sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Desafio Finger Foods: aspargos frescos com presunto cru

Por Luciana Betenson


Mais um desafio culinário! Desta vez quem propôs foi a Chef Débora Cordeiro, do blog Mirepoix. A idéia é preparar um Finger Food, ou seja, uma comidinha pequena para se comer com os dedos, sem usar talheres.

Como diz a Débora, é “uma ótima pedida incluir no cardápio de fim de ano os famosos finger foods que podem ganhar sabores novos e refrescantes. Doces ou salgados, eles podem ser uma reinvenção para aquela salada de sempre se preparados em mini cups, por exemplo, ou como belos mini sanduíches tradicionais servidos quentes ou frios. Pense em novas bases, sai do pão e use legumes e frutas consistentes, agregando assim além de mais sabor, nutrientes para a alimentação e paladar de seus convidados. Invente!!”

Tirei a minha idéia de um livro que comprei recentemente e estou simplesmente amando: Quick & Easy Tapas, da Silvana Franco. O meu finger food é fácil e rápido mesmo!!


Aspargos frescos grelhados com presunto cru

12 aspargos frescos - 6 fatias de presunto cru - 2 col (sopa) de azeite - sal grosso e pimenta-do-reino a gosto

Aquecer o forno em 220º. Lavar os aspargos. Cortar as fatias de presunto cru longitudinalmente e enrolá-las em cada aspargo. Colocar tudo em um assadeira. Pincelar com azeite e polvilhar sal grosso e pimenta-do-reino por cima. Lembre-se que o presunto já é salgado! Levar ao forno quente por 10 minutos e servir, frio ou quente.

7 comentários:

Unknown disse...

Gosto muito de espargos e feitos assim devem ter ficado deliciosos!

beijinhos

Unknown disse...

Lu, que trabalhão hein? kkk
Brincadeira, mas deve ter ficado divino.
Bjs

ameixa seca disse...

Ainda não encontrei espargos frescos e nem sei se gosto! Mas ficou com óptimo aspecto :)

Mari disse...

Lu querida, eu comeria essa bandejinha toda num piscar de olhos! rsrsrs... a-m-o aspargos frescos e presunto cru... a combinação deve ser perfeita.
Ficaram lindos demais... =D
Super beijo!

Gina disse...

Fáceis e saborosos, com certeza!
Achei outro dia no Mercado Municipal de Curitiba aspargos frescos e já tenho essa sugestão pra preparar.
Bjs.

Luciana B. disse...

Obrigada Filipa, Nana, Mari e Ameixa!
Oi Gina, faz depois me conta! Fica muito gostoso mesmo sendo muito simples para fazer. :)

Home Made Chef De Cordeiro disse...

Já está no ar como prometido a apostila que reune todas as receitas participantes do desafio dos Finger Foods. Você pode baixar por download (PDF) de forma rápida e totalmente gratuita. Uma forma de guardar com carinho a sua participação nesse super desafio realizado pelo blog Mirepoix. Acesse http://lojadopratofeito.blogspot.com/ (MENU LATERAL)