terça-feira, 14 de julho de 2009

Torta Holandesa (linda!) da nossa leitora Marila

Já falei da Marila, nossa leitora super assídua, no post de aniversário de um ano do Rosmarino e Prezzemolo. Lembrando a vocês, a Marila é aquela leitora que faz muitas das nossas receitas mas que ainda não tinha tido coragem de mandar suas colaborações para o blog. Enfim, valeu a pena esperar... A Marila nos mandou esta semana uma Torta Holandesa que ficou LINDA!!


Oi, Luciana

Tudo bem?


Convidei alguns amigos especiais para virem almoçar na minha casa. Excepcionalmente, neste ano, Araraquara está fazendo um frio danado... mas queria muito fazer uma sobremesa que agradasse a todos (inclusive as crianças!) e só conseguia pensar em doces gelados! Além disso, queria algo que fosse diferente e um doce que a gente normalmente não faz porque dá 'um pouquinho' de trabalho e que, quando dá aquela vontade de comer, vamos à MELHOR doceria, já que Torta Holandesa que se preze tem que ser “A Torta” e, quem faz tem que ter muuuuuuuuuita paciência para fazer e.... mais que o dobro de paciência para esperar para comer!...

Então, estava decidido: Torta Holandesa. Por incrível que pareça quem me passou a receita foi um amigo que é uma ‘sumidade’ em doces diversos... e ele viria!
Foi sensacional em todos os sentidos: o clima estava agradável para a escolha; a comilança, a conversa e as risadas ‘antes’ da sobremesa foram indescritíveis e a Torta Holandesa?.... Aprovada!

Fotografei e enviei para a ‘aprovação visual’ da Luciana... e não é que ela aprovou?

Beijão,
Marila

Torta Holandesa


massa
1 pacote de biscoito Calypso (Nestlé)
1 pacote de biscoito Leite e Mel (Nestlé)
100g. de manteiga (não pode ser margarina)

recheio
4 ovos (claras separadas)
200g de açúcar (peneirado)
200g de manteiga (não pode ser margarina)
2 latas de creme de leite (geladas e sem soro)
1 col (sopa) de essência de baunilha

cobertura
1 barra de chocolate meio amargo (170g)
2 caixas de creme de leite (200g)




Para fazer a massa: triture no liquidificador ou processador o pacote de biscoito Leite e Mel até obter uma farofa. Coloque a farofa num recipiente e mistura com a manteiga. Com as ‘costas’ de uma colher, coloque a massa obtida numa forma de aro removível nº 25. Primeiro pressione a massa e depois alise-a dando acabamento (deixe uma pequena borda no aro). Asse em forno médio (200°C) por 10 minutos. Deixe esfriar e coloque os biscoitos Calypso na borda com a cobertura de chocolate voltada para o aro (cabem 17 biscoitos). Faça o recheio. Separe as claras das gemas, bata as claras em neve e reserve. Na batedeira (sempre em velocidade baixa) coloque as gemas e bata um pouco, acrescente o açúcar peneirado e bata mais um pouco. Adicione o creme de leite e a baunilha e bata até formar um creme liso e consistente (cuidado para não coalhar!) Neste momento, é melhor experimentar o creme, pois já é o sabor final! Misture delicadamente o creme obtido com as claras em neve com uma espátula tipo ‘pão duro’. Coloque o creme na forma montada com os biscoitos e a massa, dê um bom acabamento deixando o creme chegar até as bordas entre os biscoitos. Leve ao freezer por 12 horas ou até endurecer. Faça a cobertura: derreta o chocolate em banho-maria e adicione o creme de leite em caixa. Misture com o chocolate ainda quente e derrame por cima do creme já congelado. De novo preste atenção no acabamento! Alise com o ‘pão duro’ deixando a cobertura chegar até a borda. Leve para congelar por mais cerca de 6 horas. Na hora de servir, retire o aro da forma e espere uns 15 minutos, fica mais fácil para cortar.

9 comentários:

Mari disse...

Lu querida, que saudade!!! Esta receita caiu do céu: é a predileta do Marcelo!!! =D
Farei para ele no nosso almoço de dia dos pais!!!
Obrigada a você e à Marília!!
Beijo enorme

Mari

ameixa seca disse...

Essa torta é super famosa e tem um aspecto bem tentador. Quem me dera uma fatiazinha :)

Lookk disse...

Noossa, eu pensava que esta torta era bem mais difícil de fazer...
já está no favoritos, farei no final de semana ;)
bj

leonor de sousa bastos disse...

Uauh!...a torta ficou mesmo perfeitinha!...que luxo! :)

Nunca provei, nem nunca tinha ouvido falar essa tarte holandesa, que pelos vistos é tão famosa mas adorei o resultado!!

Como é bom ter leitoras assim!

Beijo!

Luciana B. disse...

Oi Mari e Karol, façam sim, depois me contem como ficou :)
Ameixa e Leonor, obrigada, bjs!
Lu

Marila disse...

Que bom que vocês gostaram... tentei detalhar todos os 'truques' dessa MARAVILHA!!!!

Façam mesmo e depois queria saber como ficou...
bjos,
Marila

® disse...

uai...capaz que a Marila é minha vizinha e nem sei...rs...
Imagine ter uma vizinha quituteira dessas, fazendo e aprovando a receitas de vcs?!! Estou feita!!
Parabéns pela receita!!
Um bejim!!
Vinni

amehliadigital.blogspot.com

Edilia disse...

Esta torta é sempre bem vinda de tão
boa que é, a foto está linda,parabéns
Edilia

dannah5 disse...

Lu, acredita que comi uma vez uma torta holandesa feita por uma moça que a familia dela tem descendencia, ela fez como se fosse um pave... menina, que pecado, ela derretia na boca, fazia quase puff depois que mordiamos.

Ate hj sonho com aquele pave!! ai ai

Sua torta esta me lembrando demais ele, nao q pareça um pave, mas parece dar a mesma sensaçao!ehehe

Agora vi uma receita de pave que adaptava o creme holandes, colocava amendoim, camada de doce de leite, chantilly, etc... deve ficar divino, ne?

Bah tu me deixou com vontade!!
hehe

beijocas