Por Adriana Haddad
A Ana (que na semana passada fez esta receita do nosso blog) é uma pessoa muito especial e única, sou feliz de ter tido a oportunidade de conhecê-la e, melhor ainda, de ser sua amiga! Na semana passada ela veio em casa para um café e me trouxe essa iguaria deliciosa! Ela me proibiu de comer no dia que ela fez, pediu para eu esperar alguns dias, mas eu esperei ela sair e NHAC! E no dia seguinte NHAC... uma verdadeira delícia... com pão ou mesmo com um spaghetti... confiram e provem...
1 ½ kg de sardinhas totalmente limpas (não é cavalinha,hein???)
2 tomates em rodelas
2 cebolas em rodelas
3 dentes de alho amassados
1 copo americano de azeite
1 copo americano de limão
1 colher (chá) de páprica doce ou açafrão
4 folhas de louro
1 colher(chá) de pimenta rosa (opcional)1 colher (chá) de grãos de pimenta-do-reino (opcional)
1 pimenta dedo-de-moça
1 pitada de ervas finas ou orégano
1 ramo de salsinha
sal a gosto
Temperar a sardinha com o alho, a pimenta-do-reino e sal. Deixar descansar por uns 20 minutos enquanto prepara os outros ingredientes. Na panela de pressão, fazer uma camada de cebola, colocar 2 folhas de louro, depois uma camada de sardinhas, uma de tomate em rodelas, outra camada de cebola. Jogar a páprica, a pimenta rosa, a pimenta em grão, as outras 2 folhas de louro e sal se necessitar. Fazer mais uma camada de cebolas, de sardinhas e de tomates. Por fim colocar a pimenta dedo-de-moça cortada em 4 e sem as sementes. Regar com o limão e o azeite (nesta ordem) e colocar o ramo de salsinha. Salpicar com orégano ou ervas finas. Tampar e cozinhar em fogo alto até começar a apitar/pressão...aí abaixe o fogo e deixe cozinhar por30 minutos. IMPORTANTE: desligar e deixar esfriar totalmente antes de abrir. Dica: fazer a noite e somente abrir no dia seguinte. Tirar aos poucos com cuidado pra não quebrar as sardinhas e colocar numa travessa.Decorar com azeitonas.
Bom D++++++++ Levar à geladeira e deixar pelo menos 3 dias... para curtir. O que nunca aconteceu aqui em casa!!! Comemos nos 3 dias hehehehee!
8 comentários:
Estão lindas as suas sardinhas. Meu marido comeria essa travessa sozinho. Vou fazer para ele.
Luciana,
Essas sardinhas fizeram-me lembrar umas que fiz em escabeche há algum tempo e que também comemos sem conseguir esperar pela altura ideal!:)
Essa receita deve ser deliciosa e, para mim, com um bom pão ou com uma batata cozida com a pele seria comê-las sem parar!
Assim é impossível resistir! :)
Beijo!
Nunca provei nada assim mas parece ser super bom, principalmente para o tempo mais quente :)
Por cá comem-se muitas sardinhas, mas nunca vi assim, é uma ideia que me agrada :-)
Lu,
que delícia de presente! E melhor ainda ganhar das mãos da Ana!
Deve ter ficado muito gostoso!
Beijos!
Lu...
Isso deve ficar mesmo muito bom! Adorei os ingredientes!
Presentão, heim?
Beijinhos
Vou testar mesmo, sabe que as vezes deixo de comprar sardinhas pq nao saber como fazer..
Dica anotada, Fiz a tora de maracuja com chocolate e tirei foto te mando depois.
bj
Que receita maravilhosa, mas tb não sei se me aguentava 3 dias esperando, de certeza que não conseguia! Um dia talvez aguentasse, mas 3? Só se pusesse um cadeado na geladeira :))
bjs
Postar um comentário