Por Luciana Betenson
Ô Trem Bom este!!... :) Vocês entenderam né? É, esta salada feita pela Valentina do blog Trem Bom tinha me deixado com água na boca há tempos e resolvi testá-la. Aliás, foi a oportunidade para finalmente arrumar minha coleção de temperos e especiarias. Fui ao Mercado Central de Ribeirão Preto e comprei mais temperinhos que ia usar na salada e uns 15 potinhos de vidro de 50 g, coloquei neles meus temperos, etiquetei e tudo. Ficou bem legal.
Mas voltemos à salada. As medidas da Valentina foram ótimas. Deu super certo. Fiz com a abóbora cabotchá, que é a minha preferida. De fato a textura dela assada é melhor do que dela cozida ou refogada. Esta abóbora assada no forno é muito versátil, serve para outros pratos também. Você pode acrescentá-la a um frango assado, a um cozido, como acompanhamento de pratos quentes. Fica divina! Coloquei mais folhas e usei rúcula e alface que é o que gostam aqui em casa. O Mike deu nota 8 para a salada e até o Theo comeu um pouquinho :) Ah! O molho fiz diferente. Os meninos colocaram só azeite, um montão, como eles gostam. Eu coloquei um pingo de azeite e mais um aceto balsâmico aromatizado com figo que comprei na Casa Affonso em Ribeirão Preto, mas que é daquela famosa loja só de azeites lá nos Jardins em SP. Ficou uma maravilha, combinou muito bem.
Salada de abóbora, azeitona e queijo feta
3 col (sopa) de azeite
½ col (chá) de cominho moído
½ col (chá) de pimenta-de-caiena em pó
½ col (chá) de sal
pimenta-do-reino moída na hora
800 g de abóbora cortada em cubinhos
½ maço de rúcula ou alface
150 g de queijo feta picado ou esfarelado
12 azeitonas pretas
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
1 colher (sopa) de aceto balsâmico aromatizado com figo
Pré-aqueça o forno a 220º C. Coloque o azeite de oliva, o cominho, a pimenta-de-Caiena, o sal e a pimenta-do-reino numa tigela e dê uma boa misturada. Jogue os pedaços de abóbora dentro e misture tudo com as mãos mesmo. Transfira a abóbora para uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos. Fique de olho, pois dependendo do tamanho dos seus cubos este tempo pode variar. Eu deixei 40 minutos. Quando ficar pronto retire e deixe esfriar. Enquanto a abóbora assa, lave a rúcula e a alface, deixe escorrer e coloque-a numa saladeira. Por cima ponha os pedaços de abóbora assados, as azeitonas, o queijo e o molho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Tudo ingredientes que eu adoro e fica super colorida :)
a salada é muito apetitosa, o visual é ótimo tb!
este aceto... fiquei com vontade de experimentar! :DD
Beijinhos
Lu, amo esta salada. adoro abóbora assada. sabe que nao sei qual é esta abobora. vou atra's dela quando estiver na casa da minha mae em abril. tenho comiddo tao mal, trabalho longos dias, chegando em casa as 10 da noite..cansada..e dai so turmo.pessimo.teu post me inspirou.bjocas e bom sabado.
Mas que salada tão original!
Achei super diferente por levar a abóbora....nunca comi nenhuma salada com abóbora!
Gosto da combinação dos ingredientes!...deve ficar super boa essa salada!
Nossa nunca pensei fazer salada com abóbora, uma idéia a ser experimentada.
As forminhas de Madeleines eu comprei na Barra Doce pela internet.
Bjs!
Ameixa, Laurinha e Leonor, obrigada! Valentina, seus posts me inspiram muito, sempre, sou fã :) Acho que você vai gostar muito da abóbora japonesa (cabochá)! Lu, obrigada pela dica das forminhas...
Que salada bonita, tentadora... Sou louca por saladas, sempre invento uma,rs... Adorei esse blog, voltarei sempre.
Bjs
LUUUUU, que maravilha esta salada, linda. Com vocês duas no comando da cozinha, rá, só podia ser sucesso. Bj grande queridona.
Postar um comentário