segunda-feira, 23 de junho de 2008

Duas visões de um macarrão com cogumelos japoneses


Por Luciana Betenson

Semana passada vi na quitanda aquelas bandejinhas de shitake e shimeji e morri de vontade. Comprei uma de cada e “inventei” um macarrão, que ficou bem gostoso. Fui “me achando” contar para a Adriana e ela também tinha feito um macarrão parecido NO MESMO DIA! Claro que o dela ficou MAIS ELABORADO que o meu.... rsrsrs! Enfim, ficamos felizes com a coincidência, isto que é sincronia de Rosmarino e Prezzemolo... sem combinação prévia!

Aliás, muita gente pergunta o que quer dizer Rosmarino e Prezzemolo... este nome foi idéia da Adriana, que morou na Itália, e eu acabei topando. Rosmarino é ALECRIM em italiano e prezzemolo quer dizer SALSINHA na mesma língua... Basta olhar a “nossa” foto no blog... rsrsrs!

Bom, seguem as duas receitas para vocês.

Penne aos dois cogumelos da Luciana

200 g de mini penne - 1 bandeja de 200 g de shitake - 1 bandeja de 200 g de shimeji - 3 dentes de alho amassados - 3 col sopa de manteiga com sal - 3 col sopa de molho de soja (shoyo)

Refoguei o alho na manteiga, juntei o shitake e o shimeji já lavados e picados, refoguei um pouco mais e juntei o molho shoyo. Fechei a panela e deixei cozinhar por 10 minutos no fogo baixo. Aí cozinhei o macarrão e joguei por cima. Hummmm... simples e delícia!

Farfalline aos três cogumelos da Adriana

300 g de farfalline "(gravatinhas) - 1 bandeja de 3 cogumelos (shitake, shimeji e pleurotus salmão) – 3 tomates maduro e firmes – 1 dente de alho amassado – 1 colher de sopa de azeite – 1 xícara chá de salsinha - sal



Achei três cogumelos na mesma bandejinha, lindíssimos, e achei que fosse prepará-los na manteiga com shoyo, como eu faço sempre e estava ainda a procura do bendito atum fresco, então ficaria fantástico como contorno... Mas o atum que encontrei estava com uma coloração "fígado de boi vencido", então NADA FEITO. Olhei o que tinha no armário e encontrei "farfalline". Na geladeira tinha salsinha e tomate e com os cogumelos saiu uma pasta leve, simples e muito boa.

Coloquei para cozinhar 300g de massa. Lavei e cortei os cogumelos grosseiramente. Em uma frigideira, levei o azeite, o alho amassado e 1 colher de chá de sal por 1 minuto ao fogo médio e acrescentei os cogumelos, refoguei por 4 minutos aproximadamente e ajustei o sal. Cortei os tomates em cubinhos e reservei. Quando a massa ficou pronta misturei-a aos cogumelos, joguei os tomates cortados e misturei bem, coloquei o azeite e por último misturei bem a salsinha.

3 comentários:

mariana disse...

Oi Lú e Adriana, tudo bem com vocês? Adoro este macarrão com cogumelos, uso o shitake, shimeji e acrescento tb o cogumelo paris fresco. Esta receita é improvisada, faço como a da Lú,mas coloco um pouco de saquê e no final uso um pouco de gengibre ralado,salsinha e pimenta do reino.
Estou sempre acompanhando vocês,
um grande beijo
Mariana

Luciana B. disse...

Nossa, Mari, o seu é super elaborado! Vou fazer da próxima vez... Quando você tiver alguma coisa legal, manda para publicarmos no blog. Um beijão,
Lu

dri haddad disse...

wow!!!adorei o gengibre e o saquê!!!eu amo colocar gengibre em tudo rsrs..vou experimentar também!!bj