sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Gosto de infância (ou comidas que saíram de moda): torradas de espinafre com ovo

Por Luciana Betenson


Outro dia fiz em casa estes 'canapés' (a receita e o nome são vintage*.... rsrsrs!) com gosto de infância, que eu comia muito na casa da minha mãe quando era pequena. Um quadrado de pão de forma sem casca (divida a fatia em 4), com creme de espinafre e uma rodela de ovo cozido em cima. Vai ao forno por 5 a 10 minutos apenas para torrar levemente o pão e deixar quentinho. Simples, nutritivo e surpreendentemente gostoso! Meus meninos adoraram :)

Alguém mais comia isto ou éramos só nós?

A inspiração para esta 'receita' veio de um quadro da Regina Casé no Fantástico, que vi outro dia reproduzido aqui. Assistam! Fala das comidas que saíram de moda. O coquetel de camarão é o prato emblemático de como algo chique pode virar brega. Eu era pequena na época (juro) e não cheguei a comer tal iguaria, mas lembro que minha mãe tinha até umas taças 'bico de jaca' especiais para servir o coquetel, o molhinho golf (ou rosé) com os camarões 'espetados' em volta. Hoje em dia não se acha coquetel de camarão em lugar nenhum, sumiu mesmo.

Há outros pratos que saíram de moda ou perderam glamour. Lembro-me que em toda festinha de aniversário-almoço legal quando eu era criança o prato de resistência era estrogonofe com arroz e batata-palha. Muito fino... Hoje eu faço quando vêm uma trupe de amiguinhos dos meninos almoçar aqui em casa. Desglamourizou. Outra entrada glamour que hoje é 'uó': melão com presunto (com o melão em bolinhas e o presunto cru em rolinhos) :-D

O que mais? Tem as sobremesas dos restaurantes, que vivem seus momentos de glória e depois caem no ostracismo: creme de papaya com cassis (éca!), petit gateau, creme brûlée.

Tem uma infinidade de comidas que se não saíram de moda então são definitivamente vintage*: salpicão de frango, arroz de forno, filé mignon ao molho madeira, o bom e velho pavê com bolacha champagne ou maria, manjar de coco com calda de ameixa preta... Alguém lembra mais?

* vintage (a melhor definição que achei foi tirada daqui): é uma palavra cuja origem ou significado em inglês vem de “vint” relativo a safra de uvas e “age” de idade. Utilizado para designar as melhores safras, o termo acabou por representar também o melhor de sua época. Convencionou-se chamar de vintage os produtos dos anos 50, 60 e 70 que viraram uma referência no seu tempo, tais como: carros, relógios, guitarras, móveis, roupas, etc.

8 comentários:

Nana disse...

Amiga, esse eu nunca comi hahahaha
Estou rindo muito aqui com o vídeo, sabe que eu sou fã de comida vintage, é xisqueee, vamos regastar isso?!
Bjss

Flavia Pantoja disse...

Lá em casa os canapes eram de espinafre com um pouquinho de queijo ralado por cima, levemente grelhados... Puxa, que viagem no tempo!!!Adorei !!

Laély disse...

Ai,"qui diliça"!
Pode até ser brega, hoje em dia, mas que essas comidinhs todas ainda são gostosas, ah,isso são!
Lembro que a minha mãe costumava fazer uma torradinha, que ela chamava de pizza de preguiçosa: cobria bolachas cream craker com tomate picado, mussarela e orégano e levava ao forno. Uhm!...Era taão bom, naquele tempo! Não sei se hoje, teria o mesmo sabor. Como bem descreveu, são comidinhas que têm gosto de uma época da nossa infância, assim como: paçoca, pipoca doce, cigarrinhos de chocolate...Viajei no tempo!
(Os seus canapés são muito apetitosos!)

Verena disse...

Lu, minha mãe fazia um mexido de ovos com espinafre e colocava sobre torradas para servir com sopa. Não eram canapés mas poderiam ser...
Também vi esse quadro da Regina...estrogonofe era o must, lembra?
Um beijo! Ótimo final de semana!

Gina disse...

Lu, ando pensando seriamente em publicar algo vintage há tempos. Aliás, não sei o que estou esperando...
Não me agrada nem um pouco essa ideia de que aquele prato que você adorava, deixe de fazer porque saiu de moda. Meu paladar é aberto à novas tendências, mas nem pensar em deixar de lado o que me dá prazer e traz boas recordações!
Bjs.

AndreaDomingas disse...

Adoro coisas "vintage" e comida, nem se fala! Já publiquei até algumas! Esses canapés de espinafre nunca comi, mas vintage ou não, parecem deliciosos! O que era chic nas festas da famlia era ovo de codorna servido com molho rosé! Ah, e o Pavè com bolachas Maria é uma especialidade de uma de minhas tias! Tempo bom!
Bjs

Eduardo Luz disse...

Muito bom o post e melhor ainda a explicação sobre o vintage!
Rosmarino também é cultura!
Abs

Luciana B. disse...

Nana, Laély, Gina e Andrea, vamos resgatar as comidas vintage sim!!

Flávia e Verena,tô vendo que variações das torradinhas com espinafre apareciam em outras casas também :-) Mas é uma combinação divina esta de espinafre com ovo...

Edu, obrigada :-)