sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Quiche integral de ratatouille

Por Luciana Betenson


Mais um desafio do blog “Rita Palita”. Desta vez, temos que fazer uma quiche salgada. Segui à risca as instruções: além de light e nutritiva (ou seja, que deixe a Rita cada vez mais Palita, mas com saúde) a receita tem que ser rápida e bem prática (já que a Rita irá preparar sua receita quando chegar do trabalho, de noite, super cansada)...

A quiche salgada é um dos pratos coringas do jantar aqui em casa. Adoramos!!

Inspirei-me na massa de quiche integral que aprendi com a minha professora de culinária, a Dri!!! Esta massa é uma delícia, fácil de fazer, pouco gordurosa e serve para qualquer quiche salgada.

Inovei no recheio. Na aula, a Adriana deu uma quiche de abobrinha e queijo. Hoje resolvi fazer com recheio de ratatouille, que tinha sobrado do final de semana. Outra coisa fabulosa desta quiche é que você pode aproveitar qualquer resto de legumes ou verduras refogadas para fazê-la.

Pesquisei um pouco sobre quiches. Quiche é uma torta salgada de origem francesa, feita com uma base de massa e recheio de ovos e leite/creme de leite batidos. A esta mistura junta-se o que quiser: carnes, legumes, queijos. A tradicional, que é a Quiche Lorraine, era originalmente feita com creme de leite, ovos e bacon. Hoje é comum adicionar a ela cubos de queijo, principalmente gruyere ou ementhal.

Atenção!! Momento cultural: não confundir QUICHE com KIRSCH... Este último é uma bebida alcoólica, um destilado feito de cerejas.

Quiche integral de ratatouille


MASSA
1 xíc (chá) de farinha de trigo comum – 1 xíc (chá) de farinha de trigo integral – 2 col (chá) rasas de fermento em pó – ½ xíc (chá) de óleo – ½ xíc (chá) de leite – ½ col (café) de sal

RECHEIO
2 xíc (chá) de ratatouille pronto (a receita você acha aqui) - 3 ovos inteiros - ½ xíc (chá) de creme de leite - 50 g de queijo parmesão ralado – 1 col (café) de sal

Ligar o forno a 180º. Fazer a massa: juntar as farinhas, o fermento, o sal e misturar. Acrescentar o óleo e misturar mais um pouco. Acrescentar o leite aos poucos até dar liga. Deixar a massa descansar por 15 minutos. Preencher uma forma de torta média desmontável com a massa. Fazer furos com o garfo e levá-la ao forno por 10 minutos. Enquanto isto, fazer o recheio. Bater os ovos com o creme de leite na batedeira, quando ficar fofinho juntar o queijo e o sal, bater mais um pouco. Juntar o ratatouille a este recheio. Tirar a massa do forno, colocar o recheio e levar para assar por mais 15 minutos.

10 comentários:

dri haddad disse...

to orgulhosíssima de vc gata!!!
ARRRRRRRRRAAAAAAASOUUUUUUUUUUUUUUU
beijo

Rosangela Neri disse...

A aparência é ótima! Vou copiar a receita. bjs e bom fim de semana!

Cris disse...

Ah que linda, colorida, hummmmmmm o sabor então, deve ser divino...

ameixa seca disse...

Gosto de quiche... com ratatouille deve ficar muito bom :)
Bom fim de semana!

Mari disse...

Lu, ficou maravilhosa tua quiche, querida!!! Adoro ratatouille, e te confesso que fiquei muito curiosa em provar essa tua quiche integral! Como as quiches são sempre bem vindas por aqui, essa receita já entrou para a minha (infindável) listinha.
Beijo grande.. =D

Luciana B. disse...

Oi Dri, obrigada :)
Rosangela, Cris, Ameixa e Mari, façam sim, é muito boa.
Um beijo!

Gina disse...

Luciana e Dri, parabéns às duas, essa quiche deve ter ficado saborosíssima!
Bjs.

Téia disse...

NOOOOOSSSA Lu, ficou muito linda esta quiche, os legumes coloridos se destacaram. Bela e deliciosa participação. Bj grande.

Laurinha disse...

adoro ratatouille, adoro quiche, combinou, ficou delicioso!
Beijinhos

Anônimo disse...

Olá,

Me chamo Priscila Stucky, e o João Roberto me indicou o blog de vocês, gostari de colocar uma nota na Revide falando sobre ele, qual o e-mail de vocês?

O meu é:
priscila@revide.com.br

Obrigada,

Priscila