Este penne al salmone foi o primeiro prato que eu fiz para o meu marido, na época meu namorado. Ele gostou tanto que até hoje diz que é seu prato predileto! E foi este prato que ele escolheu para o seu jantar de 40 anos de vida. No menu, uma entrada de crostini al funghi, uma salada verde e de sobremesa um gateau de chocolate que aprendi na aula de culinária da Dri, minha sócia de blog.
Os crostini foram feitos com fatias finas de pão italiano levemente tostadas no forno, cobertas com uma mistura de funghi secchi salteados na manteiga e no azeite com alho e salsinha. Fiz assim: piquei os funghi secchi e hidratei-os por uma hora. Escorri-os. Em uma frigideira, dourei o alho na manteiga com azeite e joguei os funghi. Salteei um pouco e deixei cozinhar alguns minutos até amolecer, em panela tampada para não secar muito. No fim, desliguei o fogo e acrescentei a salsinha bem picadinha. Cobri as torradinhas com a mistura e servi quentes.
Penne al salmone
250 g de penne
1 pacote de salmão defumado congelado
1 cebola média picada
3 col (sopa) de manteiga com sal
1 taça de sherry ou conhaque
1 col (sopa) de catchup
2 col (sopa) de extrato de tomate
½ xíc. chá de creme de leite fresco
sal a gosto
Colocar o macarrão para cozinhar. Enquanto isto, numa panela grande, refogar a cebola na manteiga, juntar o salmão cortado em tiras ainda congelado, mexer um pouco, jogar o sherry e mexer até evaporar. Colocar o catchup e o molho de tomate e deixar apurar um pouco o molho. Desligar o fogo. Misturar o creme de leite. Quando o macarrão estiver pronto, jogar sobre o molho, misturar e servir. DICA: o segredo é não mexer muito, para as tiras de salmão não se quebrarem demais e virar uma ‘papa’.
Gateau de chocolate
Como o Mike não vive sem chocolate, este tinha mesmo que ser o bolo de aniversário dele. Este gateau é uma espécie de mousse de chocolate assado no forno, não leva farinha nenhuma e fica divino. Na hora, não achei minha forma menor de bolo então tive que fazer na maior e assim o bolo ficou um pouco mais 'baixinho' que o normal. Mas não alterou o resultado! Eu servi o bolo com amoras e sorvete de baunilha.
6 ovos em temperatura ambiente
pitada de sal
250 gr. de chocolate meio-amargo
150 gr. de açúcar
150 gr. de manteiga
Ligar o forno e deixar esquentar. Derreter em banho-maria o chocolate e manteiga juntos. Bater as claras em neve e reservar. Bater as gemas até ficarem bem branquinhas, acrescentar aos poucos o açúcar e depois a mistura de chocolate com manteiga já fria. Por fim acrescentar delicadamente as claras em neve, misturar bem devagar. Levar ao forno bem alto por 5 minutos e depois baixar para forno médio-baixo (165º) por mais 40 minutos. Servir quente com sorvete de creme.
9 comentários:
Que banquete... Vc fez tudo isso sozinha? Adorei tudo. Parabéns!!!
Bjs
Lu, então, quais as medidas da forma que você usou para o gateau? (E qual deveria ser?)
.... é que minhas lombrigas estão implorando pra rolar um bolinho lindo, formoso e delicioso como este para hj à noite...
Ah, e parabéns pro maridão!
E tb procê, pois o menu foi perfeito!
Beijinhos
Eu so nao entendi uma coisa Luciana: Alguem VIVE SEM chocolate???
:)
Bjs e bom final de semana !!
Que beleza! Esse marido não te pode deixar fugir he he Parabéns para ele e para ti pelas comidinhas deliciosas :)
Lu, eu amei isso!!
O meu será só o picnic mesmo amiga rs
Uma pena que tudo mudou de planos, mas quando vier para cá o almoço está de pé viu.
bjs
Lu, amei o GATEAU, vou ver se faço um dia desses!! BJSS Bel.
Lu, acabei de ver seu email, obrigada!!! Acabei não fazendo o bolo neste findoi, mas está anotadíssimo, obrigada!
Beijinhos
Eu amo esse bolo!! Finally achei LU, agora to feliz e.... com desejo rsrsrsr !bjsss
Eu amo esse bolo!! Finally achei LU, agora to feliz e.... com desejo rsrsrsr !bjsss
Postar um comentário