sexta-feira, 31 de julho de 2009

Bolo de limão siciliano da Flávia

Por Luciana Betenson

Milagre! Depois de um ano e meio morando em Ribeirão Preto, pela primeira vez vejo limões sicilianos na quitanda. Que delícia... Comprei logo 3 bandejas e comecei a pensar no que fazer com eles. Resolvi-me por este bolo de limão lindo e perfumado (dá para sentir o cheirinho pelo computador...) que vi no blog da Flávia (o Simplesmente Delícia, uma das minhas bíblias culinárias). Quase não consegui salvar um pedaço para tirar foto, o povo em casa atacou o bolo! Ficou fora do normal de bom, experimentem fazê-lo.

Bolo de limão siciliano da Flávia



3 copos de farinha
3 col (sobremesa) de fermento em pó
½ col (sobremesa) de sal
3 col (sopa) bem cheias de raspas de limão siciliano (cuidado para não ralar a parte branca da fruta)
1 col (sobremesa) de essência de baunilha
200 g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 ½ copo de açúcar
6 ovos
1 copo de leite, temperatura ambiente
2 copos de açúcar de confeiteiro
½ copo de suco de limão siciliano (usei ¾ copo, gosto beeeem azedo)

Explicação inicial: a Flávia usa muito esta medida, o “copo”. No começo eu mudava tudo para as minhas xícaras usuais. Hoje em dia já guardo um copo de requeijão daqueles de 250 ml para fazer as receitas da Flávia... :) Sugiro que façam o mesmo.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e polvilhe com farinha uma forma redonda de 24 cm (se não tiver, não use a forma de bolo com buraco no meio, pois é muita massa. Melhor uma assadeira). Numa vasilha, misture a farinha, o fermento e o sal e reserve. Numa outra vasilha ponha o açúcar e as raspas de limão. Com os dedos, esfregue bem as raspas ao açúcar para as raspas liberarem todo o seu perfume. Ponha esse açúcar perfumado na vasilha da batedeira e junte a manteiga e a baunilha. Bata em velocidade alta até formar um creme bem leve e clarinho, uns 3 a 4 minutos. Junte os ovos um por um, batendo bem entra cada um. Em velocidade baixa, adicione 1/3 dos secos e depois 1/3 do leite. Junte o restante dos secos e do leite, sempre terminando com os secos (farinha+fermento+sal). Páre a batedeira quando acabar de incorporar o ultimo 1/3 de farinha e entorne a massa na forma preparada. Leve ao forno por 45/50 minutos, ou quando uma faca sair limpa do centro do bolo. Ponha o bolo em cima de uma grelha e deixe esfriar 5 minutos. Enquanto isso, numa pequena vasilha, misture o açúcar de confeiteiro e o suco de limão. Mexa até diluir todo o açúcar. Assim que possível (mas com o bolo ainda quente), desenforme o bolo e fure-o todo com um palito. Devagar, entorne a calda de limão em toda a superfície do bolo. Use um pincel de cozinha para passar a calda nas laterais também. À medida que for entornando a calda, deixe a calda entrar bem no bolo antes de pôr mais calda. Se quiser usar outro limão também dá certo!

8 comentários:

Glau disse...

Lu, faz um tempão que estou com vontade de fazer um bolinho de limão!
O seu parece ter ficado mto, mas mto fofinho mesmo!

Eu tbém sou fãzona da Flavia.. cada foto, né?

um beijao e bom fds, Glau

ameixa seca disse...

Aqui temos desses limões aos pontapés e nem damos grande importância :) Tem um aspecto super fofo o bolo :)

Flavia Pantoja disse...

Meninas, quanta honra!!!! Obrigada pelo carinho ! Nao vou ser falsa-modesta , mesmo porque essa receita não é minha, ehehe, mas esse bolo é um perigo de tão gostoso!! E uma dica: funciona super bem com suco de laranja tambem... bjs !

leonor de sousa bastos disse...

Luciana,

Não imagina a confusão que me faz pensar no limão amarelo, que para nós é mais do que comum, como uma raridade! ehehe :)

Esse bolo de limão está simplesmente uma delícia...:)

Mari disse...

Lu querida, o blog da Flávia é fantástico mesmo... e vc reproduziu essa receita dela com maestria... esse bolinho parece fabuloso, tão fofinho... =D
Já foi pra minha lista!
Bjo grande,

Mari

Laély disse...

Luciana: o siciliano, realmente é muito cheiroso!
Acabei de postar uma receita de torta de limão siciliano, com passo-a-passo.
Vou experimentar esta outra.

PratosdaBela disse...

Maravilhoso, lindos e deve ser magnifico...
Jinhos da B ela

Eduardo Luz disse...

E limão siciliano é muito bom pra se ter na geladeira!
Uma massinha com um molho ao limone já faz o mundo ficar bem melhor.
Abs.