quarta-feira, 2 de julho de 2008

Cooking for Dummies: teste 2 - A Juliana fez o Macarrão na Panela de Pressão ou...

... UMA NOITE GASTRONÔMICA CHEZ JULIANA GUIMARÃES CASTRO NEVES

Por Cristiana Pupo (l'Erba Cipollina)



Se receber é uma arte, a estudante de direito Juliana Guimarães Castro Neves (29) é o Velásquez dessa matéria. Para um engraçadíssimo jantar temático, ela e seu marido, o notável consultor Alexandre Castro Neves (37), receberam em seu belo apartamento, localizado no quadrilátero mais charmoso do tradicional bairro de Pinheiros em São Paulo, o casal de amigos Cristiana (29) e Ricardo Feola (40)."Sempre digo que minha casa deve ser acolhedora. Eu e Xaninho – como carinhosamente chama o cônjuge – adoramos a casa cheia!", sentencia a bela.

Juliana havia sido desafiada por sua irmã, advogada, idealizadora e executora do delicioso blog de culinária Rosmarino e Prezzemolo, Luciana Guimarães Betenson (31). Sem a ajuda de terceiros - tanto que Juliana dispensou todo seu staff - ela deveria cozinhar uma receita retirada da seção Cooking for Dummies do famoso blog.

Desafeita aos percalços da cozinha, Juliana achou, a princípio, tudo muito fácil: era só jogar todos os ingredientes do Penne na Pressão na panela que dá o nome ao prato. Entretanto, uma luz de emergência piscou quando percebeu que não sabia acender seu próprio fogão! Mas como é engenheira de formação, imbuiu-se do orgulho de classe e mentalizou: "This is not rocket science... vou descobrir como se faz!" Superada essa dificuldade, logo deparou-se com a próxima: como fechar aquele “raio de panela!”. Enfim conseguiu; só restava então aguardar. Chegou mesmo a desconfiar que fazia algo de errado, pois tudo estava muito simples e sem bagunça!

Perto de burlar as regras, pensou em indagar sua amiga e convidada Cristiana, mas logo desistiu - é uma boa menina - indo consultar pela décima terceira vez a receita impressa.
Enquanto a panela de pressão não apitava, todos permaneceram na sala degustando um delicioso aperitivo composto por fois gras recoberto por uma finíssima camada de confiture de fruits rouges, fromage boursin d’apricots et d’amandes e (cereja do bolo!) batatinhas fritas Pringles Light. Tudo isso regado ao mais delicioso vinho italiano, especialmente escolhido na adega do casal Castro Neves.

Quando, em meio à animada conversa e às contumazes gargalhadas, finalmente escutou o indefectível barulho da panela de pressão, já havia perdido as contas: Juliana não sabia dizer quanto tempo a mistura alquímica havia permanecido sob a ação do calor... Talvez fosse tarde demais? Talvez não? Bem, com alguma dificuldade (“essa tampa é difícil mesmo”), mas com muita bravura, ela abriu para ver. Algo não se passara como o previsto: o molho estava um pouco seco e parte da massa queimara no fundo do recipiente. Certamente perdera a hora embalada pelo riso e pela conversa interessantíssima de que participava.

Porém, além de boa anfitriã, Juliana é proativa e criativa. Rapidamente livrou-se da massa escurecida (precavida havia feito quantidade suficiente para 8 pessoas) e decorou lindamente o prato com folhas de manjericão fresco. À mesa, os convivas, de início um pouco desconfiados, logo renderam-se ao aroma que desprendia daquela travessa de porcelana que tão bem ornava o conjunto. Serviram-se e fartaram-se. Chegaram, até, a repetir.

Satisfeitos, pela comida e pela companhia, Cristiana e Ricardo deixaram a residência Castro Neves às três da madrugada. Felizes e um pouco tontos confidenciaram um ao outro, "O macarrão não é lá essas coisas, mas os dois, caramba! Esses são para sempre".

6 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Sabe que já fiz esta massa na panelade pressão, dá certo mas o tempo de cozimento tem que ser menor, o molho gruda no fundo da panela, fica bem gostosinho.
Bjs!

Letícia disse...

Fiz esse danado hoje, estamos só eu e minha pequena em casa, maior frio, maior preguiça, macarrão de panela de pressão, é isso mesmo. E só uma panela prá lavar...hahaha. Bjos.

Luciana B. disse...

Luciana, obrigada pela dica! Le, que bom que você fez... hahahahaha!! A Adriana precisa ler isso...
Bjs meninas
Lu

dri haddad disse...

olha gente...eu realmente ABOMINO essa parte,mesmo sabendo que dummies existem e que devem ser respeitados(rs)mas devo fazer um comentario sobre essa"escritora"fantastica,maravilhosa e indescritível:"cristiana pupo",voce é TUDOOOOOOOOO
parabéns voce conseguiu deixar sublime uma coisa que eu já tinha dado como perdida:)))

Anônimo disse...

Dri,
Obrigada pelo elogio tão generoso. Adorei participar do blog, que eu acho o máximo! Quero voltar muitas outras vezes...
Um beijo,
Cris

Anônimo disse...

A receita?... Tentadora, vou entrar na onda, pois sou dummy em vias de desenvolvimento. Mas meu comment mesmo vai para Kika, que é realmente TUDOOOOOOOOOO: danada de uma cozinheira, doceira de primeira, professora requisitada, escritora ...ai meu Deus, como não sou Kika, não encontro palavras para descrever à altura a qualidade dessa escritora. Adorei o seu texto! Mes compliments ma cherie! E beijos tb para Luciana, por esse blog prá lá de bacana!