sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Gelatina de Frutas da Cris

Por Luciana Betenson


O mês de fevereiro devia ser declarado o Mês Internacional do Regime... É incrível a quantidade de pessoas que está fazendo regime nesta época :) Afora o modismo da magreza, acho que é um tempo de ressaca de pós-festas e pós-férias mesmo.

Enfim... como boa gordinha que se preze, sei como é difícil fazer regime. Há muitas armadilhas que atrapalham. A pior de longe para mim é sair da rotina. Em casa a coisa flui muito bem, faço dieta na boa e não tenho fome. Também não gosto de ‘porcarias’ tipo bolacha industrializada, bala, chiclete, frituras. Amo saladas e frutas. Mas quando chega a hora de jantar fora, de uma festa, de sair para um happy hour com as amigas, de uma boa taça de vinho tinto... não resisto.

Mas uma outra armadilha muito comum ao regime é o tédio e a falta de criatividade. Simplesmente não dá para encarar filé de peito de frango grelhado com salada toda noite!! E a vontade de comer ‘um docinho’?? Pois é, meninas, aqui temos uma solução perfeita para acabar com este tédio gastronômico e ainda por cima comer algo docinho e gostoso.

Esta Gelatina de Frutas da Cris do From Our Home to Yours foi uma das sobremesas de um desafio de saladas de frutas muito legal, promovido há um tempo pelo blog Rita Palita. Na hora em que eu vi a foto, fiquei pasma... que coisa linda!! Mas além de bonita de se ver, é deliciosa de se comer. Não dá para explicar como ela é fresquinha, saudável, docinha, geladinha e crocante. Só fazendo e comendo mesmo. A Cris diz para guardar na geladeira de volta o que sobrar.... se sobrar! Aqui em casa não sobrou NADA. Servimos de sobremesa no almoço e acabou ali mesmo! O mais legal é que os filhos comeram, repetiram e adoraram esta sobremesa cheia de vitaminas, fibras e outras coisas saudáveis :)

A receita original está aqui. Abaixo, explico detalhadamente como eu fiz. Se na primeira vez ela não ficar tão bonita, não se incomode, faça de novo, você pega a prática logo. E siga os “truques” que eu coloco abaixo.

Gelatina de Frutas da Cris

3 maçãs com casca fatiadas finamente
2 pêssegos com casca cortados em cubinhos
1 cacho de uvas sem caroço
1 manga Palmer descascada e cortada em cubinhos
1 pacote de gelatina (diet ou light) de tangerina

Prepare a gelatina conforme instruções do pacote, mas utilize 100 ml a menos de água fria (ex.: 250 ml de água quente + 150 ml de água fria). Deixe esfriar por 15 minutos na geladeira ou 5 minutos no freezer. Pegue uma forma de bolo inglês e molhe. Coloque um pouco da gelatina no fundo da forma e faça uma camada fina de maçãs. Coloque por cima uma camada de uvas. Preencha com gelatina até cobri-las. Coloque mais uma camada de maçãs. Coloque por cima os pêssegos em cubos e jogue mais gelatina. Faça mais uma camada de maçãs e por cima jogue os cubos de manga. Coloque mais gelatina e por fim mais uma camada de maçãs. Não esqueça de preencher as laterais da forma com maçãs se quiser dar o aspecto de “terrine” quando for desenformar. Leve à geladeira por no mínimo 6 horas antes de servir. Retire da geladeira e aguarde uns 10 minutos para desenformar. Corte com faca elétrica ou uma faca de serra. Sirva imediatamente para não correr o risco de desmoronar. Volte à geladeira se sobrar...


Vamos ao truques:

Outras frutas que usei e se prestam bem a esta gelatina são a pêra e a ameixa. Não dá para usar abacaxi fresco, só cozido.

Lembre-se que algumas frutas escurecem quando picadas, especialmente a maçã, a pêra e o pêssego. Assim, procure fatiar as maçãs na medida em que for usá-las ou coloque-as em uma bacia com água e sal ou com água e limão. Não esqueça de enxaguar e escorrer antes de usá-las!

As frutas absorvem um pouco da gelatina quando vão à geladeira. Assim, é importante não encher muito a forma e no final deixar uma camada relativamente ‘grossa’ de gelatina pura.

Use de preferência uma forma de plástico ou silicone. A de metal é mais difícil de desenformar.

O uso da faca elétrica é importante para dar um efeito bonito às fatias!

9 comentários:

dri haddad disse...

é obviooooooooooo que eu vou fazer né?
coisa mais linda luuuuuuuuuuuuu
parabéns!!!

Cininha disse...

Que linda e fresquinha que deve ser, gostei dessa ideia.
bjinhos

ameixa seca disse...

Eu não sou muito fã de gelatina mas esta tem bastante fruta, acho que eu ia gostar :) O aspecto fica lindissímo!

Leonor de Sousa Bastos disse...

Uauh!...mas que bom aspecto!

Essa gelatina de frutas ficou com um ar lindo, e se não sobrou nada, não restam muitas dúvidas quanto ao seu sucesso! :)

Super saudável e super linda!

Beijos

Carolina Andrade disse...

Ai Lu, nem me fale em dietas, le meu post de hoje no cerejets que vc vai entendermeu drama. rsrsrs. Mas essa receita veio a calhar muuuuito bem e já esta anotadíssima. Amiga, li seu post da salada da Wilma, fiquei tão feliz. Vc sabe que me formei lá né mas não conheci a Wilma, só a filha dela, a Betty que hoje é quem comanda lá. Ela era realmente demais, um grande exemplo. Receitas para todos os dias é um dos meus livros de cabeceira de fogão também. Um grande beijo Lu.

Laurinha disse...

Fica com um visual lindo!!!!!!!!

Beijinhos

Téia disse...

Amigaaaaaaa, que gelatina linda demais e ainda diet, ou seja, perfeita. Diferente e especial, também. Você sempre crativa. Bj grande.

Luciana B. disse...

O Dri, Alcina, Ameixinha, Leonor, Carol, Laurinha e Téia: meninas, o mérito é todo da Cris do From Our Home to Yours, que foi quem inventou esta delícia!! Beijos :)

Valeria disse...

HUmmm!Que tentação!!
Refrescante!!
Bjs