Por Luciana Betenson
Mais uma receita de origem incerta e não sabida que estava lá, recortada e colada no caderno de recortes. Mas, no meio de tantas outras, já se via que era especial. Dito e feito, fazia tempo que eu não comia um bolo tão bom, tão saboroso, tão rico. Só que o problema do bolo é justamente esta riqueza toda... rsrsrs! O bolo é rico e ‘de rico’, já que os ingredientes que vão nele são muito caros, o que inviabiliza fazê-lo muitas vezes... (O meu marido quase me matou porque eu usei mais de meia garrafa de vinho do Porto branco dele no bolo, com toda a razão, diga-se de passagem).
Mas faça-o em uma ocasião especial. É divino!
Bolo de damascos, laranja e vinho do porto
200 g de damascos secos cortados em pedaços bem pequenos
½ litro de vinho de vinho do Porto branco
3 ovos médios
10 col (sopa) de açúcar
200 g de manteiga sem sal
1 ½ xíc (chá) de farinha de trigo
1 col (sopa) de fermento em pó
100 g de geléia de casca de laranja
Em uma panela, leve ao fogo os damascos e o vinho do Porto e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo às vezes, até obter um doce cremoso (eu deixei amolecer mas não desmanchar muito). Tire do fogo e reserve. Bata os ovos na batedeira até ficarem branquinhos, junte o açúcar e a manteiga e bata por mais alguns minutos. Acrescente aos poucos e alternadamente a farinha peneirada com o fermento, o doce de damascos e o doce de casca de laranja. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês grande e despeje nela o doce. Leve ao fogo MUITO BAIXO (150º) por cerca de 30 minutos ou até o palito sair limpo. (Como meu forno não chega a temperaturas muito baixas, meu bolo quase queimou, tive que terminar de assá-lo com papel alumínio sobre a forma – fique atento!). Desenforme e decore como quiser - eu decorei com açúcar de confeiteiro e damascos picados.
11 comentários:
Que rico bolo!!! Ficou lindo!!!! Adoro o sabor a laranja!!!
Beijos*
Este bolo deve ser uma delícia!! bjinhos
Estou com o Mike e não abro. Onde já se viu usar metade duma garrafa de vinho do Porto numa receita?
E ainda mais branco?? rsrs
Poderia ao menos ter feito um Portônica pra ele (água tônica, vinho do Porto branco, uma rodela de limão siciliano e muito gelo).ahahah
Abs pra vocês !!
Lu, tenho certeza de que quando o Mike (que não é o meu bolinha, hahahaha) comeu uma fatia dessa delícia, a vontade de te matar passou rapidinho! risos... fala sério, o uso do vinho foi por uma excelentissima causa!! =P
As fotos, como sempre, de babar!!
Bjão,
Mari
luciana, cheguei na hora certa aqui,precisava de uma receita assim, como vc disse rica, especial pra fazer no aniversario do marido.
Achei!!
bj
Com meio litro de Vinho do Porto, tem que ser mesmo um bolo super especial. Tem um aspecto fantástico :)
Vou fazer esse bolo. Fiquei com água na boca! =)
bjão
Gisele Veiga
Susi e Gisele, se fizerem o bolo, depois me contem!
Edu, nunca experimentei Portônica, anotado já :-)
Cuca, Argas, Mari e Ameixa, que bom que gostaram deste bolo, ele é divino mesmo :-D
Fiz o bolo,uma maravilha de delicia foi sucesso total,a unica dificuldade foi encontrar o Porto Bianco,(pensei que fosse mais caro, 6,00 euros)mas depois de muito fuça fuça encontrei,achei que 1/2 litro seria muito e que ficaria forte,mas ao contrario ficou uma delicia,na hora de assar rolou um medo,mas tbem deu certo.
A receita ja ta no caderninho na parte " receitas especiais".
Apetece-me em fazer umas delicias dessa mais ainda sou meio pobre em ingredientes, abraços!
ADOREI SABER QUE O SEU MARIDO É IGUALZINHO AO MEU ELE TBEM ME MATARIA VC ME FEZ RIR MUITO .BJS FELIZ 2012.
SILVANA
Postar um comentário