terça-feira, 12 de agosto de 2008

Salada de milho branco com cenoura, agrião e manjericão

Por Adriana Haddad

Canjica é uma comidinha super brasileira, um modo único de comer o milho branco, seja ela com amendoins, com canela ou com leite de coco... Porém, experimentei no restaurante Celeiro no Rio de Janeiro uma maneira muito inusitada de comer o milho branco, como salada. Aliás, no Celeiro, a maioria dos grãos, vegetais e massas, por mais tradicionais que sejam, têm sempre o toque inusitado que faz desse restaurante um lugar tão especial!! Dêem uma olhada na receita.

Salada de milho branco com agrião, cenoura e manjericão

250 g de milho branco - 100 g de cenoura cortada em rodelas, escaldada em água salgada – ½ xíc (chá) de manjericão picado - 100 g de agrião

molho
¼ xíc (chá) de óleo de girassol - ¼ xíc (chá) de azeite de oliva extra virgem - ¼ xíc (chá) de vinagre de vinho branco - 1 col de sopa de sal marinho - 1 col de sopa de açúcar - ½ xíc (chá) de iogurte natural - 1 col de sopa de semente de erva doce

Coloque o milho de molho de véspera. Cozinhe-o no dia seguinte numa panela de pressão com água suficiente para cobrir os grãos. Escorra, coloque em uma tigela e deixe esfriar. Em uma tigela, misture todos os ingredientes do molho e bata com um batedor manual. Reserve. Aqueça as sementes de erva doce em uma panelinha até que saia o seu aroma e jogue imediatamente no molho. Adicione o molho ao milho assim que ele esfriar e adicione também a cenoura. Misture bem e deixe descansar na geladeira por 1 hora para pegar bem o gosto do tempero. Na hora de servir, faça uma cama com o agrião e o manjericão e arrume a salada por cima. OBS. Meu toque: eu adicionei brócolis ninja escaldados e coloquei junto com a cenoura e os temperos. Vale experimentar!!

3 comentários:

ameixa seca disse...

Nunca tinha visto milho branco ;O Que maravilha. Acho que aqui só temos o milho doce que é amarelinho. Mesmo o milho verde não é fácil encontrar. Boa sugestão para uma refeição leve ;)

dri haddad disse...

olha...se vc tiver a oportunidade de experimentar,é realmente um gosto novo,eu não conhecia..mas gostei muito!!
bj

dri haddad disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.