sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Pão de sálvia (Sage Bread) para o World Bread Day 2009

Por Luciana Betenson

Hoje é world bread day 2009 - yes we bake.(last day of sumbission october 17) e apresento a vocês a minha receita de pão!

Esta receita de pão de sálvia é uma tentativa de recriação de uma receita parecida que uma funcionária da minha mãe fazia e todos amavam... depois de muitos anos ela foi embora (casou-se com um italiano e foi morar na Itália, onde abriu um restaurante com o marido - final feliz daqueles!!) ... e a receita do pão de sálvia tão amado foi embora com ela ;-)

Tive a ideia de fazer o pão por causa deste post da Valentina, no fim desisti, achei que a foto não estava boa... bobeei! A Valentina pedia que fizéssemos uma receita com algum ingrediente plantado por nós ou comprado direto de alguém que o cultivasse. E a sálvia é sem dúvida a erva que está mais bonita na hortinha da minha casa nova. Olhem só:




O pão podia ter ficado mais verdinho (o da Lourdes ficava super verde!) mas o gosto é praticamente igual ao pão da minha infância. Delícia e muuuito fácil, gente.

Pão de sálvia



1 xíc (chá) de leite fervendo
1 cebola picada
1 dente de alho
3/4 xíc (chá) de óleo de milho
1 col (sopa) rasa de açúcar
3 ovos
1 col (sopa) rasa de sal
2 tabletes de fermento biológico (30 g)
3 xíc (chá) de folhas de sálvia
800 g de farinha de trigo


Bater no liquidificador o leite fervente com a cebola e o alho e acrescentar os demais ingredientes na ordem da receita, um a um (menos a farinha de trigo), batendo sempre. Despejar em uma vasilha e acrescentar a farinha de trigo. Sovar um pouco a massa e deixar crescer por 30 minutos. Fazer um pão grande ou dois pequenos, colocar em forma(s) de bolo inglês enfarinhada(s) e deixar crescer mais 20 minutos. Levar ao forno pré-aquecido em 180º por 30 a 40 minutos.




11 comentários:

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Esse pão deve ser bem aromático, uma belíssima participação no WBD 2009
Bj Moira

Anônimo disse...

que delicia de pao, eu tinha salvia plantada aq, e vc acredita q coincidencia plantei denovo salvia ontem em sementes!

ameixa seca disse...

Não consigo fazer crescer sálvia aqui em casa. Simplesmente não dá! Tenho pena porque esse pão tem um belo aspecto :)

Flavia Pantoja disse...

O italiano é que foi inteligente!! Surrupiou a receita pra ele!! eheheh
Adoro salvia... É tão pouco aproveitada aqui no Brasil...acho uma erva injustiçada! bjs e bom final de semana

Claudia Lima disse...

Lu ficou ótimo este pão!
Adorei a sua horta e a história da moça que teve um funal feliz!
Não vejo a hora de ter minha hortinha tb.
Parabéns pela sua participação. Este evento é maravilhoso!
Bjs :)

carmencita disse...

Belo pão e me despertou a curiosidade, deve ser muito saboroso.Por aqui só a sálvia comprada e quando se acha na feira, porque em supermercado não tenho visto. Boa idéia de se ter um vasinho com a sálvia, já faço isso com hortelã e manjericão.
Meu problema é espaço infelizmente.
Vou ver se encontro já plantadinha no Garden Sul.
E vou fazer esse pão, adoro pães com ervas.Bjss

Luciana B. disse...

Oi Moira, Ameixa e Claudia, ja fui la nos blogs de voces conferir sua participacao no World Bread Day, maravilhoas receitas :-)
Fabiano, planta de novo a salvia, vale a pena!
Flavia, e verdade que a salvia e injusticada, em Ribeirao Preto nem tem para comprar nos supermercados e quitandas, ou seja, o jeito e plantar mesmo :-)
Carmencita, faz sim, voce vai gostar muito deste pao :-)

Verena disse...

Lu,
Que maravilha de receita!!!!
Amo pães, você já sabe, e esse pão deve ser imensamente saboroso!
Parabéns pela participação!
Beijocas,

Carolina Andrade disse...

Lu, passei pra dizer que AMEI lhe conhecer, você é um doce de pessoa, muito simpática e atenciosa. Pena que não deu pra conversarmos muito. Mas outros virão com certeza!! Ah, eu tinha um pé de sálvia lindão aqui em casa, e num dia que o cara veio arrumar o telhado da minha vó. Ele deixou cair um bola de cimento fresco em cima, estrupiou minha sálvia. E a nova mudinha que plantei não deu nada ainda. Mas eu adoro e usu muito. No pão nunca coloquei. Lu, beijo grande e boa semana!

Iliane disse...

oi Lú!!!...menina..adorando conhecer seu blog..e..o bom que antes de conhec-lo..conheci você!!..que é graça de pessoa..super alto astral..alegre..amei..e..amei essa receita de pão..deve ter ficado delicioso mesmo...bom começo de semana..li

Cris disse...

Adorei o pão, ficou lindo! E a hortinha... que vontade de ter uma assim! em breve...