Taí. Peguei esta ideia da Bel. É o seguinte. Tenho mil e uma receitas de bolos para testar. Mas estou sempre de dieta. Fico na dúvida eterna se faço ou não faço um bolinho. Melhor não fazer... será que eu faço??
Então achei bom isto de fazer bolo toda sexta-feira, e só neste dia, o pessoal em casa come no lanche e durante o final de semana ele tem que acabar, de qualquer jeito, pois segunda-feira é Dia Mundial do Regime :)
Sexta passada vinham três amigos da escola dos meninos brincar aqui em casa. Mais os dois vizinhos, eram 7 bocas para alimentar... e quem sabe ter a SORTE do bolo acabar logo? :)
Escolhi uma receita do meu caderno de recortes, que estava até amarelada, o bolo Formigueiro. Eu sei que ele é manjado... mas nada como um bolo assim para agradar a criançada, fora que eu nunca tinha feito este bolo!!
Não é um bolo molhadinho. É um bolo leve, fofinho, com um leve gosto de coco e com os granulados de chocolate explodindo na boca. Gostoso. Cobri com um brigadeiro ‘ralo’ e alguns granulados para enfeitar e encher os olhos da criançada. E quem gostou mais foi o meu marido, que comeu quase o bolo todo...
Bolo Formigueiro
2 xíc (chá) de açúcar
150 g de manteiga sem sal
3 ovos
2 xíc (chá) de farinha de trigo
1 col (sopa) rasa de fermento em pó
1 vidro pequeno de leite de coco (200 ml)
1 pacote de coco ralado (100 g)
1 pacote de chocolate granulado (130 g)
Pré-aquecer o forno a 180º. Bater as claras em neve e reservar. Bater o açúcar com a manteiga até formar um creme fofo. Acrescentar as gemas e bater mais um pouco. Diminuir a velocidade da batedeira e adicionar aos poucos a farinha já misturada com o fermento em pó. Acrescentar o leite de coco e bater até misturar. Desligar a batedeira e juntar delicadamente o coco ralado, o chocolate em pó e por último as claras em neve. Assar em uma forma redonda de buraco no meio, untada e enfarinhada, por mais ou menos 45 minutos.
11 comentários:
Sei bem como é bom este bolo! Mas esta coberturinha deu um tchans maravilhoso!
Aqui em casa pro bolo não ficar rolando de um lado para outro e eu ter que correr atrás de uma boquinha para comê-lo, tenho feito meia receita! :)
bjos e bom final de semana,
Glau
www.blogquitandoca.blogspot.com
Luh!!
Bolo formigueiro é 'bão' o ano todo, né?!:) E vc caprichou nesse, hein...ficou um bolão...e essa cobertura deixa ainda mais apetitoso...:D
Um bejim!!
e quem é que não gosta de um bom bolo formigueiro?
eu adoro... beijos
Sabe que eu nunca provei este bolo?
Ficou muito tentador.
Eu tb tenho que ficar de olho na balança. Um dos meus segredos é só fazer receitas com menos de 1 xícara de açúcar.
Eu sempre coloco menos açúcar e provo o gosto da massa. Se estiver bom, perfeito!
Bjs :)
Ficou lindo coberto com chocolate,as crianças adoram este bolo.
Edilia
O leite de coco deve ficar demais no bolo :)
Adorei a receita adoro leite de coco, um dia destes experimento e ponho no meu blog ok ;)
Luciana, ja comecei a salivar lendo a sua descriçao,depois q vi a foto quase babei, conclusao: vou ja pra dispensa ver se falta algum ingrediente.
Olá Luciana!
A minha avó fazia este bolo tantas vezes!...
Quando era pequena era o meu bolo favorito e por isso posso imaginar a alegria das crianças e o entusiasmo do seu marido com esse bolinho para o lanche! :)
O bolo está com um ar super fofo e essa cobertura ficou uma delicia!
Beijo!
Ficou tão lindo, com cara de bolo caseiro mesmo, as crianças devem ter amado!!!
Um beijo e ótimo domingo!
Que bolo com ar delicioso!! bjinho
Postar um comentário