sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O "meu" bolo de maçã e um bolo de banana meio roxo

Por Luciana Betenson

Época de férias aqui é época de bolo. Quase todo dia. Com os meninos o dia inteiro em casa, é um trança-trança de amigos, futebol, piscina, videogame, jogos... E um lanche da tarde gostoso com sucos e pão de queijo ou um bolo gostoso.

Os preferidos são o de chocolate e o de cenoura com cobertura de chocolate. Mas também tem de laranja, de limão, de Coca-Cola, etc.

Aqui vão duas receitas gostosas super tradicionais em casa: o bolo de maçã e o bolo de banana.

O "meu" bolo de maçã

Esta receita de bolo é antiqüíssima, eu devia ter uns 15 ou 16 anos de idade quando recortei-a de uma revista (seria a Cláudia Cozinha??). Na época, lembro-me que fiz o bolo e levei na casa dos meus avós e todos da família amaram... e a minha avó Jurema disse: “minha filha, não dê esta receita para ninguém, este fica sendo o SEU bolo, aquele que todos vão pedir para você fazer!!!”... Mas já se passaram mais de 20 anos e os tempos mudaram. Hoje temos nosso blogs e o gostoso é justamente compartilhar com as pessoas nossas receitas queridas. Tenho certeza que minha avó amada concordaria! :) Espero que gostem do “meu” bolo! É um bolo tipo bem simples e fofinho, bem levinho.

Bolo de maçã


2 ¾ xíc (chá) de farinha de trigo
1 ½ col (chá) de canela em pó
1 col (chá) de fermento em pó
1 col (chá) de bicarbonato de sódio
½ xíc (chá) de manteiga fora da geladeira
3 ovos
1 ¾ xíc (chá) de açúcar
2 xíc (chá) de maçã descascada ralada no ralo grosso
1 col (chá) de baunilha
½ xíc (chá) de leite
1 xíc (chá) de nozes moídas grosseiramente

Untar uma forma de bolo grande e pré-aquecer o forno. Misturar a farinha de trigo, a canela, o fermento e o bicarbonato e reservar. Bater a manteiga, o açúcar e os ovos em uma vasilha grande. Juntar as maçãs raladas e a baunilha. Acrescentar a mistura de farinha alternadamente com o leite, batendo sempre. Adicionar as nozes moídas e despejar a massa na forma. Assar em forno moderado (180º) por 15 minutos.

O bolo de banana que ficou meio roxo (ou será cor de vinho?)

As bananas estavam estragando e eu detesto ver fruta estragar... aliás, detesto ver comida estragar. Fico “regulando” a quantidade de tudo que vai ser feito em casa – até arroz e feijão, pois não tem nada pior que aqueles zilhões de potinhos plásticos com restinhos “velhos” que ninguém vai comer, mas que a gente também não tem coragem de jogar fora!

Este bolo de bananas é uma receita muito antiga, nem sei onde a achei pela primeira vez. Só sei que é fácil e dá sempre certo. Só que, desta vez, eram muuuuitas bananas sobrando... assim, ao invés de polvilhar o bolo com canela e açúcar, resolvi untar a forma de bolo, polvilhar com açúcar o fundo e colocar rodelas de bananas. Por cima, joguei mais uma misturinha (1 colher de sopa mais ou menos) de manteiga derretida misturada com açúcar. Não me perguntem de onde tirei isto, sei lá!!! Aí joguei a massa e assei o bolo. Gente... o bolo ficou delicioso, as bananas por cima macias e doces, mas... meio ROXAS/VINHO!! Alguém saberia me explicar por que?

Bolo de Banana

4 ovos
4 bananas
1 xíc (chá) de óleo
2 xíc (chá) de açúcar
2 xíc (chá) de farinha de trigo
1 col (sopa) de fermento em pó
canela e açúcar para decorar

Bater bem no liquidificador os ovos e o óleo. Juntar as bananas em pedaços e em seguida o açúcar. Bater bem. Tirar e juntar em uma vasilha esta mistura com a farinha de trigo e o fermento em pó. Misturar bem, colocar numa forma untada e enfarinhada e levar ao forno 180º por 35 a 45 minutos. Desenformar e polvilhar açúcar e canela.


Eu já ouvi dizer que tem uma receita de peixe com bananas que se chama “azul banana”, pois as bananas e o molho do peixe ficam azuis.... Será o mesmo fenômeno?? Se alguém souber decifrar o mistério do bolo roxo, me conte.

15 comentários:

ameixa seca disse...

Eu não sei porque ficou roxo, mas está lindo. Adorei o efeito :)
E roxo é a cor da moda por cá ;)
Feliz 2009!

Claudia Lima disse...

Lu adorei os seus bolos. Ficaram lindos, especialmente o de banana pelo colorido incomum.
Eu tb adoraria saber pq ficou assim e como poderíamos reproduzir este efeito.
Será que tem a ver com o a qualidade das bananas?
Bjs :)

Martuxa disse...

O mistério do bolo roxo :) Fica um efeito bonito, isso fica. Aliás os dois bolos ficaram bem bonitos e devem ser uma delícia, especialmente esse de banana!
Feliz 2009.
Bjs

BETO disse...

Oi Luciana, bom dia.
Adorei os dois bolos. O primeiro de maçã foi o meu preferido, pois a maciez dele ficou algo assim, de ficar imaginando aqui... rs
Quanto ao bolo roxo, eu deveria saber pois sou professor de química de alimentos. Vou pesquisar e ver o que está acontecendo. Tenho algumas suspeitas: as bananas tem taninos que podem ter reagido com o material da assadeira (alumínio??) - nada que faça mal. Mas não sei se essa é a resposta verdadeira, pois quanto mais maduras as bananas menos taninos elas tem. O corante roxo geralmente é a antocianina, mas aparece em beterrabas, morangos, etc, o que não é o caso das bananas. Vou pesquisar, se descobrir volto aqui. bjs.

BETO disse...

Luciana, voltei. Lembrei que tem o fermento, que é bicarbonato de sódio, o que pode alterar a cor de pigmentos naturais. Vc já fez bolo de beterraba, ele fica amarelo, quando deveria ficar azul. Tem a ver com o pH que o fermento proporciona, sei lá. Me deu um nó na cabeça. Beijos.

Gina disse...

Luciana, não tenho a menor idéia do que fez seu bolo ficar roxo, mas ficou interessante.
Feliz 2009!

Valeria disse...

Lu querida Adorei as receitas e a de maçã vou fazer amanhã porque estou com um montão de maçãs na fruteira.Tb queria estar de férias na sua casa!ah e um pouco atrasada quero deixar meu Feliz Ano Novo pra você e pro Rosmarino e Prezzemolo!!Um maravilhoso ano pra todo nós.
Bjs

Téia disse...

Amiga querida, ainda bem que resolveu compartilhar conosco esta delícia. Agora é nosso bolo, kkkk...Menina do céu e este bolo roxo, será que a banana não estava um pouco verde? Este é o responsável pelo prato do peixe que fica azul, aliás, o prato chama Azul Marinho, se até o Beto não sabe, imagina eu...Bj grande.

Josy Marmello disse...

Amei ete blog, tem carinha de "cozinha da casa da avó". Fiquei curiosa com o efeito rosa do bolo. Foi acidental ou produzido por corante? De qualquer forma, senti o cheiro dele daqui.
Me visitem também, viu? Beijos!

Gourmandisebrasil disse...

que tipo de banana usou? Sei que a prata fica bem roxinha com cocção. também pode ter sido a reação com a forma.
bjo

Luciana B. disse...

Ameixinha, Claudia, Martuxa, obrigada! :)
Oi Beto, obrigada! Se descobrir mais alguma coisa, me fala!

Luciana B. disse...

Gina e Valeria,que bom que gostaram do "efeito especial"... rsrsrs!
Téia, obrigada, não sabia mesmo que o "azul-marinho" era da banana verde.
Oi Josy, obrigada pela visita!
Nina e Marcel, a banana era prata sim...!! Por que será que fica assim? :)

Mari disse...

Lu, amadissima do meu coração... FELIZ ANO NOVO!! Que 2009 seja um ano maravilhoso para você e toda sua familia!!
Aiaiai meu Jesus Cristinho, q assim meu buzanfão retorna com força total... q bolos lindos!! Mesmo o efeito roxinho do bolo de banana ficou especial!!!
Aliás, qdo vi o bolo de banana, lembrei(e nem poderia deixar de lembrar) da história do amigo indiscreto da Isa, relacionada a este bolinho, q postei no ano passado... kkkkk
Super beijo

Mari

CAROL (RECIFE/PE) disse...

Oiiiii... fiz seu bolo.. e ficou lindo e delicioso!!!!

Mas o meu não ficou roxo não huahuahuahuahua

Não sei explicar o fenômeno que pode ter acontecido na foto que vc postou.

Tirei foto, não ficou muito boa porque foi de celular, mas se quiser posso te mandar pra ver!!!

Obrigada pela receita... eu adorei o detalhe da canela com açúcar por cima, foi o que deu charme ao sabor do bolo... muuuuuuuuuuuuuuito bom mesmo!!!!

Esse eu não deixo mais de fazer... já salvei em meus favoritos hehehehhee


Brigadinhaaa... Beijão

CAROL (RECIFE/PE)

Luciana B. disse...

Oi Carol, que legal que você fez o bolo de banana! Ele é uma delícia mesmo :) Então, eu já descobri que o meu ficou roxo por causa da banana PRATA... se for outra banana não fica! Por favor manda a foto, eu gostaria de publicar no blog sim! Um beijo,