segunda-feira, 9 de junho de 2008

Frango com gergelim/Sesame Chicken

A receita abaixo é contribuição da Stephanie Rosenberg, amiga brasileira que mora nos EUA e é leitora assídua do Rosmarino e Prezzemolo.

Sou a Stephanie, moro em Lakewood. Meu marido é rabino. Tenho cinco filhos, Asher, Yocheved, Nachum, Mordechai e Sara...uns fofos que me dão o melhor trabalho do mundo. Estudei no colégio St. Paul's em São Paulo, fiz Direito na São Francisco... e agora sou dedicada dona de casa. Adoro cozinhar... embora tenha que fazer receitas práticas e rápidas... e em grande quantidade!

Ai vai a receita do Sesame Chicken/Frango com Gergelim. A autora da receita é uma tal de Sarah Cohen, que tem uma coluna no jornal local. Ela normalmente dá receitas fáceis, práticas e rápidas, o que para uma mamãe ocupada é ótimo. Os meus filhos amam esse frango e até deixei de ir ao chinês para comprar...eles dizem que nem precisa, que é tão gostoso quanto...fora que não leva todo aquele glutamato monossódico, né?


Frango com gergelim/Sesame Chicken

4 peitos de frango (não filés, mas pedaços grossos mesmo। Ou, melhor ainda, já cortados em nuggets. Aqui nos EUA os açougueiros cobram muitos e muitos dólares para fazer este "favor"... então eu faço sozinha...mas aí no Brasil acho que eles fazem até de cortesia, não?) - 1/3 xícara de ketchup - 1/3 xícara de geléia de damasco - 1/3 xícara de mel - 1 colher de chá de suco de limão - 2 colheres de sopa de molho de soja - 2 colheres de chá de sopa de cebola em pó - 1 colher de sopa de mostarda - 1/2 xícara de gergelim - 2 ovos batidos a mão - farinha de rosca - óleo para fritar


Corte o frango em nuggets. Passe-os no ovo e depois na farinha de rosca e frite em óleo bem quente. Junte os demais ingredientes - menos o gergelim - em uma panela média e cozinhe por 10 minutos. Coloque os nuggets num pirex refratário, junte o molho e misture tudo muito bem para que todos os nuggets fiquem cobertos pelo molho. ATENÇÃO! Eu dobro ou até triplico a quantidade de molho para a quantidade de frango. Ai vai do gosto do freguês. Eu gosto com bastante molho, especialmente se for servido com arroz. Leve ao forno médio por 1/2 hora. Tire e salpique com as sementinhas de gergelim enquanto ainda quente. Fica uma delicia, experimentem! Ah! Aconselho deixar o frango de molho por umas horas no suco de limão, sal, alho e etc... para tomar um gostinho...

Um comentário:

dri haddad disse...

oi stefanie!
tenho que te dar os parabéns!!fiz sua receita (com uma pequena mudança,em vez de fritar eu refoguei o frango na panela,sem empanar,apenas o passei na farinha)e o resultado foi muito bom..se voce quiser provar..não suja nada:)
o molho é realmente muito bom!um beijão a voce e a sua grande familia