sábado, 15 de novembro de 2008

Mais da Espanha: Barcelona

Por Adriana Haddad


Mais da Espanha. Mas agora mudando bem o cenário, de Madrid para Barcelona... Em bom catalão, Barcelona faz compras na avenida Passeig de Gràcia, mas, antes de cozinhar, freqüenta, diante do calçadão da rambla de Santa Mônica, o mercat Sant Josep, chamado de La Boqueria.

Na Catalunha, comer é uma arte consignada, no século 14, no livro de receitas "Llibre de Sent Suvé" -- e Barcelona, capital dessa região autônoma da Espanha, é hoje uma metrópole de 4 milhões de pessoas edificada entre a montanha e o mar Mediterrâneo.


Assim, La Boqueria (http://www.boqueria.info/), o mais vibrante mercado local, comercializa o melhor dos dois mundos, fornecendo tanto pescados frescos e salgados, lagostins, caranguejos e moluscos, como carnes de caça, queijos e charcuteria.

A lista de iguarias à venda inclui ainda ovos diversos, frutas frescas, passas e confitadas, torrone (ou turrón), nozes e avelãs, grãos, cogumelos, olivas e conservas, legumes e uma infinidade de delicatessens, chás, ervas e temperos, com destaque para o açafrão -- tido pelo mais caro condimento do mundo, usado para dar colorido amarelo-dourado ao arroz.

Além de chefs e donas-de-casa, turistas comilões também freqüentam esse mercadão. Não preciso dizer que enlouqueci nesse lugar, mas infelizmente estava hospedada em um hotel e não em um apartamento (e esse é um erro que eu me prometi não mais repetir... é um sacrilégio em ares mediterrâneos...) e por isso não pude comprar tudo que eu vi ...e não foi pouco!


Não deixem de notar os pêssegos gigantes... maiores que o nosso punho fechado!!




4 comentários:

Mari disse...

Meninas queridas, estou literalmente deslumbrada com esse post! Caso viajasse para a Espanha, ia sentir não poder trazer na minha mala todos esses frutos do mar! Por aqui são tão caros e inacessíveis, e nem em sonhos temos essa variedade toda, né? Uma pena, pois aqui em casa, todos gostamos... =D
Adoro as novidades de vocês...
Bjo grande!!

ameixa seca disse...

Adoro esses mercados fabulosos onde encontramos de quase tudo :)
Os pêssegos têm óptima cara... mas os docinhos então, maravilha!!!

Téia disse...

AI, ai, que vontade de conhecer a Espanha e todas as suas cores e sabores. Lindo post, fiquei maravilhada. Bj grande a todos.

dri haddad disse...

oi queridas mari,teia e ameixa!!!
realmente fiquei extremamente triste de estar ali e não poder ter desfrutado de todas aquelas iguarias!
muito rica a espanha em ingredientes deliciosos realmente!!!
um beijo grande e obrigada pelos comentarios