terça-feira, 12 de maio de 2009

Uma aventura gastronômica pela Lombardia

fonte da imagem: http://www.simonde.com.br/SimondeWeb/Materias/frmMateria.aspx?m=15

Viajamos uma semana pela Lombardia, no norte da Itália. Junto com a vizinha região do Piemonte, a Lombardia é conhecida pelas massas frescas, polentas e risotos. A região é inclusive a principal produtora de arroz do país. Por conta também da produção de pecuária bovina nas encostas das montanhas, é a terra da vitela e conhecida por usar mais a manteiga do que o azeite em seus pratos. É mais fácil achar massas frescas com molhos à base de creme de leite e manteiga do que molhos de tomate!

No Piemonte fica a região de Alba, onde são encontradas as raras trufas brancas. A região também é reconhecida por seus aspargos (que marcam a chegada da primavera), os funghi variados, os embutidos como a bresaola e os queijos gorgonzola, mascarpone e Grana Padano.

As sobremesas típicas também seguem a mesma linha do uso da manteiga e do creme de leite: tanto o Tiramisù como a Panna Cotta têm sua origem no noroeste da Itália. Alem destes dois doces, muitos outros são feitos com frutas secas e nozes, em especial as avelãs. O Piemonte é a terra do torrone e da gianduia (pasta de chocolate e avelãs).




Viram que região mais LIGHT?? Não é à toa que eu e o meu marido juntos engordamos 4 kg na viagem....!!

Nos próximos posts, levaremos vocês conosco nesta aventura gastronômica, passando pelas ruas movimentadas de Milão, pelas encostas do Lago di Como e pelas ruas tortuosas de Bergamo. Aproveitem :)

Fontes:http://www.simonde.com.br/simondeweb/principal/frmprincipal.aspx
         http://www.comunitaitaliana.com.br/Gastronomia/lombardia.htm


Nenhum comentário: