domingo, 10 de agosto de 2008

Lasanha mais ou menos light

Por Luciana Betenson

No blog Mangia Che Te Fa Bene achei este termo incrível: CCR - colecionadora compulsiva de receitas. Impressionante como tem gente que tem a manha de achar definições PERFEITAS para certas esquisitices. Meu Deus, descobri que sou uma CCR de carteirinha!! Tenho quilos de livros, pastas, recortes, anotações, rascunhos, etc, etc, de receitas de tudo quanto é coisa. Acho que se eu tentar fazer todas só vou acabar por volta do ano 2.030.

O vício é agravado pelo fato de que hoje em dia a gente acha tudo na internet... ou seja, às vezes a coleção de receitas fica intocada durante meses... Minha nova funcionária, a Rose, cozinha muitíssimo bem. Então estou aproveitando para tirar o pó e testar algumas da coleção. Escolhi esta receita de "lasanha light", que não achei tão light assim... enfim, é mais ou menos light e fica dos deuses! Experimentem. A berinjela faz toda a diferença, dá um gostinho meio 'defumado' que combina muito bem com os demais ingredientes.

Lasanha mais ou menos light

2 berinjelas médias cortadas no comprimento e grelhadas - 1 pacote de folhas de lasanha "direto forno" ou já cozidas - 2 xíc (chá) de queijo cottage ou queijo minas bem picado - 250 g de peito de peru - 1 lt creme de leite light - 1/2 lt de molho de tomate pronto - 150 g de mussarela light picada (ou ralada)

Misture o creme de leite com o molho de tomate e reserve. Monte a lasanha. Coloque um pouco de molho no fundo e metade das folhas da massa da lasanha. Alterne com a berinjela, o cottage e o peito de peru. Coloque mais molho e faça outra camada de berinjela, o cottage e o peito de peru. Vá fazendo as camadas até terminar. Na última antes de colocar o molho, coloque as outras folhas da massa da lasanha e o restante do molho por cima. Salpique a mussarela e leve ao forno para gratinar. Dá um refratário médio.

OBS. Eu usei um pote inteiro daqueles grandes de queijo cottage. Não achei creme de leite light, então usei um pote de 250 ml de creme de leite fresco misturado a 750 ml de leite desnatado.

Um comentário:

Letícia disse...

Lú, estou nessa com você!!! Tenho pilhas de receitas, tento fazer e administrar, mas é quase impossível, fiz até apostila virtual, mas toda hora encontro coisa nova e vou logo colocando na lista. Bjo.