terça-feira, 24 de junho de 2008

“COOKING FOR DUMMIES” ou “Receitas ridículas para cozinheiras ridículas”...

... ou ainda: "A Adriana vai me matar!!"

Por Luciana Betenson

Hoje o tema é: receitas para quem não leva O MENOR JEITO para a cozinha... Aquelas fáceis, que a gente aprende quando vai casar e quando somos elogiadas podemos dizer: “que bom que você gostou... deu um trabaaaaaalho!!” São aquelas receitas que não exigem que você esprema alho, pique cebola, limpe a carne, “refogue”, “doure”, etc., ou seja, para NOVATAS, mesmo!

Uma vez expliquei algumas destas receitas para a Adriana e ela quase me matou... Como chef de cozinha, a Adriana não curte muito um tablete de caldo de carne ou um creme de leite ou molho de tomate de lata... Mas eles podem ser muito úteis para dummies na cozinha. Ou seja, o grande segredo destas receitas chama-se: supermercado!! É onde elas estão!

Pedi a voluntários(as) dummies na cozinha que testassem algumas destas receitas. O resultado vem em breve!!

MOLHO DE TOMATE E MANJERICÃO DA LUCIANA
Comprar 1 vidro de “passata de tomate” (é um vidro grande, parece suco de tomate, mas é da mesma marca daqueles tomates pelados) Comprar também 1 vidrinho (normalmente é pequeno) de molho pesto pronto. Misturar os dois na panela e esquentar. Está pronto. Ninguém diz que é industrializado...

PEIXE AO MOÇO DA FEIRA DA MINHA SOGRA
Comprar 1 ½ kg daqueles filés ou postas de peixe que vêm prontinhos, limpinhos, sem pele e sem espinhas (pode ser abadejo, Saint Peter, etc.). Colocá-los em um refratário e salpicar por cima sal e pimenta do reino. Em seguida, bater no liquidificador 1 vidrinho pequeno de leite de coco, 1 pote de requeijão e 1 lata de molho de tomate pronto – tipo Pomarola mesmo!! Jogar por cima do peixe, cobrir o refratário com papel alumínio e levar ao forno médio pré-aquecido por 30 minutos. Tire do forno, tire o papel alumínio, jogue salsinha picada em cima do peixe (tem para vender salsinha já limpa e picada nos bons supermercados) e volte ao forno sem o papel alumínio por mais 15 minutos. Hummm!!

FRANGO NO FORNO DA MINHA MÃE
Comprar coxas ou sobrecoxas de frango – eu prefiro aquelas sobrecoxas já desossadas. Colocar em um refratário. À parte, misturar 2 copos de suco de laranja com 2 tabletes de caldo de galinha. Pode por um pouquinho no microondas em um potinho de vidro para ajudar a derreter o tablete. Misturar e jogar por cima do frango. Cobrir o refratário com papel alumínio e levar ao forno médio (pré-aquecido) por 45 minutos. Quando faltar em torno de 15 minutos, retirar o papel alumínio e voltar ao forno. Hummmmmmm!

FRALDINHA SUCULENTA DA MINHA MÃE
Colocar na panela de pressão 1 pacote de sopa "creme de cebola" (em pó!), uma garrafa pequena de cerveja preta, 1 xícara de chá de água e uma peça de fraldinha (a carne!!). Fechar a panela de pressão e pôr no fogo baixo, depois que começar a ‘chiar’ contar 20 minutos e desligar. ATENÇÃO: NÃO ABRIR A PANELA ATÉ SAIR TODA A PRESSÃO, ou seja, aquele vaporzinho que ‘chia’... Para sair o vapor, use uma luva térmica ou uma colher de pau para ‘levantar’ o pininho de cima da tampa, até parar de fazer barulho. Aí pode abrir a panela. Pode fatiar a carne e jogar o molho que ficou na panela por cima da carne.

MACARRÃO DA MÁRCIA O.
Colocarr dentro da panela de pressão 1 pacote de ½ kg de macarrão (de preferência penne), 3 latas de molho de tomate pronto, ½ lata de água (usar a lata de molho como medida), 2 latas de creme de leite e dois cubos de caldo de carne (amassar os cubos até virar uma ‘farofinha’). Misturar bem, fechar a panela de pressão e pôr no fogo baixo, depois que começar a ‘chiar’ contar 5 minutos e desligar. ATENÇÃO: NÃO ABRIR A PANELA ATÉ SAIR TODA A PRESSÃO, ou seja, aquele vaporzinho que ‘chia’... Para sair o vapor, use uma luva térmica ou uma colher de pau para ‘levantar’ o pininho de cima da tampa, até parar de fazer barulho. Aí pode abrir a panela.

ARROZ DE FORNO DA STEPHANIE (OU DA SARAH COHEN)
Colocar em um refratário 2 xícaras de arroz, 2 copos de água, 3 colheres de sopa de molho de soja, 6 colheres de sopa de sopa de cebola, 5 colheres de sopa de óleo. Misturar e cobrir com papel alumínio. Levar ao forno médio por mais ou menos ½ hora ou até que toda a água seja absorvida.

MOUSSE DE MARACUJÁ DA MAÍRA
Ah!... esta é CLÁSSICA. Levar ao liquidificador 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite e 1 lata menos um dedo de suco de maracujá (medir o suco na própria lata de creme de leite e deixar faltando um tanto referente a um dedo...). Bater bem, colocar em uma vasilha e levar à geladeira por algumas horas. Dá para fazer de limão também! Se você não for completamente dummy na cozinha, pode pôr raspas de limão por cima, fica CHIQUE...

DOCE DE ABÓBORA DA ADRIANA
Colocar na panela de pressão 800g de abóbora cortada em pedaços, 1 coco fresco ralado, 500g de açúcar, 10 cravos e 1 canela em pau. Pôr a panela de pressão no fogo baixo e depois que ‘chiar’ contar 25 minutos e desligar. ATENÇÃO: NÃO ABRIR A PANELA ATÉ SAIR TODA A PRESSÃO, ou seja, aquele vaporzinho que ‘chia’... Para sair o vapor, use uma luva térmica ou uma colher de pau para ‘levantar’ o pininho de cima da tampa, até parar de fazer barulho. Aí pode abrir a panela. Nas boas quitandas e supermercados tem para vender a abóbora para doce já em pedaços e o coco fresco já ralado! Em Ribeirão Preto, tem no Cenourão; em Araraquara, tem no Faveral; em São Paulo é fácil...

BOLINHO DE CHOCOLATE DE MICROONDAS DA MÁRCIA C.
Bater no liquidificador 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, ½ lata de achocolatado (usar a lata de creme de leite como medida), ½ lata de chocolate em pó (idem a medida!) e 3 ovos. Colocar em forminhas de silicone ou forminhas próprias para microondas (podem ser pequenos refratários) e pôr para assar no microondas por 6 minutos na potência alta. ATENÇÃO: NÃO PODE USAR NADA DE METAL NO MICROONDAS!!

BANANAS AO FORNO DA NANÁ
Descascar e cortar 8 bananas ao meio, de comprido, e colocar em um refratário. Jogar por cima delas colheradas de requeijão (eu usei 1 pote inteiro), e sobre o requeijão ir derramando mel, o quanto quiser (eu coloquei uma xícara de chá). Levar ao forno coberto com papel alumínio por ½ hora e mais 10 minutos sem papel alumínio para dourar.

Quem testar alguma destas receitas, por favor nos escreva contando como foi...

4 comentários:

mariana disse...

Adorei a "Fraldimha da minha mãe!!
bjos girls,
Mariana

Luciana B. disse...

Mari, faz depois me conta se você gostou... Bjs!
Lu

Letícia disse...

Luciana, adorei!! Isso não é comida para dummies,não, é fast food de dona de casa sem tempo. Acho bom fazer molho de macarrão como a minha avó fazia, mas 3 horas no fogo olhando ele cozinha às vezes é impossível. Vez por outra, vá lá, mas todo dia complica, todo mundo hoje tem vida corrida. Por isso adorei a sua idéia do frango sem nem fazer os rolinhos, na verdade não precisa nem cortar em palitinhos, é só colocar os filés inteiros. Muita preguiça, pouco trabalho e poucas panelas na pia...hehehe.
Beijos e obrigada pela visita no site.
PS: aquele macarrão de panela de pressão, faço sempre que tô sem idéia, sem tempo e sem vontade de cozinhar.

Luciana B. disse...

Oi Leticia, obrigada! Espere para ver os testes, são engraçados!! Todos feitos por pessoas que são dummies mesmo.
Um beijo,
Luciana