quarta-feira, 28 de maio de 2008

Cozido asiático de frango com cogumelos

Por Adriana Haddad

Tinha combinado fazer um jantar indiano esta semana, mas nada me inspirou. As receitas eram lindas mas demoradíssimas... A sobremesa, que deveria ser um flan de rosas, levaria 4 horas na geladeira e não seria tão legal para cantar parabéns para a Cris, que tinha feito aniversário um dia antes. Assim, estava bem indecisa, mas tranquila porque no fim tudo dá certo - pelo menos até agora foi assim nas aulas! :)

Então achei uma receita de frango com champignons que, embora parecesse gostosa, era bem normal e não tinha nada de indiana! Aí entrou minha inspiração... desculpem, mas é mais forte do que tudo quando chega! Resolvi transformar o frango em asiático acrescentando curry e gengibre e trocando a salsinha da receita original por coentro. BINGO! Ficou super oriental :)))

Alterei as medidas porque éramos sete entre profa. e alunas, mas a receita original é perfeita para 4 pessoas.

Cozido asiático de frango com cogumelos

250g de frango desossado sem pele e cortado em pedaços de 3 cm - 2 col. sopa de farinha de trigo - 1/2 col. sopa de sal - 2 col. sopa de azeite - 1 col. sopa de curry - 8 chalotas - 8 dentes de alho descascados - 2 cm de gengibre cortado em pedacinhos - 6 batatas miúdas - 300 g de cogumelos cortados em metades - 2 cenouras cortadas em rodelas finas - 3/4 de xíc chá de caldo de galinha - 2 col. sopa de suco de limão - sal e pimenta a gosto - 1 e 1/4 xíc. chá de ervilhas frescas congeladas - 3 cebolinhas cortadas em tiras de 3 cm - coentro picado

Passe os pedaços de frango na farinha de trigo misturada com a 1/2 col. sopa de sal e tire o excesso. Coloque o azeite em uma panela e frite o frango com o curry por 5 min ou até que doure bem e reserve. Refogue as chalotas e os dentes de alho com o gengibre até dourarem ligeiramente e acrescente as batatas cortadas ao meio, os cogumelos e as rodelas de cenoura. Acrescente o caldo de galinha e o suco de limão, tempere com sal e pimenta e espere ferver. Abaixe o fogo e tampe a panela para cozinhar até a batata ficar tenra (eu aconselho dar uma pré-cozida nas batatas antes, para acelerar o cozimento junto com os outros ingredientes). Recoloque o frango na panela, acrescente as ervilhas congeladas e as cebolinhas cortadas em tiras e continue cozinhando até que as ervilhas estejam quentes. Enfeite com coentro picado e sirva com arroz :)))

Nenhum comentário: