terça-feira, 5 de maio de 2009

A torta de frutas secas da Tetê

Por Adriana Haddad


No mesmo jantar que mencionei no meu post de sexta-feira passada (no qual eu fiz a ‘Mjadra), na casa da Tetê, ela resolveu mostrar seus dons...

Gente, para quem não conhece a Tetê, ela é um ser ÍMPAR, a RAINHA DA CONFUSÃO e realmente eu não dava nada por ela. Mas cheguei na sua casa para finalizar o jantar e ela me apresentou essa torta magnífica de frutas secas. Eu, sinceramente, não a-cre-di-tei!! Mas quando comi a torta... foi realmente um prazer! Sonhei com a torta no dia seguinte e a louca me mandou um pedação por um moto-táxi no domingo à noite... hahahahahahaaa!!

Depois disso, me sinto na obrigação moral de defendê-la e, se alguém como eu não acreditava em seus dotes... agora ela se provou. Parabéns amiga!Você é tudooooooo!!! :) Confiram.

Torta de frutas secas

massa
2 xíc (chá) de semolina
1 gema
2 col (sopa) de açúcar mascavo
200 g de manteiga sem sal

recheio
100 g de ameixas secas sem caroço
100 g de damascos secos
100 g de uvas passas
100 gramas de maçã sem casca cortada em cubos pequenos
50 g de nozes meio trituradas
2 col (sopa) de açúcar aromatizado com baunilha
1 col (sopa) de amido de milho dissolvido em ½ xíc (chá) de água
raspas de 1 limão

Pré-aquecer o forno a 180º. Misturar os ingredientes da massa com as mãos, forrar uma forma de torta, furar com um garfo para evitar bolhas e levar para assar por uns 15 a 20 minutos. Deixar as frutas de molho com água cobrindo-as da noite para o dia. Levar à fervura as frutas com o açúcar. Depois que ferver, abaixar o fogo e misturar o amido de milho dissolvido na água. Mexer mais um pouco, colocar as raspas de limão e tirar do fogo. Colocar o recheio sobre a massa, cobrir com as nozes e levar ao forno por mais 5 minutos.

3 comentários:

ameixa seca disse...

Adoro esses sabores, menos as passas mas é só omitir. Tem um aspecto delicioso :)

Leonor de Sousa Bastos disse...

Mesmo sem ter provado essa torta de frutas secas aprovo-a imediatamente!:) O sabor deve ser fantástico!:)

AndreaDomingas disse...

Nooosssa, nem sei como perdi esta postagem! Esta torta promete!!! Já anotei, mas acho que farei mais adiante, no Inverno daqui, porque agora tenho que aproveitar as frutas frescas...
Bjs