na cozinha depois?
Confiram as fotos.















sexta-feira, 27 de junho de 2008

Muffins de queijo e manjericão


Por Adriana Haddad

Fiz muffins de queijo e manjericão para servir de aperitivo no jantar da semana passada. Ficaram lindos e deliciosos!! A receita original pedia queijo provolone, mas como não tinha em casa improvisei com ricota e mussarela e coloquei sal - quem fizer a receita original não precisa pôr o sal pois o provolone já é salgado. Esta receita rende 10 forminhas de empadinha.

Muffins de queijo e manjericão

1 tomate - 1/2 xícara (chá) de provolone em cubinhos - 1 ramo de manjericão - 1/2 xícara (chá) de leite - 4 colheres (sopa) de manteiga - 2 ovos - 1/2 xícara (chá) de mix de grãos (ver receita e explicação do 'mix' na receita de Palitos com sal grosso ) - 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral - 2 colheres (chá) de fermento - 1 colher (sopa) de açúcar - manteiga - farinha de trigo para untar e polvilhar - parmesão a gosto

Corte o tomate ao meio, retire as sementes e corte-o em cubinhos. Pique as folhas de manjericão. Numa panelinha, junte o leite e o manjericão e leve ao fogo alto. Quando o leite ferver, desligue o fogo, acrescente imediatamente a manteiga e mexa bem até derreter. Coloque os ovos, misture bem e reserve. Numa tigela coloque as farinhas, o fermento e o açúcar e regue com a mistura de leite e manjericão. Com uma colher, mexa até a farinha absorver todo o líquido. Acrescente o queijo e o tomate em cubinhos. Encha cada forminha até a metade com a massa e salpique com o queijo parmesão. Leve ao forno por 25 minutos. Retire os muffins da assadeira e espere esfriar para desenformar.

terça-feira, 24 de junho de 2008

“COOKING FOR DUMMIES” ou “Receitas ridículas para cozinheiras ridículas”...

... ou ainda: "A Adriana vai me matar!!"

Por Luciana Betenson

Hoje o tema é: receitas para quem não leva O MENOR JEITO para a cozinha... Aquelas fáceis, que a gente aprende quando vai casar e quando somos elogiadas podemos dizer: “que bom que você gostou... deu um trabaaaaaalho!!” São aquelas receitas que não exigem que você esprema alho, pique cebola, limpe a carne, “refogue”, “doure”, etc., ou seja, para NOVATAS, mesmo!

Uma vez expliquei algumas destas receitas para a Adriana e ela quase me matou... Como chef de cozinha, a Adriana não curte muito um tablete de caldo de carne ou um creme de leite ou molho de tomate de lata... Mas eles podem ser muito úteis para dummies na cozinha. Ou seja, o grande segredo destas receitas chama-se: supermercado!! É onde elas estão!

Pedi a voluntários(as) dummies na cozinha que testassem algumas destas receitas. O resultado vem em breve!!

MOLHO DE TOMATE E MANJERICÃO DA LUCIANA
Comprar 1 vidro de “passata de tomate” (é um vidro grande, parece suco de tomate, mas é da mesma marca daqueles tomates pelados) Comprar também 1 vidrinho (normalmente é pequeno) de molho pesto pronto. Misturar os dois na panela e esquentar. Está pronto. Ninguém diz que é industrializado...

PEIXE AO MOÇO DA FEIRA DA MINHA SOGRA
Comprar 1 ½ kg daqueles filés ou postas de peixe que vêm prontinhos, limpinhos, sem pele e sem espinhas (pode ser abadejo, Saint Peter, etc.). Colocá-los em um refratário e salpicar por cima sal e pimenta do reino. Em seguida, bater no liquidificador 1 vidrinho pequeno de leite de coco, 1 pote de requeijão e 1 lata de molho de tomate pronto – tipo Pomarola mesmo!! Jogar por cima do peixe, cobrir o refratário com papel alumínio e levar ao forno médio pré-aquecido por 30 minutos. Tire do forno, tire o papel alumínio, jogue salsinha picada em cima do peixe (tem para vender salsinha já limpa e picada nos bons supermercados) e volte ao forno sem o papel alumínio por mais 15 minutos. Hummm!!

FRANGO NO FORNO DA MINHA MÃE
Comprar coxas ou sobrecoxas de frango – eu prefiro aquelas sobrecoxas já desossadas. Colocar em um refratário. À parte, misturar 2 copos de suco de laranja com 2 tabletes de caldo de galinha. Pode por um pouquinho no microondas em um potinho de vidro para ajudar a derreter o tablete. Misturar e jogar por cima do frango. Cobrir o refratário com papel alumínio e levar ao forno médio (pré-aquecido) por 45 minutos. Quando faltar em torno de 15 minutos, retirar o papel alumínio e voltar ao forno. Hummmmmmm!

FRALDINHA SUCULENTA DA MINHA MÃE
Colocar na panela de pressão 1 pacote de sopa "creme de cebola" (em pó!), uma garrafa pequena de cerveja preta, 1 xícara de chá de água e uma peça de fraldinha (a carne!!). Fechar a panela de pressão e pôr no fogo baixo, depois que começar a ‘chiar’ contar 20 minutos e desligar. ATENÇÃO: NÃO ABRIR A PANELA ATÉ SAIR TODA A PRESSÃO, ou seja, aquele vaporzinho que ‘chia’... Para sair o vapor, use uma luva térmica ou uma colher de pau para ‘levantar’ o pininho de cima da tampa, até parar de fazer barulho. Aí pode abrir a panela. Pode fatiar a carne e jogar o molho que ficou na panela por cima da carne.

MACARRÃO DA MÁRCIA O.
Colocarr dentro da panela de pressão 1 pacote de ½ kg de macarrão (de preferência penne), 3 latas de molho de tomate pronto, ½ lata de água (usar a lata de molho como medida), 2 latas de creme de leite e dois cubos de caldo de carne (amassar os cubos até virar uma ‘farofinha’). Misturar bem, fechar a panela de pressão e pôr no fogo baixo, depois que começar a ‘chiar’ contar 5 minutos e desligar. ATENÇÃO: NÃO ABRIR A PANELA ATÉ SAIR TODA A PRESSÃO, ou seja, aquele vaporzinho que ‘chia’... Para sair o vapor, use uma luva térmica ou uma colher de pau para ‘levantar’ o pininho de cima da tampa, até parar de fazer barulho. Aí pode abrir a panela.

ARROZ DE FORNO DA STEPHANIE (OU DA SARAH COHEN)
Colocar em um refratário 2 xícaras de arroz, 2 copos de água, 3 colheres de sopa de molho de soja, 6 colheres de sopa de sopa de cebola, 5 colheres de sopa de óleo. Misturar e cobrir com papel alumínio. Levar ao forno médio por mais ou menos ½ hora ou até que toda a água seja absorvida.

MOUSSE DE MARACUJÁ DA MAÍRA
Ah!... esta é CLÁSSICA. Levar ao liquidificador 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite e 1 lata menos um dedo de suco de maracujá (medir o suco na própria lata de creme de leite e deixar faltando um tanto referente a um dedo...). Bater bem, colocar em uma vasilha e levar à geladeira por algumas horas. Dá para fazer de limão também! Se você não for completamente dummy na cozinha, pode pôr raspas de limão por cima, fica CHIQUE...

DOCE DE ABÓBORA DA ADRIANA
Colocar na panela de pressão 800g de abóbora cortada em pedaços, 1 coco fresco ralado, 500g de açúcar, 10 cravos e 1 canela em pau. Pôr a panela de pressão no fogo baixo e depois que ‘chiar’ contar 25 minutos e desligar. ATENÇÃO: NÃO ABRIR A PANELA ATÉ SAIR TODA A PRESSÃO, ou seja, aquele vaporzinho que ‘chia’... Para sair o vapor, use uma luva térmica ou uma colher de pau para ‘levantar’ o pininho de cima da tampa, até parar de fazer barulho. Aí pode abrir a panela. Nas boas quitandas e supermercados tem para vender a abóbora para doce já em pedaços e o coco fresco já ralado! Em Ribeirão Preto, tem no Cenourão; em Araraquara, tem no Faveral; em São Paulo é fácil...

BOLINHO DE CHOCOLATE DE MICROONDAS DA MÁRCIA C.
Bater no liquidificador 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, ½ lata de achocolatado (usar a lata de creme de leite como medida), ½ lata de chocolate em pó (idem a medida!) e 3 ovos. Colocar em forminhas de silicone ou forminhas próprias para microondas (podem ser pequenos refratários) e pôr para assar no microondas por 6 minutos na potência alta. ATENÇÃO: NÃO PODE USAR NADA DE METAL NO MICROONDAS!!

BANANAS AO FORNO DA NANÁ
Descascar e cortar 8 bananas ao meio, de comprido, e colocar em um refratário. Jogar por cima delas colheradas de requeijão (eu usei 1 pote inteiro), e sobre o requeijão ir derramando mel, o quanto quiser (eu coloquei uma xícara de chá). Levar ao forno coberto com papel alumínio por ½ hora e mais 10 minutos sem papel alumínio para dourar.

Quem testar alguma destas receitas, por favor nos escreva contando como foi...

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Duas visões de um macarrão com cogumelos japoneses


Por Luciana Betenson

Semana passada vi na quitanda aquelas bandejinhas de shitake e shimeji e morri de vontade. Comprei uma de cada e “inventei” um macarrão, que ficou bem gostoso. Fui “me achando” contar para a Adriana e ela também tinha feito um macarrão parecido NO MESMO DIA! Claro que o dela ficou MAIS ELABORADO que o meu.... rsrsrs! Enfim, ficamos felizes com a coincidência, isto que é sincronia de Rosmarino e Prezzemolo... sem combinação prévia!

Aliás, muita gente pergunta o que quer dizer Rosmarino e Prezzemolo... este nome foi idéia da Adriana, que morou na Itália, e eu acabei topando. Rosmarino é ALECRIM em italiano e prezzemolo quer dizer SALSINHA na mesma língua... Basta olhar a “nossa” foto no blog... rsrsrs!

Bom, seguem as duas receitas para vocês.

Penne aos dois cogumelos da Luciana

200 g de mini penne - 1 bandeja de 200 g de shitake - 1 bandeja de 200 g de shimeji - 3 dentes de alho amassados - 3 col sopa de manteiga com sal - 3 col sopa de molho de soja (shoyo)

Refoguei o alho na manteiga, juntei o shitake e o shimeji já lavados e picados, refoguei um pouco mais e juntei o molho shoyo. Fechei a panela e deixei cozinhar por 10 minutos no fogo baixo. Aí cozinhei o macarrão e joguei por cima. Hummmm... simples e delícia!

Farfalline aos três cogumelos da Adriana

300 g de farfalline "(gravatinhas) - 1 bandeja de 3 cogumelos (shitake, shimeji e pleurotus salmão) – 3 tomates maduro e firmes – 1 dente de alho amassado – 1 colher de sopa de azeite – 1 xícara chá de salsinha - sal



Achei três cogumelos na mesma bandejinha, lindíssimos, e achei que fosse prepará-los na manteiga com shoyo, como eu faço sempre e estava ainda a procura do bendito atum fresco, então ficaria fantástico como contorno... Mas o atum que encontrei estava com uma coloração "fígado de boi vencido", então NADA FEITO. Olhei o que tinha no armário e encontrei "farfalline". Na geladeira tinha salsinha e tomate e com os cogumelos saiu uma pasta leve, simples e muito boa.

Coloquei para cozinhar 300g de massa. Lavei e cortei os cogumelos grosseiramente. Em uma frigideira, levei o azeite, o alho amassado e 1 colher de chá de sal por 1 minuto ao fogo médio e acrescentei os cogumelos, refoguei por 4 minutos aproximadamente e ajustei o sal. Cortei os tomates em cubinhos e reservei. Quando a massa ficou pronta misturei-a aos cogumelos, joguei os tomates cortados e misturei bem, coloquei o azeite e por último misturei bem a salsinha.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Salada de melão com kani


Por Adriana Haddad
Há tempos eu não fazia uma salada realmente deliciosa. Para a última aula, pesquisei bastante para não ser banal e encontrei algumas saladas bem interessantes na minha papelada velha, mas tive que fazer algumas readaptações :) Queria fazer uma salada com alguma fruta, mas sem sabor muito forte, tipo melão... que sozinho acho completamente sem graça, difícil achar alguém "louco por melão", mas com outras coisas...
Encontrei uma de melão com atum, mas como eu tinha certeza que faria um atum fresco como prato principal, substituí por kani; a outra adaptação foram os pistaches da receita original, substituídos por nozes, já que também fazia parte do cardápio da aula um arroz com pistaches :)

Para surpresa geral, ficou com uma aparência maravilhosa e com sabor muito bom. Confiram abaixo.

Salada de melão com kani

1 melão - 2 tomates - 1 colher sopa de nozes picadas - 1 colher sopa de gergelim - folhas de hortelã - 1 dente de alho amassado - 1 colher sobremesa de salsinha - suco de 1 limão - 200g de kani desfiado - azeite de oliva extra virgem - sal

Cortar o melão em bolinhas (ou em cubinhos) e os tomates em quadrados, colocar em uma saladeira com todos os outros ingredientes e temperar com o azeite, limão e sal. Servir imediatamente (fica maravilhoso servido dentro de uma metade do melão, em um jantar a dois).

Se alguém não gostar do alho cru amassado, pode fazer o que eu fiz na aula - apenas cortei o dente de alho na metade e esfreguei na travessa em que foi servida a salada e o sabor ficou sutil... mas igualmente bom :)

segunda-feira, 16 de junho de 2008



A Ana Maria Lacerda testou a receita do risoto de morangos e nos mandou o resultado. Ficou lindo!


Parabéns, Chef... realmente o risoto é 10!!!!!
AMAMOS!!!! Bjocas Ana

terça-feira, 10 de junho de 2008

Para o Dia dos Namorados: risoto de morangos




Por Adriana Haddad

Quando morei em Bolonha entre 1995 e 1996, tive o prazer de conhecer o Renato Senta, que além de ter nascido na mesma hora e no mesmo dia que eu, foi meu salvador em vários momentos de "pânico"...ele era um mix de relações públicas/gourmet, sempre cercado de pessoas interessantes, tinha um trabalho interessante, na época trabalhava na área de marketing da Unilever e tinha muitas entradas VIPs para eventos ótimos para uma amiga como eu... na época ele morava em Milão mas ia com freqüência a Bolonha e cozinhava coisas divinas em um piscar de olhos, tipo esse risoto de morangos, que acompanhei passo a passo e nunca me esqueci. É uma receita muito simples, mas nunca deixou de gerar curiosidade e fazer o maior sucesso entre meus convidados. Aí vai...

Risoto de morangos

2 xíc chá de arroz arbóreo - 2 xíc chá de morangos picados - 1 xíc chá de morangos batidos no liquidificador - 1 xíc chá de vinho branco seco - 1 ½ litro de caldo de legumes - 1 cebola grande cortada em pedacinhos - 4 col sopa de manteiga - 100g de queijo ementhal ou gruyere - sal e parmesão quanto baste

Em uma panela coloque o caldo de legumes para ferver. Em outra panela refogue a cebola com 2 colheres de manteiga até que amoleça,coloque o arroz e refogue por 2 minutos mexendo sempre. Acrescente o vinho e misture bem até evaporar e então acrescente o morango batido no liquidificador. Assim que secar, acrescente 1/3 do caldo de legumes fervendo e mexa bem até secar novamente .Quando estiver quase no ponto, coloque os morangos picados e o queijo ralado grosseiramente e ajuste o sal. Verifique o ponto do risoto; ele deve ser cremoso, mas os grãos devem estar “al dente”, um pouco duros. Se estiver muito cru,continue cozinhando e coloque um pouco mais de caldo, sempre mexendo. Na ultima adição do caldo, não deixe secar muito e quando atingir a consistência de risoto, desligue o fogo, acrescente as 2 colheres de manteiga restantes e misture, acrescente parmesão e sirva imediatamente... não se esqueça de enfeitar o prato com alguns moranguinhos.

OBS. Na receita original o Renato usou o queijo taleggio, que é um queijo italiano de casca lavada com massa semidura, não cozida, lavada e prensada. Durante o período de maturação, que dura 3 semanas, os queijos são virados diariamente e lavados duas vezes por semana em uma salmoura muito suave, onde se desenvolvem alguns fermentos responsáveis pelo aroma, textura e cor da casca. Esse processo é sempre iniciado nos queijos mais velhos e termina nos mais novos transmitindo, assim, as “sementes” dos fermentos para os queijos recém chegados à câmara de maturação. Ao término do período de lavagem, crescem alguns tipos de mofos naturais, predominando os de cor avermelhada, com a ocorrência de mofos brancos e, eventualmente, azuis.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Frango com gergelim/Sesame Chicken

A receita abaixo é contribuição da Stephanie Rosenberg, amiga brasileira que mora nos EUA e é leitora assídua do Rosmarino e Prezzemolo.

Sou a Stephanie, moro em Lakewood. Meu marido é rabino. Tenho cinco filhos, Asher, Yocheved, Nachum, Mordechai e Sara...uns fofos que me dão o melhor trabalho do mundo. Estudei no colégio St. Paul's em São Paulo, fiz Direito na São Francisco... e agora sou dedicada dona de casa. Adoro cozinhar... embora tenha que fazer receitas práticas e rápidas... e em grande quantidade!

Ai vai a receita do Sesame Chicken/Frango com Gergelim. A autora da receita é uma tal de Sarah Cohen, que tem uma coluna no jornal local. Ela normalmente dá receitas fáceis, práticas e rápidas, o que para uma mamãe ocupada é ótimo. Os meus filhos amam esse frango e até deixei de ir ao chinês para comprar...eles dizem que nem precisa, que é tão gostoso quanto...fora que não leva todo aquele glutamato monossódico, né?


Frango com gergelim/Sesame Chicken

4 peitos de frango (não filés, mas pedaços grossos mesmo। Ou, melhor ainda, já cortados em nuggets. Aqui nos EUA os açougueiros cobram muitos e muitos dólares para fazer este "favor"... então eu faço sozinha...mas aí no Brasil acho que eles fazem até de cortesia, não?) - 1/3 xícara de ketchup - 1/3 xícara de geléia de damasco - 1/3 xícara de mel - 1 colher de chá de suco de limão - 2 colheres de sopa de molho de soja - 2 colheres de chá de sopa de cebola em pó - 1 colher de sopa de mostarda - 1/2 xícara de gergelim - 2 ovos batidos a mão - farinha de rosca - óleo para fritar


Corte o frango em nuggets. Passe-os no ovo e depois na farinha de rosca e frite em óleo bem quente. Junte os demais ingredientes - menos o gergelim - em uma panela média e cozinhe por 10 minutos. Coloque os nuggets num pirex refratário, junte o molho e misture tudo muito bem para que todos os nuggets fiquem cobertos pelo molho. ATENÇÃO! Eu dobro ou até triplico a quantidade de molho para a quantidade de frango. Ai vai do gosto do freguês. Eu gosto com bastante molho, especialmente se for servido com arroz. Leve ao forno médio por 1/2 hora. Tire e salpique com as sementinhas de gergelim enquanto ainda quente. Fica uma delicia, experimentem! Ah! Aconselho deixar o frango de molho por umas horas no suco de limão, sal, alho e etc... para tomar um gostinho...

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Não é que o bacalhau deu certo??



















Por Luciana Betenson
Resolvi fazer bacalhau... Que meeeeedo!! Será que eu consigo? Para quem não tem familiaridade na cozinha, bacalhau parece ser a coisa mais DIFÍCIL do mundo... tem todo aquele ritual de pôr de molho, trocar água, aferventar, desmanchar em lascas... Eu tinha comprado numa promoção pós-Pascoa :) o bacalhau “legítimo”, o tal gadus morrhua. Congelei e esperei vir a coraaaagem (como diria o nosso amigo Christian).

Sábado passado tomei a tal coragem e enfrentei o bicho. Bom, não precisa nem dizer que eu tentei dessalgar o bacalhau que já vinha dessalgado – juro! – ainda bem que percebi a tempo, escorri a água e deixei ele lá quietinho até o dia seguinte na geladeira.

CLARO que eu consultei as bases antes de sequer começar o descongelamento do bacalhau! Primeiro fui atrás da profa. (a Adriana) mas ela estava ocupadíssima no dia e nem deu bola pros meus chamados desesperados via MSN... Depois fiz um apelo no blog Mixirica e fui atendida pela Ana de Bruxelas e pela Fátima Zapella, que me passaram duas receitas muito legais. Como eu queria fazer bacalhau de forno, o que facilita muito na hora de esquentar quando a gente não tem ajudante na cozinha, optei por me inspirar na receita da Anne Bonne Mamam, indicada pela Fátima. Digo “inspirar” não porque sou inventiva e tenho talento natural para a improvisação, como a Adriana, mas porque não deu mesmo, eu me atrapalhei com as quantidades...hahahahahaaa!

Minha receita ficou assim:
· Coloquei as duas postas de bacalhau (mais ou menos 1,5 kg) em uma panela, cobri-as com água e deixei ferver até começar a soltar pedaços – as tais lascas... Tirei do fogo, escorri a água e desmanchei o bacalhau em pedaços.
· Cozinhei umas 8 batatas al dente e cortei em rodelas.
· Tirei a pele de uns 8 tomates, cortei em 8 gomos cada e tirei as sementes.
· Descasquei umas 8 cebolas (usei as roxas porque achei mais bonito e mais gostoso) e cortei em 8 gomos cada, desmanchando em seguida as pétalas.
· Espremi duas cabeças de alho. O alho pode ser fatiado, se você quiser.
· Tirei os caroços de umas 10 azeitonas (aquelas pretas bem grandonas e macias) e cortei em duas partes cada.

Fui colocando em um pirex grande, na seguinte ordem:
1ª camada – azeite
2ª camada – rodelas de batata
3ª camada – lascas de bacalhau com um pouco de sal sobre elas
4ª camada – gomos de tomate
5ª camada – pétalas de cebola
6ª camada – alho espremido
7º camada – mais rodelas de batata alternadas com azeitonas pretas
8ª camada – mais azeite

Levei ao forno médio (220º) por 1 hora coberto com papel alumínio e mais 10 minutos para dourar.

Gente... não é que deu certo? O Mike deu nota 9 pro meu prato!

A receita original, o Bacalhau Anne Bonne Mamman, no qual me inspirei, está no seguinte endereço: http://www.8p.com.br/viva/flog/a65336/791929/#a65336-791929

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Orecchiette con pomodorini e rucola

Por Adriana Haddad

A aula da semana passada foi show! Presença recorde de 10 alunas, a aula aconteceu no Espaço Gastronômico Nigro, gentilmente cedido pela Tetê e pelo Neto.



A mesa foi enfeitada pelas meninas da Casamaria, que arrasaram na decoração, como vocês podem ver pelas fotos।



Para o menu do dia eu escolhi: de entrada, tapenade de azeitonas verdes com focaccia integral com alecrim, como prato principal orecchiette con pomodorini e rucola e de sobremesa torta de coco e maracujá।

Não sei por qual motivo, procurei orecchiette por toda Araraquara e não encontrei, pedi para a Lu que me trouxesse de Ribeirão Preto e... também não tinha. Então comprei uma pasta com formato de “molinhas” que, segundo um amigo meu italiano super gourmet, ficou melhor do que com os orecchiette. Orecchiette em italiano quer dizer orelhinhas e a massa tem esse nome por ter este formato... é uma massa típica da região da Puglia,que fica exatamente no salto da Bota (Itália), e originalmente só era fabricada lá.
Tinha visto tomatinhos cereja lindos pelas quitandas e comecei a procurar alguma receita que levasse os tomatinhos de uma maneira mais especial do que somente jogados sobre a pasta, e encontrei essa que ficou di-vi-na!
Orecchiette con pomodorini e rucola


300g de pasta orecchiette – 15 tomatinhos cereja – mix de farinha de rosca, parmesão, sal e pimenta – 1 maço de rúcula cortada grosseiramente – azeite de oliva extra virgem – 1 dente de alho – manjericão fresco

Misturar em partes iguais a farinha de rosca e o parmesão ralado, temperar com sal e pimenta para fazer o mix. Corte os tomatinhos em duas partes, retire com uma colherinha a polpa e as sementinhas e separe-as em uma tigela. Recheie as metades com o mix de farinha de rosca, parmesão, sal e pimenta, jogue um fio de azeite e leve ao forno por uns 30 minutos. Ponha para cozinhar a massa e a rúcula picada na mesma panela. Enquanto isto, coloque o alho em uma frigideira com azeite, jogue a polpa e as sementinhas de tomate e deixe fritar tudo junto. Assim que tirar os tomatinhos do forno, junte-os nessa frigideira, separando alguns para enfeitar. Escorra a massa, jogue sobre ela os tomatinhos com a misturinha da frigideira, azeite a gosto e misture bem. Jogue sobre a massa o manjericão fresco, queijo parmesão ralado e enfeite com os tomatinhos que sobraram.

Os tomatinhos assados ficam crocantes por causa da farinha de rosca, e misturados à massa, à rúcula e ao manjericão, ficam com um sabor super mediterrâneo... especial, simples e genuíno... como a maioria dos pratos italianos. Sou fã incondicional, por isto suspeita, mas recomendo...provem!!