segunda-feira, 19 de maio de 2008

Uma receita de pão integral


Por Luciana Betenson
Continuando minhas experiências com a máquina de fazer pão, resolvi testar uma receita de pão integral, que eu adoro e como todos os dias no café da manhã. A receita é da nutricionista Danira Clemente, de Campinas, que trabalha com nutrição funcional e me deu dicas maravilhosas de pães e bolos integrais que aos poucos vou testando e contando para vocês.

Pelo fato da minha máquina fazer pães de no máximo 900 g, tive que reduzir os ingredientes da receita original. Não tinha quinua em flocos nem castanhas de caju em casa, então não coloquei estes ingredientes. Fiz a receita com as sementes de linhaça inteiras, mas o certo mesmo é passá-las no processador ou no liquidificador na tecla “pulsar” para quebrar as sementes e assim aproveitar mais os benefícios da linhaça, que são muitos. Entre eles, ela auxilia: no combate à acne e no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa; na modulação do sistema imunológico; na diminuição do risco de arterosclerose; no controle da glicemia e na regularização da função intestinal. Também tem propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon.

O pão deu certo, ficou uma delícia, e apesar de totalmente integral não ficou pesado. Para quem quiser testar na sua máquina segue a minha receita (feita na função “pão integral”): ½ kg de farinha de trigo integral, 100 ml de sementes de linhaça, 100 ml de aveia em flocos, 1 col sopa de açúcar mascavo, 1 col sopa de sal, 1 col de sopa de fermento biológico instantâneo, 3 col sopa de óleo e 250 ml de água morna.
A receita original na qual me baseei é a seguinte:

Pão integral da Danira Clemente

1 kg de farinha de trigo integral - 1 xíc. de chá de linhaça - 3 colheres de sopa de óleo - 1 litro de água morna - 1 envelope de fermento biológico instantâneo (10 g) - 1 colher de sopa de sal - 1 colher de sopa de açúcar mascavo - 2/3 de xíc. chá de aveia em flocos - 3 colheres de sopa de quinua (opcional) - 3 colheres de sopa de castanhas trituradas (opcional)

Misture todos os ingredientes e sove bem. Deixe descansar por 40 minutos. Molde os pães e coloque em forma untada com óleo. Deixe descansar por mais 1 hora. Asse em forno médio por 40 minutos.

Um comentário:

dri haddad disse...

oi lu!!!eu faço esse pão integral respeitando as medidas das receitas que vem na maquina,mas eu uso aquele mix de grãos ,dá super certo,basta voce substituir farinha por farinha e liquido por liquido,ficou maravilhoso seu pão
um beijão