sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Salada Mediterrânea da Rita Lobo

Por Adriana Haddad

Essa salada estava "na manga" há um tempão! Acho que esperei uma foto boa para publicar, afinal ela é bem comum no dia-a-dia aqui em casa, mas achei bacana essa apresentação.

A receita é do site Panelinha da queridíssima Rita Lobo, que eu sigo cegamente, são receitas infalíveis. A salada é super nutritiva e cheia de sabores, vejam só.

Salada Mediterrânea



3 xíc (chá) de grão-de-bico
2 pimentas-dedo-de-moça
1 cebola roxa
100 g de queijo de cabra
2 col (sopa) de coentro fresco picado
2 col (sopa) de salsinha picada
1 col (sopa) de hortelã picada
1 xíc (chá) de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
sal a gosto

Numa panela de pressão, coloque o grão-de-bico e cubra com água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos ou até os grãos ficarem macios, mas sem desmanchar (eu descasco os grãos, porque acho incômodo comer as cascas). Enquanto isto, numa tábua, corte as pimentas na metade no sentido do comprimento e retire as sementes. Corte as metades em tirinhas. Corte também a cebola ao meio, retire a casca e corte as metades em fatias finas. Corte o queijo de cabra em cubos de 1 cm, eu usei os de bolinha e não cortei. Reserve. Escorra a água e transfira o grão-de-bico para uma tigela. Ainda quente, tempere-o com o azeite, o vinagre e sal. Quando esfriar, misture as ervas picadas, a cebola em fatias e a pimenta em tirinhas. Por último, junte o queijo de cabra em cubinhos e misture delicadamente. Leve à geladeira. Sirva fria ou à temperatura ambiente.

*Não estranhem a foto, desta vez eu fiz uma salada verde com endívias, alface americana e radicchio e temperei com azeite, sal e limão e coloquei a salada de grão-de-bico no meio das folhas. E, atendendo a pedidos, coloquei a cebola em uma tigelinha separada com o mesmo tempero dos grãos!

9 comentários:

Gina disse...

A apresentação ficou ótima assim com as endívias. Agora, com a chegada do calor, as saladas atraem mais.
Bjs.

ameixa seca disse...

Tenho um livro da Rita Lobo e também gosto dela e das receitas :)
Ficou uma linda salada!

dri haddad disse...

oi gina!
verdade...com o calor uma saladinha cai super bem!!!


oi ameixa! a rita é ótima, ela é uma das especiais que dão receitas precisas para qualquer tipo de cozinheira! adoro ela!!!

um beijo grande para as duas...
dri!!!

Laély disse...

Grão de bico é ingrediente que não falta aqui em casa.
Rita Lobo, também. Li o livro dela e recomendei, lá no blog.
Ainda hoje,sem ter o que fazer para o almoço, fiz salada de grão de bico, com plamito cru e grão de trigo, e risoto de carne seca( não sei se combina, mas ficou muio bom!)
Eu, usaria cebolinha no lugar do coentro, porque não gosto muito.
Daria como sugestão, deixar o grão de bico de molho, por no mínimo 6h; Depois,escorre-se a água, lavam-se os grãos e aí que se leva para cozinhar na pressão, conforme orientou. Dessa forma, o grão cozinha mais uniforme e facilmente, fica macio, mas firme, e não se corre o risco de comê-lo com aquela consistência desagradável de meio cru por dentro.

dri haddad disse...

Wow...Laely!que manjar dos Deuses...queria estar aí para almoçar com vc!!!
Sabe que eu tenho horror de grão de bico meio cru também,mas vou te confessar que nunca deixo de molho...rsss
Boa dica da cebolinha,tem muita gente que não ama coentro,eu particularmente adoro,ontem mesmo fiz um omelete com uma xicara de coentro:o)))
bom feriadão pra voce!
beijo
Dri

AndreaDomingas disse...

Oi Luciana!
Sabe, eu sou daquelas que morro de medo de panela de pressão. Cozinho grãos duros de maneira convencional, o que leva horas, daí tenho um pouco de preguiça de usá-los. No entanto aqui tenho grão de bico enlatado. Já provei e a qualidade é boa, então já estou pensando na sua salada!
Bjs

Ana Powell disse...

Excelente apresentação, adorei x

leonor de sousa bastos disse...

Luciana,

Mas que salada diferente! Eu adoro saladas e ando sempre a tentar inovar! Gosto de novas ideias e combinações e vou guardar a sua para experimentar cá em casa!

Um beijo!

Flavia Pantoja disse...

Qualquer coisa com queijo de cabra está valendo!!! AMO!!
BJs!