sexta-feira, 3 de abril de 2009

Mude! Coma algo diferente...

Por Luciana Betenson

Um texto muito interessante veio por email há algumas semanas. Abaixo publico apenas um trecho do texto original. Se você é daqueles que fazem leitura dinâmica ou, em outras palavras, tem preguiça de ler textos longos :), pouparei seu trabalho com um pequeno resumo da idéia geral que o texto quer passar. Vamos lá!

Nosso cérebro é programado para funcionar da forma mais eficiente possível. Assim, evita fazer duas ou mais vezes o mesmo trabalho. Ou seja, para exercitar de fato o cérebro precisamos MUDAR, SEMPRE. Tirar o cérebro do ‘piloto automático’! No final do texto há exemplos de como fazer isto.

Fizemos isto em casa esta semana com o trivial. Olhe a imagem abaixo e diga: o que está diferente/estranho/’errado’ com este prato?




Quem percebeu que as cores tradicionais do arroz e do feijão estão trocadas, parabéns pela perspicácia! Para os demais, olhe mais atentamente:



Conheci o arroz preto através da Dri, minha sócia de blog. Este arroz, novidade nos mercados, é muito mais nutritivo do que o arroz normal e muito saboroso. O arroz preto tem 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra, tem menos gordura e menor valor calórico que o arroz integral! (http://www.arrozpreto.com.br/historico.asp).



Segue o texto original que inspirou este post:

Nosso cérebro é extremamente otimizado.

Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.

Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.

Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.

Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto,
quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo.

É quando você se sente mais vivo.

Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e 'apagando' as experiências duplicadas.

Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.

Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo.

Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.

Como acontece?

Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa , no lugar de repetir realmente a experiência).

Em outras palavras, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa... São apagados de sua noção de passagem do tempo...

Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.

Conforme envelhecemos, as coisas começam a se repetir -as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações... enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.

Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.

Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a... ROTINA.

Não me entenda mal.

A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.

Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque).

Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos.

Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.

Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia).

Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.

Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.

Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.

Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes.

Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes.

Seja diferente.

Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos..... em outras palavras...... V-I-V-A. !!!

Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.

E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí.

Cerque-se de amigos. Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comida s diferentes.

Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é?

Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida.

A respeito deste assunto, leiam também o que diz a Valentina do Trem Bom neste post: “Lance um desafio a você mesma, todo mês, coma algo novo”.

8 comentários:

* Jo * disse...

vi esse arroz no mercado de SP (quando ainda estava no Brasil), mas entre ver uma coisa e outra, me fui sem comprá-lo...
até hoje, nunca experimentei!

quem sabe agora, com o seu incentivo!?

beijos!

Nana disse...

Oi amiga, mas no final das contas é tudo preto no branco né rs
Bjss e bom final de semana para ti.

ameixa seca disse...

Concordo em absoluto, precisamos estar constantemente motivados e, para isso, é necessário quebrar a rotina. Eu tenho tentado experimentar sempre algum ingredientes diferente que ainda não tenha provado! É enriquecedor. Adorei esse arroz negro, ainda não vi por cá à venda!

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá!

Adorei este seu post! Achei super interessante e motivante!:)
...não fazia a menor ideia do porquê dessa sensação cada vez mais rápida da passagem do tempo e agora tenho uma resposta!...faz todo o sentido...
Não há nada como experimentar coisas novas!:)

bejinhO!

Claudia Lima disse...

Adoro tipos diferentes de arroz, ainda mais se são integrais. Feijão branco é mais gostoso que o preto, não pesa tanto.
Sair da rotina sempre é bom!
Bjs :)

Téia disse...

Lu, faço das suas as minhas palavras. Mudar é sempre bom, e este arroz negro é maravilhoso já comi, e o feijão branco não é tão utilizado como deveria aqui no Brasil,o que é uma pena, pois adoro. Lindo post. BJKA, querida.

Gina disse...

Luciana, gostei do texto e também sou a favor de mudanças. Sou expert nisso... rsrs! Já mudei de residência 12 vezes. Falando sério, adoro novidades, desde provar coisas diferentes, visitar lugares interessantes, ir a festas culturais... e por aí a fora. Bom demais!
Mas não provei esse arroz negro ainda.
Beijos

Susi disse...

Poxa que achado o seu blog, amei!!!
Serei assidua de hj em diante.
Alias gostaria de te add ,pois tbem virei uma blogueira so penso nisso.
qdo quiser me visitar, por favor.
www.sooqueeugosto.blogspot.com