sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Torta de tomates provençal

Por Adriana Haddad

Nesta minha breve estada em Avignon, na região da Provence na França, fiz uma aula de gastronomia provençal e aprendi um menu super básico, mas realmente delicioso. Esta torta de tomates me surpreendeu porque além de ter uma aparência linda, tem um mix de sabores simples e maravilhoso. Tive que adaptar a receita, pois é difícil encontrar em Araraquara aqueles tomates lindos, redondinhos, durinhos e super suculentos, mas confesso que fez pouquíssima diferença da original. Aliás, eu mudei o queijo, que originalmente seria gruyere, para um gorgonzola que eu tinha na geladeira e que me dava uma piscadinha a cada vez que eu a abria... Confiram: tem um sabor adocicado, picante e levemente ácido que eu adoro.



Torta de tomates provençal

massa
100 g de manteiga
200 g de farinha de trigo
1 ½ col (chá) de sal
1 gema
3 col (sopa) de água

Cortar a manteiga em pedacinhos e amassá-la até reduzi-la a uma pomada. Colocar em uma tigela a farinha, o sal, a água e misturar bem com os dedos; depois adicionar a manteiga. Misturar até obter uma massa homogênea. Fazer uma bola, embrulhar e deixar repousando por no mínimo 2 horas na geladeira (pode-se fazer de véspera). Retirar da geladeira e esperar chegar à temperatura ambiente antes de trabalhar a massa. Forrar uma assadeira redonda (de 25 cm de diâmetro com o fundo removível) com a massa, fazer pequenos furos com o garfo no fundo da massa e levar ao forno por 15min

recheio

5 tomates médios maduros e firmes
2 col (sopa) de tomilho (a receita original pedia fresco, mas como não encontrei fiz com o tomilho seco – neste caso, colocar apenas 2 colheres de chá)
60 g de queijo gorgonzola (deveria ser gruyere, que dá um sabor mais adocicado)
1 ½ col (sopa) de óleo de milho
500 g de cebolas cortadas longitudinalmente
3 dentes de alho amassados
150 g de bacon defumado
400 g de tomate pelado sem o caldo (enlatado)
2 col (sopa) de massa de tomate
2 col (sopa) de açúcar
2 ovos médios
2 col (sopa) de orégano fresco
sal e pimenta-do-reino moída na hora


Tirar a pele dos tomates, salgá-los e deixá-los escorrer no escorredor de massa por uns 20 minutos. Enquanto isso, colocar o bacon, o óleo e as cebolas em uma grande frigideira e deixar dourar por 15 minutos. Adicionar o açúcar, o alho, o tomate pelado e a massa de tomate e levar ao fogo baixo por mais 10 minutos. Mexa de vez em quando e deixe esfriar. Bater levemente os ovos, temperar com sal e pimenta e colocar o orégano fresco. Adicionar esta mistura à frigideira. Coloque a mistura sobre a massa, cubra com o gorgonzola ralado, coloque as rodelas de tomate escorrido e salpique com tomilho. Leve ao forno por mais 30 minutos. Deixar repousar 5 minutos antes de servir :-)


7 comentários:

Cininha disse...

Ena que torta/tarte maravilhosa, adorei, porque adoro tomate e esses queijos de sabor forte, vou anotar para fazer um dia destes, ainda que os meus homens não vão amar!!

Tânia disse...

Que torta divina!!
Vou reproduzir, com certeza!

Flavia PAntoja disse...

Está linda !! Eu adoro tomilho, é uma das ervas que tenho sempre em casa !! Mandou bem nessa temporada na Provence !! Bjs!

dri haddad disse...

:o)
meninas! é realmente deliciosa,façam!!!
beijos
dri

Verena disse...

Lu, que delícia deve ser essa torta! Imagino com tomates orgânicos...!
Vou fazer com toda certeza...outra para testar como a de Alho Poró!
Adorei!
Beijos e ótimo final de semana!

ameixa seca disse...

Nunca experimentei mas ficou super bonita. Gosto de tomates e queijos, acho que iria gostar desta torta :)

Susi disse...

Parece uma delicia,a foto ta linda.
Agua na boca!!
bj