terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Summer pudding, sobremesa tradicional inglesa

Por Luciana Betenson

Ano passado estivemos em Londres e fomos almoçar, a pedido do meu sogro, que é inglês 'legítimo', em uma das carveries mais tradicionais da cidade, a Simpson's-in-the-Strand. Já falei sobre este restaurante e sobre a viagem a Londres neste post.
No Simpson's-in-the-Strand escolhemos uma tradicionalíssima sobremesa inglesa, o Summer Pudding, muito aguardada pelas famílias quando chega o verão. Isto porque para fazer um bom Summer Pudding são necessárias frutas vermelhas frescas, que aparecem nesta época. E assim como o bread pudding, ela serve para aproveitar restos de pão amanhecido.

Como as frutas frescas são a alma desta sobremesa e há uma oferta de morangos orgânicos, amoras e blueberries na quitanda em Ribeirão Preto, resolvi preparar minha versão de Summer Pudding. Geladinha, é uma delícia, mas não agradou às crianças... Diria que é perfeita para os apreciadores de frutas vermelhas ou para aproveitar restos de pão.

Summer pudding



1 kg de frutas vermelhas frescas (usei morangos orgânicos, amoras e blueberries)
100g de açúcar
cerca de 400 g de pão italiano, ou ciabatta sem casca, em fatias finas

Leve ao fogo baixo por 5 a 10 minutos as frutas vermelhas misturadas com o açúcar. Não precisa ficar mexendo. Cuidado para não cozinhar muito, não é para virar geléia, as frutas têm que ficar com os pedaços inteiros e um caldo adocicado. Em forminhas de alumínio de muffins, colocar 1 col (sobremesa) de frutas com clado e por cima fatias de pão. Apertar bem e repetir a operação até o topo das forminhas. Eu faço 3 camadas, sendo a última de pão. Jogar um pouco do caldo que sobrou na panela e apertar bem a forminha. Guardar o restante do caldo para jogar nos puddings na hora de servir. Levar à geladeira a forminhas com um peso ou uma tampa por cima até o dia seguinte. No dia seguinte, passar a faca nas laterais da forminha e desenformar. Servir com sorvete. Rende 8 porções.

11 comentários:

Tânia disse...

Interessante...não consigo imaginar o sabor de frutas vermelhas com pão....
Beijos

Gina disse...

Gostei de aprender essa sobremesa, bem diferente.
Bjs.

Iliane disse...

Lú ..que sobremesa diferente e linda..fico a imaginar o sabor dela..a foto tá linda..adorei saber a historia da receita..bjus..li

Claudia Lima disse...

Lu ficou com uma cor linda! É diferente.
Combina com as fests natalinas.
Bjs :)

Figos & Funghis disse...

Lú, ficou lindo o Summer Pudding, e com uma aparência de estar delicioso. Vou testar.
Feliz Natal e ótimo Ano Novo pra você e toda sua família.

Beijão

Helena disse...

Muito bonita Luciana
Faço mas só para mim e marido,os rapazes não apreciam e já não são crianças.
Beijo

ameixa seca disse...

Acho que eu ia adorar. Adoro frutas e pão :) Ficou lindo!

Verena disse...

Lu, que linda!!! Não sou muito fã de pudim de pão...mas amo as frutinhas vermelhas! Não consigo imaginar o sabor!
Não conhecia a história da sobremesa!
Um beijo grande!

ChicOlivi disse...

Interessante !

Para uma harmonização perfeita, o ideal seria encontrarmos sabores e aromas em comum tanto no vinho quanto no prato. Para esta sobremesa, poderiamos utilizar vinhos tintos fortificados, ou seja, vinhos doces para sobremesa. No caso, eu indicaria um clássico como um Porto, ou Xerez. Ambos envelhecidos com aromas terciarios de evolução do vinho que combinan perfeitamente com esta sobremesa... Ex, canela, chocolate, baunilha, café, frutas maduras ou em copotas e madeira.
Nestes vinhos temos estrutura, corpo, acidez, com um final de boca adocicado. O equilibrio é dado pela acidez das frutas com a acidez do vinho, e entre a gordura da sobremesa com o corpo e estrutura do vinho, e o açucar residual de ambos.

Para ousar, outra opção seria um Brunello Di Montalcino tinto, de sobremesa, feito 100% da uva Sangiovese. Este vinho tive a oportunidade de provar em Montalcino e tenho certeza que será uma perfeita harmonização !

O que acham Meninas ???
Experimentem !

Chico...

carmencita disse...

Vai fruta é comigo mesmo, e eu que adoro um pudim de pão comunzinho de padaria imagine essa delicia, me rendo totalmente.Bjss

Luciana B. disse...

Chico, arrasou :-) Um abração,