sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Food Tasting and Cultural Tour do Chicago Food Planet

Por Luciana Betenson

Toda vez que viajamos fazemos a lição de casa antes. Primeiro, pedindo dicas aos amigos descolados, depois passando pelos blogs de viagem mais legais, entre eles este e este. E fazemos sempre a pesquisa obrigatória no Trip Advisor, para nós o melhor site de viagens que existe. Pois nos chamou a atenção o fato do Food Tasting and Cultural Walking Tour do Chicago Food Planet estar entre as cinco melhores atrações da cidade pelo TripAdvisor. Resolvido. Tivemos muita sorte de pegar um dia lindo, ensolarado.

Como funciona? São dois trajetos, sendo que fizemos o Near North, que circula pelo Old Town de Chicago. O grupo, que pode ter no máximo 12 pessoas (o nosso tinha só quatro), encontra-se com o guia (no caso a Ariela, super simpática e com ótimo conhecimento dos arredores) no primeiro lugar a ser visitado. Daí, vamos a pé pelo bairro do Old Town, escutando pelo caminho curiosidades a respeito da arquitetura e da cultura local, além de visitarmos sete lugares ligados à comida. Andamos bem, são cerca de 3 quilômetros durante 3 horas de passeio. É tudo muito organizado. Logo no início recebemos o mapa do trajeto, explicações de como voltar ao ponto inicial, endereço completo de todos os locais a ser visitados e cupons de desconto para voltar depois, já que durante o tour não é permitido fazer compras. Em cada ponto de parada, há uma pequena explicação sobre o lugar.

Queria compartilhar com vocês este passeio tão legal. A seguir, fotos e explicações para que também possam viajar conosco em um Food Tasting and Cultural Tour virtual!

Food Tasting and Cultural Tour do Chicago Food Planet

1. Ashkenaz Deli

Encontramos o grupo nesta pequena e bem típica delicatessen judaica, onde experimentamos o Reuben, sanduíche criado no início do século e que depois virou um clássico nos EUA. Com pequenas variações, é feito com pão integral, pastrami ou corned beef (espécies de embutidos feitos com carne de boi curada), queijo suíço, chucrute e molho Russian (uma maionese bem temperada com cebola picada, alcaparras, raiz forte, ketchup, páprica, ervas, etc). Delicioso...


Este sanduíche, que normalmente vem com quase 10 cm de pastrami no pão integral, deve ser o precursor daquele famoso sanduíche de mortadela do Mercadão em São Paulo... A foto do Reuben que eu comi não ficou legal, então pedi esta emprestada daqui para vocês terem uma ideia como ele é.



Sim, a loja é diferente mas é a mesma marca da que tem em São Paulo, capital. Foi bem legal aprender mais sobre a bebida mais consumida no mundo e entender as diferenças entre chá branco, verde, preto, etc. Também aprendemos a fazer chá da forma correta, sem deixar a água ferver e sem deixá-la horas na infusão com a planta. E experimentamos um chá gelado divino, Cranberry Mango Green Tea. Comprei mais tarde neste lugar o melhor chá que eu já bebi na vida, o africano Rooibush, aromatizado com Cream Caramel, não tem nada igual. E não tem cafeína, sendo ótimo para tomar à noite. Se puderem, experimentem!



Isto é Old Town Chicago... ruas limpas, largas e arborizadas.





3. The Spice House


A ME-LHOR parte do passeio para mim! Da esquina dava para sentir aquele cheiro divino de mistura de especiarias. Dentro, uma loja antiga, com cara de entreposto, cheia de sacos, caixas, potes, potinhos e cheiros deliciosos por todos os lados. No próprio porão da loja eles ralam, secam, preparam misturas, pesam e embalam. Também teve uma mini aula sobre pimentas e canelas. Difícil resistir aqui! Eu queria comprar tuuudo. Quem quiser babar, dá uma olhada no catálogo deles – só de sal e mixes de sal tem 24 tipos diferentes (eu devia ter deixado para comprar a flor de sal aqui, mas já tinha comprado em NY, voilà...)





A segunda melhor parada do passeio. Uma loja só de azeites e balsâmicos, de todas as idades, acidez, aromatizados ou não :-) Eles têm mini copinhos para degustação e indicam na hora incríveis misturas entre os dois, como por exemplo aceto aromatizado com cranberry e azeite aromatizado com manjericão – juro, gente, é bom ;-) É bem legal também degustar e comparar acetos de vários graus de envelhecimento.



Esta placa estava lá na parede do Old Town Oil.



5. The Fudge Pot

Fábrica artesanal de chocolate que, como a maioria dos estabelecimentos do Food Tour, é antiga e familiar. Os fundadores eram ex-funcionários chocolateiros da fábrica de chocolates Hershey’s, na parede da loja tem fotos e a história deles.





E vamos andar mais um pouquinho, ver mais da arquitetura deste bairro antigo da cidade...







Esta é a loja do Chef Chocolatier Jay Shindler, que é um dos mais badalados caterers da cidade. Seu serviço de buffet atende hoje o Presidente Obama quando está em Chicago, além de outras personalidades. Dentro do tour, foi o lugar mais sem-graça, enfim... Provamos queijos e um hummus que estava gostosinho, só.


Atenção, paulistas e paulistanos... A pizza Chicago-style, chamada por uns de stuffed pizza e por outros de deep-dish pizza (há os que acham que diferem ligeiramente uma da outra) não é uma pizza propriamente dita, mas uma torta-pizza. Nesta pizza inventada em Chicago no restaurante Uno e da qual eles têm o maior orgulho, a massa é colocada no fundo e nas laterais de uma forma redonda de pelo menos 3 cm de altura, bem untada com azeite, e sobre a massa vão queijos, carnes, vegetais etc. Por cima, um molho normalmente feito com tomates crus. O interessante desta pizza da Bacino’s, onde terminou nosso Food Tour, é que é feita com mussarela light e molho de tomates praticamente sem gordura. Assim, ela é saborosa mas não tão calórica. Foi um ótimo encerramento. :-)


11 comentários:

Gina disse...

Fazer a lição de casa é muito bom para aproveitar tudo que uma viagem pode oferecer.
Que tour, hein! Poder degustar faz toda a diferença.
Quando fui à Itália e Portugal ano passado, foi a filha que preparou o roteiro de dezenas de páginas. Você não faz ideia. Ela podia ser guia de turismo.
Vi a sua foto no encontro de blogueiras!
Bom final de semana!

Fer Guimaraes Rosa disse...

Lu, nunca fiz um tour desses, embora saiba que tem deles em San Francisco.

Passei quinze dias em Chicago em 2002. Dirigi e camelei muito pela cidade, acho que reconheci aquela esquina com a casinha amarela. Adorei a cidade, mas nunca mais voltei.

Só por curiosidade, quanto custou esse tour?

beijo,

ameixa seca disse...

Adorei tudo mas os chás, especiarias e essa tarte-pizza do fim eu adorava conhecer :)

Luciana B. disse...

Gina,é sempre bom mesmo fazer a lição de casa antes de viajar! Agora você precisa postar o seu encontro de blogueiras :-)

Fer, Chicago é uma cidade muito, muito legal mesmo! O tour custa 42 dólares por pessoa e acho que vale quanto pesa. Você devia fazer o de São Francisco!

Ameixa, as especiarias foram o ponto alto da viagem mesmo :-)

Clau Alaminos disse...

Lu, fiquei louca com a loja de especiarias. O tour todo deve ser muito legal. Já tinha vontade de conhecer Chicago, agora a vontade aumentou. Adoro a pan pizza da UNO. Beijo.

Ana Powell disse...

Fiquei maravilhada com as fotos que tiraste.
Absolutamente lindas, adorava visitar x

Cinara disse...

Que fotos bacanas, Lu!! Eu estive em Chicago há muitos anos, quando ainda não era tão ligada em comida... Mas a cidade é realmente linda! Valeu pelas dicas! ;o)
Beijos e uma ótima semana para você!

Verena disse...

Lu, que maravilha essa sua viagem! Amei tudo, imagino que loucura conseguir se segurar durante o tour para não comprar nada...!
Eu sou super adepta do dever de casa antes de viagens...e também do turismo gastronômico!
Adorei as dicas, ainda não conheço Chicago mas já havia lido e ouvido ótimas dicas!
Beijocas e ótima semana!

Eduardo Luz disse...

É, você fez o post que eu não consegui fazer! rs
Está engavetado até hoje!!
Abs

Fernanda De Prá disse...

Olá! Adorei a dica do tour e gostaria de saber se vc conhece alguém que fez o outro tour "Bucktown"? Será que vale a pena fazer os dois???
Obrigada.

Luciana B. disse...

Oi Fernanda, infelizmente não conheço ninguém que fez o "Bucktown"! Desculpe, não consigo te ajudar neste ponto. Um abraço,
Luciana