segunda-feira, 30 de junho de 2008

Desafio da Focaccia

Por Adriana Haddad

Aqui estamos nós, Rosmarino e Prezzemolo, participando do Desafio da Focaccia promovido pelo blog Sabor da Fer Ayer (http://sabor.sampasite.com/blog/Desafio-de-junho.htm). Para participar, escolhi esta focaccia integral, que além de gostosa é muito saudável. Esperamos que todos provem... e aprovem :)

Focaccia integral

Ingredientes para a massa
1 copo de água (240ml)
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
1 dente de alho amassado
2 colheres (sobremesa) de alecrim
1 copo (240 ml) de farinha branca
1 copo (240 ml) de farinha integral
1 copo (240 ml) de mix de grãos (ver receita e explicação do 'mix' na receita de Palitos com sal grosso )
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco

Ingredientes para a cobertura
1 ½ colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
1 colher de sal grosso

Modo de preparo
Preparei a massa na máquina de pão, colocando os ingredientes da massa na ordem escrita acima no ciclo “massa”. Depois de pronta (30 minutos na máquina), retirei a massa da máquina, untei uma forma anti-aderente com azeite e coloquei nela a massa. Cobri e deixei descansar por 20 minutos, senão ela cresce muito. Em seguida, com o cabo de uma colher de madeira, “afundei” a massa a cada 2 cm... depois pincelei o azeite e salpiquei com sal grosso. Assei por 20 minutos e cortei em pedaços :)

7 comentários:

Unknown disse...

Adorei a receita!
Estou me sentindo uma E.T. por não ter participado do desafio kkkk tão fácil de fazer.
Bjs

Letícia disse...

Oi Luciana, a sua também é integral, que legal....aquela minha pode fazer sem medo, dá certo. Vou fazer essa também prá ver como fica, minha dúvida é só com o mix de grãos, onde encontro? Fica com um cheiro tão bom na casa com o alecrim, né. Delícia.Bjos

Luciana B. disse...

Nana, você é engraçada...hahahahaa! Eu não saberia dizer se é fácil fazer a focaccia, minha "sócia" é que manja de cozinha!! :)Mas vou tentar a da Letícia, quem sabe! Ah... vou fazer o tempura do seu blog... será que eu consigo? Depois te falo no que deu...
Lê, ainda bem que você falou do mix de grãos... eu tinha esquecido de postar o link para a receita que primeiro falou dele... Já tá lá! Obrigada. E te agradeço pela gentileza de incluir nosso blog na sua lista... que lindo... Também temos o plano de "aperfeiçoar" o blog, com alguém que entende do assunto, em um futuro próximo. O seu blog certamente estará na nossa lista. Um beijo grande,

Letícia disse...

Lú, posso dizer que iria me sentir muito honrada em dar uma mãozinha, e também eu tento entender do assunto, não sou "letrada", o que sei é por experimentação, por ver outros que sabem mais que eu fazendo e pela influência da minha avó, que me ensinou muito do que sei. Se vc soubesse que saudades sinto dela, da sua comida, das dicas, ai... deixa eu sair do saudosismo. Beijos.
PS: Quanto ao blog na minha lista, a sorte é minha...eu que vou me abastecer de idéias..

Letícia disse...

Meninas, queria falar com vcs, tem algum e-mail que possamos nos comunicar? Passem para mim, leticiabroso@ig.com.br
Bjos

Andreia T. Farias Britez disse...

Olá Luciana,
Vim aqui por causa de um comentário que c deixou no La Cucinetta e fiquei curiosa. Vc mencionou o BOlo de Iguape, e eu moro do lado de Iguape e nunca ouvi falar. Que bolo é esse? Vou voltar mais vezes, gostei do blog!!

Luciana B. disse...

Oi Andreia!
Então, minha avó materna nasceu e cresceu em Iguape, e fazia este bolo desde pequena, e a gente comia muito na casa dela... se você olhar no meu blog, ele inclusive está entre os meus "sabores de infância"!! Ele nem é super hiper maravilhoso, mas é gosto de infância... E a receita veio de lá...rsrsrs... posso te passar a receita que eu tenho se você quiser.
Um beijo,
Luciana