sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Torta integral de frutas sem açúcar

Por Luciana Betenson


Ganhei da minha amiga Carla o livro das receitas do restaurante Celeiro, que fica no Rio de Janeiro. Um show de livro!

O Celeiro é famoso pelos globais que lá frequentam ;) mas também pelos pratos, em especial as saladas, sempre combinações saborosas e diferentes, com molhinhos super criativos e exóticos e com legumes misturados a cereais como trigo, cevadinha, arroz integral, etc.

Aqui no Rosmarino e Prezzemolo somos tão fãs das saladas do Celeiro que já publicamos a Salada de Broto de Feijão com Cogumelos e Tomates e a Salada de Milho Branco com Cenoura, Agrião e Manjericão - ambas deste restaurante super transado.

Aliás, na última aula de culinária da Adriana em Araraquara ela arrasou nos ensinando a fazer outra destas saladas maravilhosas, a de Repolho Roxo com Pêra e Nozes, que prometemos postar no futuro :)

Falei tanto das saladas mas na verdade escolhi outro tipo de receita do meu livro novo para mostrar para vocês... :)

Como a Carla que me presenteou o livro está de regime, resolvi fazer para ela uma sobremesa de regime, mas cheia de nutrientes e de sabor. Assim, escolhi a Torta de Frutas sem Açúcar do Celeiro, feita com massa de farinha de trigo integral e recheio de frutas variadas, temperadas com especiarias... gente, sabe que realmente a torta fica docinha?? Claaaaro que é doce de regime, não esperem aqueeeele doce!! Enfim, nós comemos quentinha, estava muito boa... para quem não está de regime, deve ficar maravilhosa acompanhada de uma bola de sorvete de gengibre lá do Da Fiore (vocês precisam vir a Ribeirão Preto provar!!).

Uma última observação: como o doce da torta vem só das frutas, quanto mais docinhas estiverem melhor ficará a sobremesa, é claro! Então escolha entre as frutas da estação o que tiver de mais docinho.

Torta de Frutas sem Açúcar do Celeiro

massa
1 xíc (chá) de farinha de trigo
1 xíc (chá) de farinha de trigo integral
½ col (chá) de sal
200 g de manteiga gelada picada
¼ a ½ xíc (chá) de água gelada

recheio
1 xíc (chá) de suco de abacaxi
1 col (chá) de canela em pó
1 col (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
3 col (sopa) rasas de amido de milho
4 ½ xíc (chá) ou 750 g de um mix de 3 a 4 frutas: maçã, pêra, pêssego, ameixa ou banana
2 col (sopa) de manteiga
1 ovo para pincelar
nozes e passas se quiser incrementar

Num recipiente, misture bem as farinhas e o sal. Acrescente a manteiga e misture delicadamente com as pontas dos dedos até virar uma farofa grossa. Adicione a água aos poucos (eu coloquei só ¼ de xícara) e misture até obter uma massa homogênea. Embrulhe a massa em saco plástico e leve à geladeira por meia hora. Estique a massa (eu deixei metade para cobrir a torta) com o rolo e coloque em uma forma de fundo removível (28 cm). OBS. Não foi fácil abrir a massa com o rolo pois a massa é “podre”...! Requer uma certa habilidade. Se não quiser, forre o fundo da forma com a mão mesmo e ponha tirinhas de massa por cima da torta. Fure a massa com garfo e leve ao forno pré-aquecido a 180º por 10 minutos.

Faça o recheio: leve o suco de abacaxi ao fogo e deixe reduzir para ¼ de xícara. Junte a canela, a pimenta-da-jamaica e o amido de milho ao suco e misture bem para incorporar. Retire as cascas e os miolos das frutas e corte-as em cubos pequenos. Minha dica: vá cortando, jogando e misturando as frutas no suco de abacaxi para não escurecerem. Eu usei maçã, pêra, pêssego e banana. Também coloquei 2 col (sopa) de nozes quebradas grosseiramente e 2 col (sopa) de passas brancas. Leve a mistura de frutas ao forno por 10 minutos e depois deixe descansar por uma hora para realçar seu sabor. Coloque o recheio sobre a massa e por cima os pedacinhos de manteiga. Cubra com o restante da massa. Pincele o ovo batido e leve a torta ao forno por mais 30 minutos.

6 comentários:

Glau disse...

Lu, adorei esta torta..
bjos, Glau

ameixa seca disse...

É o meu tipo de sobremesa, pouco doce e integral! O aspecto é muito bom :)

Leonor de Sousa Bastos disse...

Mas que aspecto deliciosoooo!
Uma torta integral e sem açúcar com esse aspecto...comia-a toda!!:)

beijinho

Claudia Lima disse...

Para mim é perfeita: Adoro "sem açúcar" e integral! Ficou linda!
Adoraria fazer, mas tenho um pouco de medo da massa. Eu não tenho prática.
Mesmo assim vou anotar a receita para quando criar coragem!
Bjs :)

Luciana B. disse...

Glau, Ameixinha, Leonor e Claudia, obrigada!! Não deixem de fazer a torta pois é muito boa :)
Um beijo

Cininha disse...

Linda essa torta e dietética assim só faz bem.
Bjinhos