sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Bolo de peras, pistaches, amêndoas e chocolate para matar a vontade

Por Adriana Haddad



Sabe aqueles dias em que dá uma vontade infinita de comer um doce, mas que precisa ser especial, sem nenhum ingrediente que te estrague o prazer depois de devorá-lo? Eu estava assim ontem... me falaram que se você esperar um pouco a vontade passa... mas acho realmente que essas coisas não funcionam comigo! Bisbilhotando o blog Fior di Zucca, encontrei essa receita que consegue reunir várias coisas que eu amo: peras, pistaches, amêndoas, chocolate amargo e rum, que usado moderadamente dá um sabor super chique. Harmoniosamente, esses ingredientes transformam-se nisso, eu provei e é delicioso, confiram!

Bolo de peras com pistaches, amêndoas e chocolate


4 peras tipo williams
100 g de manteiga
150 g de açúcar
200 g de farinha
50 g de amêndoas trituradas
70 g de pistaches descascadas e sem sal
1 col (sopa) de fermento
1 col (chá) de bicarbonato de sódio
2 ovos
100 ml de leite
3 col (sopa) de rum
200 g de chocolate meio-amargo

Descascar as peras, cortá-las em pedaços de uns 2-3 cm e colocá-las em uma tigelinha com o leite e o rum para que não escureçam. Misturar a farinha, as amêndoas, os pistaches, o bicarbonato e o fermento e reservar. Pré-aquecer o forno a 180º. Bater os ovos com o açúcar e adicionar a manteiga amolecida e, sempre batendo, o leite e o rum usado para as peras, até obter uma mistura homogênea. Desligar a batedeira, adicionar a farinha com os outros ingredientes e misturar bem. Adicionar por último as peras. Untar e enfarinhar bem uma forma desmontável de 22 cm de diâmetro, colocar a massa e levar ao forno por 35-40min ou até furá-lo com um palito e este sair limpo. Espere que esfrie um pouco, derreta o chocolate em banho-maria e passe-o sobre o bolo.



4 comentários:

ameixa seca disse...

O link não está a funcionar. Diz que o blog não foi encontrado. Pena, queria ver como é o bolo... também gosto desses ingredientes todos :)

Claudia Lima disse...

Luciana os ingredientes são de fato maravilhosos. Só imagino o sabor.
Aqui as peras estão a bom preço, mas os pistaches, sai de baixo, caríssimos.
Bjs :)

carmencita disse...

Amiga tou contigo e não abro, e esse bolo tem tudo,TUuuuDO que eu adoro, imagina se não anotei pra fazer? rsrsBjs

Ana Powell disse...

Absolutamente delicioso.
Votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo x