Pleno sabadão, um calor de 43º C em Ribeirão Preto, um bafo quente que parece vir do deserto do Saara, e eu encasquetei de fazer a receita dos Mexidos de Natal para o Intercâmbio Culinário. Estava sem ajuda nenhuma, já tinha feito pão de aveia e mel de manhã, já tinha lavado louça até... :) mas resolvi na última hora que ia fazer um risoto para o jantar.... desejo de risoto... nada Rita Palita!! :) )
Bom, fucei o freezer e tinha um pacote de bacalhau em lascas dessalgado que é muito legal para ter em casa. O preço é bem razoável comparando com outros de bacalhau, e é extremamente prático pois vem prontinho para ser usado... Só tive que deixar uma meia hora escorrendo em uma peneira NA TEMPERATURA AMBIENTE (não de iludam, é 43º C MESMO) que estava ótimo para usar.
Desculpem, blogueiros culinaristas de plantão... mas usei caldo em cubinhos mesmo, tomate da lata, salsinha já picada, pois era para ser risoto zás-trás mesmo!
Ficou muuuuito bom!! Mesmo que, como diz uma amiga minha, “um risoto nunca é igual a outro”, passo a receita deste para vocês!
Risoto de Bacalhau Zás-Trás
2 xíc (chá) de arroz arbóreo - 500 g de bacalhau em lascas dessalgado - 1 cebola picada - 2 dentes de alho bem picados - 2 col (sopa) de manteiga - 4 col (sopa) de azeite - 200 ml de vinho branco - ½ lata de tomates pelados picados grosseiramente - 3 colheres (sopa) de salsinha picada - 1 ½ litro de caldo de legumes ou de peixe - 15 azeitonas pretas grandes picadas
Faça o caldo fervendo um litro e meio de água com 6 cubinhos de caldo de legumes light. Reserve. Prepare o bacalhau: refogue o alho em 2 col (sopa) de azeite e em seguida acrescente o bacalhau e deixe refogar um pouco, para secar e cozinhar, sem mexer muito para não desmanchar as lascas. Em outra panela refogue a cebola na manteiga e no restante do azeite. Jogue o arroz e refogue por mais alguns minutos, coloque o vinho e mexa até evaporar. Vá acrescentando o caldo aos poucos, mexendo sempre, até o arroz cozinhar, mas sem ficar mole. Quando estiver quase cozido, colocar os tomates, as azeitonas e a salsinha e misturar bem. Servir imediatamente.
6 comentários:
Lu querida, está lindérrimo seu risotto!!! E tão pratico, ameiii!!
Caldo em cubinhos eu também uso, e muito!!! São mega práticos, né?? Fazer caldos naturais, mto embora não seja difícil, é demorado pra caramba... acabo recorrendo aos cubinhos, 99% das vezes! =D
Bjo grande!!!
Bacalhau fica bom de qualquer jeito :)
Lu, que risotto 10 heim!! De bacalhau, chiquérrimo. Eu me torturo mas não uso caldo em cubos. Tá, confesso, até uso mas em megas urgências.Não sei se porque estudei e fiz tudo com caldo fresco, agora acostumei. Faço um bom tanto e congelo em saquinho individuais. Quando preciso já ta pronto. Ai, quando vejo que resta uns 2 saquinhos, faço mais. È meio chato mesmo, mas o sabor é incomparável. Grande beijo amiga!!
Lu lindona, amei o risoto, ainda mais com bacalhau, aff, tudo de bom. Nem sempre é possível fazer caldos e picar legumes, e as vezes são as melhores receitas. Tenho certeza que esta é maravilhosa. Ah, obrigada pelos votos no Banquetes, recebas em dobro tudo o que me desejaste.Bj grande queirida.
Lu ,Adoro risoto e bacalhau mas nunca pensei nessa combinação perfect!!!Danadinha!!!
Bjs
Eu sei bem o que é este calor... já estou suando só de pensar, sou da região... Luciana, não conhecia aquele livro que você falou. Você está precisando de temperos indianos? Tenho aqui curry e masala que meu marido trouxe da Índia, posso mandar para você uma amostrinha :-) Beijos! Não achei seu e-mail... sorry...
Postar um comentário