sexta-feira, 10 de abril de 2009

Filé mignon suíno a caçarola

Por Adriana Haddad


Eu sempre tive um certo tabu com suínos, acho que muito pela minha influência "hippie-natureba-rebelde" dos anos 70 (acabei de contar que sou velha, pronto!!!). Porém, ultimamente tenho me interessado por eles, já que eles têm menos hormônios que os outros "bichos", vai saber se é verdade...

Experimentei um filé mignon suíno feito com gengibre, damascos e um molho de laranja realmente maravilhoso, depois fiz o teste em casa sem receita e deu muito certo. Mas hoje eu fiz um almoço para um cliente muito especial e, como não podia haver a mínima chance de errar, preparei o filé suíno de um modo super tradicional, com vinho branco e batatas. A carne realmente faz toda a diferença – para os que conhecem, me entendem; para os que não conhecem só digo que é uma carne sem nenhuma gordura e macia, completamente diferente do lombo e eu realmente recomendo!

Filé mignon suíno a caçarola

1 peça de filé mignon suíno (mais ou menos 800g)
2 folhas de louro
1 limão
2 dentes de alho
2 cebolas roxas
1 copo de vinho branco seco
Sal e pimenta a gosto
4 batatas

Tempere na véspera o filé com alho, limão e vinho e deixe em uma vasilha coberta na geladeira. Retire a carne do tempero e doure em uma panela de pressão por uns 10 minutos (doure muitoooo, deixe a panela PRETA). Coloque as cebolas cortadas em pedacinhos pequenos e refogue por mais uns 5 minutos. Adicione o tempero (vinho, alho e limão) e o sal, a pimenta e o louro, coloque um pouco de água e tampe a panela. Deixe por mais ou menos 25 minutos ou até que fique bem molinha. Por último,quando a carne estiver pronta, retire-a da panela e coloque lá as batatas descascadas e cortadas em pedaços e deixe-as cozinhando no molho. Corte a peça em fatias finas (de 1 cm) e arrume em uma travessa com as batatas e o molho. Eu servi com arroz integral incrementado com alho poró, curcuma e alguns pedaços de maçã verde.

5 comentários:

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Luciana!!!

Eu adoro carne de porco...um bom "solomillo" é algo a que não posso resistir!:)

Adorei esse filé mignon! Deve ficar óptimo!

ameixa seca disse...

Deve ficar uma delícia! O aspecto é bom :)

Téia disse...

Lu querida, já eu sou louca por porco e filé mais ainda. Ficou lindão. UMA LINDA PÁSCOA PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA.

Gina disse...

Também tenho uma cisma com carne de porco, mas acho uma delícia!
Beijos.

dri haddad disse...

queridissimas meninas...é realmente muito bom!!!tipo tradicional sem erro...agrada a todos
um beijão
DRI