sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Bolo de abóbora com coco para um Halloween tropical

Por Luciana Betenson



Esta receita é da minha mãe!! :-) É feita na casa dela há muitos anos já, tem gente do grupo de Amigos do Rosmarino e Prezzemolo que certamente já a experimentou. Não sei dizer, e acho que nem ela sabe, de onde surgiu a receita. Mas que é uma delícia e faz sucesso, isto faz.

Achei a escolha perfeita para comemorar nosso Halloween tropical, já que neste bolo vai a abóbora tão típica dos doces da época da Festa das Bruxas, mas com o toque brasileiríssimo do coco.

É um bolo denso, bem molhadinho, quase uma torta mesmo, pois é feito com o doce de abóbora com coco caseiro. Uma parte do doce é separada para fazer a cobertura e o restante vai na mistura do bolo. Fiz apenas duas modificações na receita original: primeiro, preparei o doce de abóbora com coco na panela de pressão, como me ensinou a Dri, minha sócia de blog. Facilita muito! Segundo, pus menos queijo parmesão ralado, pois não gosto de doces onde ele aparece de forma acentuada. Mas fica ao critério de cada um.

Bolo de abóbora com coco



1 kg de abóbora para doce descascada e cortada em cubos
1 coco fresco ralado
½ kg de açúcar
10 cravos
1 pau de canela
1 col (sopa) rasa de manteiga
50 g de queijo parmesão ralado (coloquei duas colheres de sopa rasas)
6 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 col (sopa) rasa de fermento em pó
5 ovos
1 xíc (café) de leite
1 xíc (café) de açúcar

Primeiro, fazer o doce de abóbora com coco: levar à panela de pressão a abóbora, o coco ralado, o ½ kg de açúcar, o cravo e a canela. Tampar e levar ao fogo baixo. Contar 15 minutos depois que começar a ferver e então desligar. A minha panela de pressão é ultra-mega-blaster, portanto muito rápida, na panela da Adriana leva 25 minutos depois de ferver. Quando o doce esfriar, tirar a canela e os cravos e bater o doce no liquidificador. Separar uma xícara de chá deste doce para a cobertura do bolo. Claro que se você acha uma 'heresia' a panela de pressão, pode preparar o doce de abóbora à sua maneira, 'no braço e no tacho de cobre' mesmo :-)

Aquecer o forno a 180 ºC. Fazer a massa: bater na batedeira os ovos e quando estiverem branquinhos juntar a manteiga, o queijo parmesão ralado, a farinha de trigo e o fermento. Parar de bater e misturar o doce de abóbora à massa. Untar e enfarinhar uma forma redonda de 25 cm e colocar nela a massa. Levar ao forno por 30 a 40 minutos. Esperar esfriar e desenformar. Enquanto o bolo esfria, fazer a cobertura: levar ao fogo o doce de abóbora e coco separado com o leite e o restante do açúcar. Mexer até engrossar. Colocar sobre o bolo.

É tão bããão este bolo gente.... :-p



13 comentários:

Verena disse...

Lu,
que diferente este bolo! Super Halloween mesmo!!!
Deve ser tão interessante a mistura de sabores!
Um beijo enorme e ótimo feriado!

Anônimo disse...

OLA SO O PEDRO GOSTO MUITO DO TEU BOLO

Cláudia Marques disse...

Luciana, mais uma receita para eu "rapinar" :))
Deve ser mesmo delicioso!
Gostei da heresia da panela de pressão, eu tb virei herege...

bjs

Anônimo disse...

ADOREI o bolo, nuca tinha visto!

tambem fiz meu post pro dia de Halloween, abraços!

vou ver se fasso depois!

Mari disse...

Lu, achei esse bolo muito diferente e apetitoso... as fotos estão lindas, e como boa fã de abóbora que sou, certamente vou fazer!!
Falando em fotos... menina, o que foi que vc fez com aquela minha torta sem graça? A foto ficou tão, mas tão bonita, que foi usada em meu post de hoje!!
Se eu morasse aí em RP, tudo o que fosse fazer, pediria par vc fotografar!
Super beijo

Mari

ameixa seca disse...

Vou ter que experimentar pelo menos do doce de abóbora com coco. Será que dá para usar coco ralado? É que aqui não encontro coco fresco :)

Figos & Funghis disse...

Lú, quando vi esta foto no meu painel tive que vir aqui comentar!!! Que bolo maravilhoso, e que "geleinha" sedutora é esta que vai de cobertura? Minha nossa! Que vontade!
Bjos e bom feriado

Luciana B. disse...

Ameixa, pode usar coco ralado do pacotinho sim! Procure um que os flocos sejam maiores para dar textura ao bolo :-) Verena, Pedro, Claudia, Fabiano, Mari e Fabiana, obrigada pelas doces plaavras, façam este bolo que não se arrependerão. Um beijo para todos!

AndreaDomingas disse...

Oi Luciana!
Que bolo lindo! Eu sou viciada em doces com abóbora e receitas de família, portanto este bolo vai para a minha coleção! Vou tentar fazê-lo menor, para experimentar.
Bjs

Tati - Panelaterapia disse...

Delícia de receita!!! Amei! Adoro essa combinação de abóbora com coco, mas nunca saí do doce básico!

Estou seguindo e vou linkar para acompanhar a movimentação da sua cozinha!

Bjs

amor e sabores disse...

Esse bolo tem um aspecto fantastico.
E depois coco e abobora devem, ficar muito bem juntinhos.Gostei da sugestao e as fotos estao lindas.bjs

Robson disse...

Meninas, eu fiz e deu super certo.
Ficou bom, mas num sei se igual ao de vcs. Tenho de aprimorar mais.
Vale a dica.
Abs,
Robson

Aproveito para convidá-las em visitar meu blog:
http://parolee-parole.blogspot.com/

carmencita disse...

Jesussss....que dilíícia!!!
Fala sério que coisa boa é abóbora com coco, essa foto está uma tentação, quero provar urgente!!Bjss