terça-feira, 29 de setembro de 2009

O Bolo Helicóptero da Stephanie

Mais uma colaboração da Stephanie, amiga e leitora assídua do blog, que mora nos EUA e observa os preceitos kasher.

Vai chegando a data de aniversário de cada criança e eu fico procurando o que fazer de diferente... estou cheia de comprar bolos que não são tão bons... aqui nos EUA eu ainda não encontrei nada de muito legal que seja gostoso do jeitinho brasileiro... bons tempos de confeitarias brasileiras!
Tenho uma grande amiga em Jerusalém, Karen, que é uma super boleira. Ela faz bolos super bonitos e bem caseiros, daquele tipo que qualquer um pode fazer, basta ter criatividade, e isso a Karen tem de sobra!

No Orkut dela tem um monte de fotos dos bolos dela, super legais, um mais bem montado que o outro... se alguém quiser dar uma olhada nos bolos super legais que ela faz, o nome completo dela no Orkut é Karen Dachtelberg Migdal. Vale a pena! A ideia do bolo de helicóptero é dela, eu copiei e saiu bem legal.

Pode-se usar qualquer receita de bolo! Uma dica importante é colocar a assadeira com o bolo pronto (depois de frio) no freezer por algumas horas ou de um dia pro outro. Ai é só deixar descongelar um pouco o bolo. Assim fica super fácil recortar e passar a cobertura sem o bolo esfarelar. Essa dica é da própria Karen.
Depois, desenhe o que quiser num pedaço de papel manteiga, ponha sobre o bolo na assadeira já pronto e passe uma faca através do papel desenhado, assim recortando o bolo no formato desejado.

A cobertura é feita com chantilly, que já pode ser comprado pronto. Com colorante líquido (não sei onde se compra isso no Brasil, se na padaria ou no mercado) separa-se o chantilly em potinhos e use o colorante para obter as cores desejadas. Aí, é só usar esse chantilly como cobertura, usando uma espátula e uma faca para tanto.

Eu ainda decorei com balinhas... é só soltar a imaginação.

Coloquei o bolo em cima de uma tábua grande de cortar verduras forrada com papel alumínio e recortei nuvens azuis.

Divirtam-se!

Segue abaixo uma receita de bolo super versátil que uso muito. Foi essa que usei para o bolo:

Bolo Fofinho por Joyce Breuer

4 xíc (chá) de farinha de trigo
3 xíc (chá) de açúcar
250 g de margarina
5 ovos
400 ml de leite de coco
2 col (sopa) de fermento em pó

Bater a margarina com o açúcar; juntar os ovos e bater por mais 10 minutos. Adicionar o leite de coco, a farinha e o fermento. Despejar em forma untada (eu uso assadeira grande, esse bolo rende bem) e levar ao forno moderado até que espetando um palito este saia limpo.

Ótimo para aniversário de criança!

Stephanie

6 comentários:

cucchiaiopieno.com.br disse...

Que idéia mais linda! Muito delicada.
Um abraço
Léia

Cininha disse...

Lindo esse helicoptero o meu menino iria adorar um bolinho assim, ele adora os "alicopes" hehe
bjinhos

ameixa seca disse...

Realmente, o que precisamos é de imaginação e criatividade. Mas também é preciso jeitinho :)

Cláudia Marques disse...

É uma ideia excelente, principalmente em bolos para crianças; é mesmo uma questão de soltar a imaginação, mas as mãos tb têm que ajudar, pq é bastante minucioso...

Tânia disse...

Se eu achei lindo, imagino uma criança....certamente irá delirar.
Beijinhos

Cris disse...

Admiro tanto isto nelas, esta disponibilidade de fazer as festinhas para os filhos e inventar tanta moda legal. Beijos Lu.