sexta-feira, 27 de junho de 2008

Muffins de queijo e manjericão


Por Adriana Haddad

Fiz muffins de queijo e manjericão para servir de aperitivo no jantar da semana passada. Ficaram lindos e deliciosos!! A receita original pedia queijo provolone, mas como não tinha em casa improvisei com ricota e mussarela e coloquei sal - quem fizer a receita original não precisa pôr o sal pois o provolone já é salgado. Esta receita rende 10 forminhas de empadinha.

Muffins de queijo e manjericão

1 tomate - 1/2 xícara (chá) de provolone em cubinhos - 1 ramo de manjericão - 1/2 xícara (chá) de leite - 4 colheres (sopa) de manteiga - 2 ovos - 1/2 xícara (chá) de mix de grãos (ver receita e explicação do 'mix' na receita de Palitos com sal grosso ) - 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral - 2 colheres (chá) de fermento - 1 colher (sopa) de açúcar - manteiga - farinha de trigo para untar e polvilhar - parmesão a gosto

Corte o tomate ao meio, retire as sementes e corte-o em cubinhos. Pique as folhas de manjericão. Numa panelinha, junte o leite e o manjericão e leve ao fogo alto. Quando o leite ferver, desligue o fogo, acrescente imediatamente a manteiga e mexa bem até derreter. Coloque os ovos, misture bem e reserve. Numa tigela coloque as farinhas, o fermento e o açúcar e regue com a mistura de leite e manjericão. Com uma colher, mexa até a farinha absorver todo o líquido. Acrescente o queijo e o tomate em cubinhos. Encha cada forminha até a metade com a massa e salpique com o queijo parmesão. Leve ao forno por 25 minutos. Retire os muffins da assadeira e espere esfriar para desenformar.

Nenhum comentário: