terça-feira, 29 de julho de 2008

A pizza do chef Romeu na praia

Por Luciana Betenson


Fomos passar uma semana na praia em pleno inverno. Não sou muito de praia, morro de frio, mas topei para agradar marido e filhos que adoram. Morando no interior de São Paulo, fica mais difícil ir à praia passar um fim de semana só. Mas foi muito bom! Praia vazia, um céu azul lindo, horas na praia sem ficar correndo atrás das crianças para passar protetor e colocar chapéu o tempo todo :) Encontrei por acaso amigas novas e amigas antigas, foi especial.

O ponto alto da gastronomia foi a pizza do chef Romeu Prado, de Mococa. Nossos amigos Lala e Amadeu resolveram inaugurar o forno de pizza novo e o Romeu ficou encarregado de preparar as pizzas. Seguiu-se todo o ritual. Primeiro ele colocou a lenha no fogo, por volta das cinco da tarde. Chegamos lá às sete e meia e acompanhamos o Romeu quebrando as toras de madeira incandescentes e espalhando as brasas para o fundo do forno. Ele levou várias massas já prontas, para abrir na hora. Para cada pizza sovava um pouco a massa, abria com o rolo usando semolina para não grudar, colocava o recheio, passava um pouco de semolina na tábua e colocava nela a pizza, dava uma “sacudidinha” para soltá-la e levava ao forno. O Romeu vai virando a pizza no forno, para que asse por igual. A receita desta massa é divina e o chef aceitou compartilhá-la conosco :))

Ele contou ao Rosmarino e Prezzemolo que costumava usar uma receita de massa de pizza indicada pelo Sergio Arno (para cada quilo de farinha de trigo vão 60 gramas de fermento, 2 gemas, 1 colher de sopa de manteiga e sal). Mas ele criou uma receita menos calórica, mais leve e mais crocante, que foi a que experimentamos. Super aprovada.

Pizza do Romeu

½ kg de farinha de trigo
½ kg de semolina
60 g de fermento biológico em pó
2 gemas
água morna (cerca de um copo e meio)
1 col chá de sal

Misturar as farinhas, o fermento e as gemas. Acrescentar água morna aos poucos, misturando até soltar a massa das mãos. Temperar com sal, sovar e fazer bolas. Deixar descansar até a hora de preparar as pizzas. Esta massa pode ser congelada em bola, já aberta ou pré-assada.

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei, quantas pizza dá amiga com essa receita?
bjs

Luciana B. disse...

Nana, o Romeu disse que esta receita dá para 3 pizzas grossas "tipo Speranza" ou 6 pizzas finas "tipo Camelo"! Depois conta se você gostou da massa. Bjs!