Por Luciana Betenson
Esta salada é uma das receitas antigas do meu livro de recortes. Não sei de onde a tirei, mas faz tempo que quero prepará-la. E, durante este ano, toda vez que ia a São Paulo, me prometia comprar os temperos 'exóticos' que vão nela e depois voltava pra Ribeirão Preto sem ter tido tempo de fazer nada. Quem mora fora de SP e só vai de vez em quando sabe a correria que é, a cobrança da família e dos amigos, as dezenas de compromissos e o tempo exíguo para fazer tudo o que dá vontade! Imagine se é possível dizer pro povo que você vai para o Mercadão lá no centro, 'perder' uma manhã ou tarde inteira, por exemplo :-)
Enfim, no último feriado quase toda a família foi viajar e tirei um pouco a barriga da miséria: livraria Cultura, jantar em um restaurante novo (o Nou na Vila Madalena), Santa Luzia para umas comprinhas e deu até para encontrar a Flávia e dar uma passada no samba da praça Roosevelt (vocês não podem imaginar o que é para uma paulistana, de alma paulistana, andar pelo centro, descer a Consolação, passar na frente do Bellas Artes, passar pela Vila Madalena em pleno feriado de sol e ver aqueles mil barzinhos cheios de gente.... ô coisa boa).
Salada Fattoush
6 tomates sem sementes e cortados em cubos
3 pepinos japoneses cortados em cubos
½ cebola picadinha
7 rabanetes semi-descascados e cortados em rodelas
½ maço de folhas de alface rasgadas
½ maço de folhas de rúcula rasgadas
½ xíc (chá) de folhas de hortelã rasgadas
3 col (sopa) de salsinha picadinha
2 pães árabes cortados em quadrados e torrados
1 dente de alho socado com 1 col (chá) de sal
1 col (sopa) de summac
1 col (sobremesa) de zátar
1 col (sopa) de essência de romã
2 col (sopa) de suco de limão
azeite e sal a gosto
Misture todos os ingredientes da salada, MENOS o pão árabe. Reserve. Faça o molho: no pilão, soque o alho com o sal. Junte o summac, o zátar, a essência de romã e o suco de limão. Misture bem e reserve. Na hora de servir, misture o molho aos legumes cortados. Coloque em uma travessa de salada e salpique o pão sobre ela. Atenção, se colocar o pão antes, ele fica mole rapidamente e perde o efeito crocante da salada. O azeite e o sal são para colocar sobre a salada pronta, a seu gosto.
11 comentários:
hummm..essa salada realmente é tudo de bom!eu entendo você quando diz que vir a São Paulo..morando em outra cidade..é uma loucura..rsss..a gente quer todo tempo do mundo para fazer o que pode e o que não pode né não?bjus..li
Tenho summac e zatar mas essência de romã nunca vi. Será que fica bom se fizer sem ela? Nunca provei rabanetes também... é arriscado fazer he he
Lu, a salada é ótima mas estou com inveja (da boa) do seu programa em Sampa. Sei bem o que é descer a Consolação e ir até a praça Roosevelto na noite e encarnar a alma boemia, o clima de teatro, ver os tipos que não estão nem aí para o status quo.
Não nos falamos mais, adorei conhecer voce.
bj
Lu, preciso dar um pulo no Mercado Municipal e me munir de alguns temperos... :)
Não tenho summac e nem zaatar, só o xarope de romã mesmo! E fiquei bemmm interessada em fazer essa receita... parece deliciosa!
Adoro comida árabe..
Bjão,
Mari
Lu, que salada boa!!! E estes ingredientes... fiquei curiosa com a essência de romã... beijos
Lu, adoro essa salada...que maravilha deve ter ficado!
Mas usar o xarope de romã foi novidade para mim...comprei há algum tempo e ainda não estreei...acho que agora vai!
Um beijo grande!
Lu, duas coisas que eu amo: saladas e temperos diferentes....essa combinou as duas coisas perfeitamente.
Sou difícil para seguir uma receita à risca, mas esta faço questão de fazer!
Beijinhosss
Queridas, obrigada! Ameixinha, já que você não tem a essência de romã, talvez seja melhor tirar um pouco do suco de limão (pois a essência de romã é meio docinha), tenta! Um beijo,
Riquíssima essa salada tem tudo que eu gosto, agora preciso comprar alguns ingredientes que não tenho, pois gosto de seguir a receita à risca, estava mesmo pra ir no Mercado Municipal, para comparar alcarávia, agora então mais um motivo pra ir logo. Sou louca por comida árabe.Bjss
Quando era criança morei em São Paulo, mas não me lembro de quase nada. Era muito pequena e tudo que me vem mente é como se fosse um sonho distante.
Ainda não provei esta salada, mas parece bem refrescante. Gosto muito deste pão árabe. Uma delícia!
Bjs :
Sex shop, heim?
E o Nou? Como foi?
Abs.
Postar um comentário