sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Uma dupla chinesa em homenagem às Olimpíadas

Por Adriana Haddad

Com a chegada das Olimpíadas, fiquei morrendo de vontade de fazer alguma coisa chinesa ... sem muito rebusque... e folheando minhas anotações amareladas reencontrei uma dupla tradicionalíssima e muito boa. Ficou ótimo, mesmo sendo músculo uma carne forte, o prato ficou leve e delicado :) Testem, eu garanto que ninguém vai ligar mais para o “disque China” depois destes pratos!! Aí vai.



Músculo à Moda Chinesa

1 kg de músculo cortado em cubinhos ou pedaços de uns 3 cm - 2 col (sopa) de óleo - sal e pimenta do reino - 2 dentes de alho espremidos - 6 fatias de gengibre fresco - 1 cebola média picada - 2 col (sopa) de açúcar mascavo - 2 col (sopa) de vinagre - 5 col (sopa) de molho de soja - 4 cebolinhas verdes cortadas ao meio (com a parte verde) - 1 col (chá) de maisena diluída em 4 col (de sopa) de água fria

Aqueça uma frigideira e coloque o óleo. Abaixe um pouco o fogo e acrescente o alho, o sal, a pimenta, o gengibre e a cebola. Frite mexendo até que dourem. Reserve. Seque bem a carne com papel toalha. Aqueça uma panela de pressão e doure a carne de todos os lados, alguns pedaços de cada vez. Depois recoloque toda a carne na panela e junte a cebolinha e os ingredientes fritos primeiro (o alho, a cebola etc.). Junte o açúcar, o vinagre e o molho de soja. Coloque água para justo cobrir a carne. Feche a panela. Deixe levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe por aproximadamente 30 minutos. Retire a carne. Coe o molho. Despeje o molho de volta na panela. Junte a maisena, dissolva e cozinhe por alguns minutos para engrossar. Despeje sobre a carne. Enfeite com cebolinha verde.

Arroz chow-chow ou arroz colorido

1 xíc (chá) de arroz cozido - ½ xíc (chá) de ervilhas - 1 ovo – 1 col (sopa) de manteiga - 50 g de presunto em pedacinhos - ½ pimentão vermelho em pedacinhos - sal

Cozinhe as ervilhas em água com sal. Faça um ovo mexido na manteiga e pique-o. Numa saladeira coloque o arroz, as ervilhas escorridas, o ovo, o presunto e o pimentão. Misture tudo com dois garfos e sirva.

2 comentários:

Luciana B. - Ribeirão Preto disse...

Driiiiiiii! Amei! Vou testar logo.
Um bj

dri haddad disse...

lu!!!
vc vai adorar , facílimo!!! e as crianças amam o arroz colorido:)))
bj