quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Grão de bico com abobrinha e berinjela

Por Adriana Haddad

Essa é uma receita árabe da família da minha sogra, uma receita vegetariana, mas bem completa e nutritiva. Os brasileiros não têm muito o hábito de comer grão-de-bico, mas incluí-lo na alimentação vale a pena pelas propriedades deste grão, que além de nutritivo é delicioso! Aqui em casa é um prato obrigatório pelo menos uma vez a cada 15 dias.

O grão-de-bico é boa fonte de ferro, carboidratos e proteínas. A estes nutrientes juntam-se ainda zinco, potássio, magnésio, manganês, fósforo e a tiamina (vitamina B1). O consumo regular deste grão auxilia na redução do colesterol, no controle da diabetes e da obesidade. Mas o grão-de-bico tem outro atributo interessante. O alto teor protéico vem de uma combinação de aminoácidos entre os quais a estrela é o triptofano, uma substância usada pelo organismo para a produção de serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar. Por fim, o grão também é rico em ácido fólico, indispensável às grávidas e ao desenvolvimento do bebê. O consumo de uma porção média de grão-de-bico confere de 60 a 70% das necessidades diárias de ácido fólico.

Grão de bico com abobrinha e berinjela

1 xíc (chá) de grão de bico - 1cebola picadinha - 1 abobrinha com casca cortada em cubinhos - 1 berinjela com casca cortada em cubinhos – 300 g de molho de tomate - 1 caldo de legumes - azeite o quanto baste - pimenta Síria - noz moscada - páprica

Refogue a cebola no azeite numa panela de pressão e acrescente o grão de bico, o molho de tomate, aproximadamente 4 copos de água, o caldo de legumes e os temperos e deixe cozinhar por mais ou menos uns 15 minutos na pressão. Abra a panela com cuidado e acrescente as abobrinhas e berinjelas, tampe a panela e deixe engrossar o caldo por mais uns 15 minutos e ajuste os temperos.Sirva com arroz branco.

Meu toque: na última aula, usamos umas 3 colheres de sopa de couscous marroquino para engrossar o cozido de grão-de-bico. A idéia foi da Ana, que ultimamente anda com a criatividade a mil... Ficou muito bom e assim aproveitamos para dispensar o arroz branco.

4 comentários:

Carolina Andrade disse...

Olá, vim conhecer teu cantinho e adorei. Muito bacana teu blog, parabéns!! Quandopuder, dá uma passadinha lá no meu. Grande beijo

dri haddad disse...

obrigada carol!!!
passarei sim:)
um beijo
dri

Ginger Slice disse...

Oi Dri!
Fico contente que vc gostou do blog! Sia sempre Benvenuta, ok? ;)
O teu blog tbèm è muito legal! Parabèns! :)
Eu moro em Florenca!
bj

dri haddad disse...

:))
bjo